22 mar 2014 - 3:51
thumbnail 1 summary

Frutas permitidas e proibidas para cães

Descubra quais frutas podem ou não ser oferecidas ao seu cachorro

Escrito por George Augusto
Acadêmico de Medicina Veterinária

Ao contrário do que muitos tutores pensam, os cães domésticos podem comer frutas. Os cães são carnívoros por natureza, porém podem usufruir de uma boa fruta fresca. Como os cachorros, em certas ocasiões, não possuem uma seletividade tão aprofundada, podem ingerir sementes ou cascas (de algumas frutas), fazendo com que, em alguns casos, aconteça uma indigestão, consequentemente afetando sua saúde e o seu bem estar. É importante ressaltar, que não é indicado que os cães se alimentem somente de frutas, pois pode não suprir as exigências nutricionais do animal.

Não é todo tipo de fruta que seu animal pode consumir. Existem frutas que não são indicadas para os cães. Assim como nós, os animais podem apresentar alergias a certas frutas, mesmo tendo sido indicado o seu fornecimento. As frutas devem ser escolhidas conforme o estado de saúde de que seu animal goza no momento, pois existem algumas alterações no organismo, que o uso indiscriminado de algum tipo de nutriente pode agravar, piorando o quadro clínico. É importante que o médico veterinário seja consultado para uma dieta correta, de acordo com a saúde do animal.

A administração de frutas para a dieta de um animal é um assunto polêmico. É sempre indicado que os tutores levem seu cão para uma consulta com o médico veterinário de sua confiança. Não se deve administrar alimentos alternativos sem a consulta de um profissional. Um alimento tanto pode ser ótimo para o equilíbrio do organismo, quanto extremamente tóxico e maléfico para o animal. Não alimente o animal somente com frutas. É indicado que seja feito como complemento nutricional. Assim como alertado acima, existem animais que possuem problemas em sua saúde e não podem ingerir certos tipos de frutas. É importante que os cães passem por exames rotineiros numa clínica especializada. Uma dieta correta, aumenta significantemente a vida útil do animal. Consulte sempre um médico veterinário.

 

Frutas permitidas e proibidas para cães. Foto: Reprodução

Frutas permitidas e proibidas para cães. Foto: Portal do Dog

 

As frutas a seguir, são as principais que podem ser oferecidas para o animal, lembrando sempre que um médico veterinário deverá ser consultado antes.

– Banana: A banana deve ser servida sempre sem a sua casca e nunca em grandes quantidades. A banana é rica em potássio, vitaminas A e C e fibras. Excelente para uma boa manutenção do sistema imunológico.

– Caju: Rica em vitamina C e ferro, o caju é sempre bem vindo à alimentação do animal. É uma fruta que auxilia o sistema imunológico do animal. Alguns animais não aceitam bem o caju pelo seu gosto “travoso”, porém existem cães que adoram. Não deve ser entregue com a castanha.

– Caqui: O Caqui é uma fonte de vitamina C e E, sendo uma das mais ofertadas, por ter uma boa palatabilidade (por ser bastante doce). Além das suas vitaminas, ele tem fortes nutrientes, como: Carboidrato, fósforo, potássio, cálcio e fibras. Deve-se administrar em pouca quantidade.

– Maçã: Essa fruta é de alto valor nutritivo, porém não deve ser oferecido o seu talo, pois este libera ácido cianídrico. Ela é rica em vitaminas B, C e E, sendo uma boa escolha para complementar a nutrição diária do seu cão.

– Pêra: Ela é uma fruta bastante adocicada e de boa palatabilidade. Ela é rica em vitamina A e C, além de ser uma fonte bastante rica em complexo B. Não é indicado fornecer ao animal a fruta com o talo interno com as sementes.

– Manga: A manga não deve ser oferecida com casca e nem caroço, pois pode ocorrer um engasgamento. Ela é rica em fibras alimentares e vitamina C. É muito importante, quando há um desequilíbrio nutritivo, ofertar ao animal a manga.

– Kiwi: É uma fruta que contém vitamina C, sendo bastante indicada para ofertar ao cão. Além da vitamina C, ela é rica em fibras e magnésio. Alguns estudiosos afirmam que pode prevenir o câncer. Retirar a casca ao entregar ao cão.

– Goiaba: A goiaba é rica em vitaminas A, B e C. Ela pode ser fornecida com casca, pois ajuda no bom funcionamento do intestino. Além dessas vitaminas, ela também contém nutrientes muito importantes, como: ferro e fósforo. Ajuda a combater a diarréia e é fonte de carboidratos.

– Morango: É uma fonte de vitamina C, A e complexo B. O morango é uma das frutas mais eleitas pelos os cães. É sempre bom oferecer morango orgânico. O morango tem poucas calorias e melhora a função cerebral, afirmam especialistas. Pode ser administrado com a casca, porém em quantidade controlada.

 

As frutas que serão mostradas a seguir, não são indicadas para os cães consumirem.

– Laranja: Essa fruta pode ter um valor muito nutritivo para o cão, porém se ele tiver gastrite, pode fazer muito mal pela sua acidez. Ela não pode ser fornecida com casca, pois  pode “queimar” a boca do animal. Muitos médicos veterinários não indicam o consumo da laranja, pois muitos tutores não sabem se o animal tem ou não gastrite, podendo levar a piora do quadro. Ela é rica em vitamina C.

Abacaxi: O abacaxi é rico em vitamina C e B6, além de tiamina, ferro e magnésio. Não é muito indicada pela sua acidez, porém existem tutores que ofertam. Ela não pode ser ofertada com a casca, pois poderá “atacar” o sistema gastrintestinal do animal.

Uva: A uva é rica em vitamina C e complexo B. Ela não é indicada para ser ofertada para os cães. Há relatos de que cães consumiram uvas e chegaram a óbito. Estudiosos afirmam, que a uva causa lesões renais graves nos cães.

Abacate: O abacate é rico em vitamina A, B1, B2, E e K. Não é uma fruta indicada por muitos médicos veterinários, pois ela possui uma substância tóxica para os cães, chamada Persina. O abacate também pode causar problemas no sistema gastrintestinal do cão.

Carambola: A carambola é rica em vitamina A, C e complexo B. Ela não é indicada para a alimentação do Pet, pois contém uma toxina natural que não é filtrada pelo do rim do animal que é portador de insuficiência renal. Os médicos veterinários não indicam, pois em dúvida se o animal é ou não nefropata (portador de doença renal), não é indicado administrar.

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: [email protected]

 


  • Compartilhe


  • Receba as notícias do
    Portal do Dog no seu email!
    É gratuito!

    Deixe seu comentário
    • Rafael Alberti

      Meu cão adora Tomates.. alguma contra indicação? não podemos nem deixar em lugares baixos ou expostos que ele devora!

      • Evelin Oliveira

        Minha veterinária falou que todo tipo de alimento ácido faz mal pros dogs, os meus tbm pegavam todos os tomates da fruteira kkk, mas depois que ela falou pra evitar pois faz mal eu nao dei mais.

    • Anelize Machado

      Meu American Stafforshire adora jabuticabas, ele chega a ir no pé, apanha a jabuticaba sozinho pra comer… tem algum problema?

    • Maysa

      Meu pet ama queijos! Tem alguma contra-indicação??

      • Desconhecido

        Nunca de queijo para seu cão, pode gerar muitos problemas, e até levar o animal a óbito!

        “O problema principal destes alimentos é um desarranjo gastrointestinal e, em alguns casos pode culminar em uma pancreatite. Pode ser fatal em alguns animais e é quase sempre causado por comidas muito gordurosas como queijos, gordura animal, creme de leite etc.”

    • Elaine Socha

      E o mamão, pode?!

      • Maria

        Sim.Não sou medica VET mais o mamão é indicado para os cães.Tanto que minha lhasa apso tinha um probleminha de digeriar as fezes e o VET mandou da mamão pois é rico em vitaminas

        • Geisiane Oliveira

          Maria… A minha lhasa tem dois meses. Também tem problema em digerir as vezes. Você deu mamão ? E resolveu ? Agradeço e agurdo sua resposta

      • Luci Moskas

        Pode sim!!! Mamão é otimo,só que ñ pode dar demais,do mesmo jeito que ocorre conosco, solta o intestino!

    • Paulo Cesar

      Meus labradores gostam muito de melancia. No verão eu compro melancia, coloco durante 1 hora na geladeira, corto em grandes pedaços e sirvo sem a casca, eles devoram tudo, inclusive as sementes. Nunca tiveram problemas com isso.

    • Karla Bastos

      OS MEUS ADORAM MANGA,MELANCIA E MAÇA E AGORA DESCOBRI QUE GOSTAM DE BERINJELA TAMBEM KKKKKKK

    • Adriana De Sousa Santos

      Meu poodle adora goiaba kkkkk eu dei pra ele mas fiquei com um certo receio

    • Adriana

      A minha come michirica pode?

    • Sara

      Eu dava laranja pro meu cão.Ainda bem que ele nunca comia

    • Jarbas Rigotto

      Bah, mas falta muita fruta aí… mamão, melão… meu SRD come… e aí? Já li abaixo algumas respostas. Muito incompleta a matéria.

    • jeane alves

      eu tenho um shih tzu,eu dou melancia,macã,banana,ele adora e nunca apresentou nenhum problema, tem algum tipo de problema ele comer essas frutas?

      • Davi Oliveira

        Melancia sem caroço em pequenas quantidades, pode. Maçã e banana está na matéria, dê uma lida…

    • Davi Oliveira

      O minha cadela adora goiaba, aqui em casa tem um pé e ela se esbalda comendo. Bom saber que não fazem mal! :)

    • Hudson Akira Hirata

      Em minha casa tem um pé de jaboticaba e o meu filhote de Doberman com 4 meses, come tudo o que está ao alcance dele, será que tem algum problema?

    • Cristina

      Olá, adotei uma cachorrinha RI de porte pequeno e como sou mãe e primeira viajem não sei a quantidade de ração que Obrigada
      devo dar por dia. Quanto de frutas e legumes?? Obrigada

    • Diego Fernandes

      Carambola é tão ruim que deveria ser proibida para humanos também.

    • Daniele Bragion

      O meu filhote de 5 meses come de tudo: frutas, verduras e legumes. Um dos favoritos é lichia, tem algum problema dar lichia pro meu bebê?

    • Nadir Melo

      O meu gosta de melancia e dou também ricota com biscoito integral que ele adora

    • Mary

      Ola tenhu um shiht zu e ele tem problema renal… sera q posso dar fruta a ele? Pq ele so come a ração renal agora…antes comia fruta…

    • jane

      eu sempre soube que cães não podiam comer batata, agora vi aqui que pode, não entendi…

    • talys

      meu dog adora melancia e cenoura , elas podem fazer para ele ?

    • Marilene Pereira

      Penso o mesmo!!!! adotei 2 vira latas e são demais!!!!! não tem problemas nenhum e nem frescuras,kkkkkkk.São apaixonantes e lindos, bem cuidados, com vacinas em dia, vermífugo também. Ficam tão lindos que parecem cães de raça!!!!!

    • Artur Freitas

      ih rapaz eu tava comendo um cacho de uva umas 2 cairam no chao uma eu joguei fora a outra o meu cão comeu apesar dele morder e largar no final ele acabou comendo eu acho q o gosto acido nao agradou mt.

    • Tullio Belo

      Como é bom ter pit bull red nose, a mesma coisa… Digestão de tubarão.

    • Fernanda Vaz

      E melancia? Meus cachorros adoram melancia, e nunca tiveram problema…