Por que meu cachorro se lambe, morde ou coça compulsivamente?

Descubra as possíveis causas do comportamento e o que fazer nessas situações

por Samantha Kelly — publicado 2 fev 2014 - 4:07

O que fazer quando seu cão está se mordendo, lambendo ou coçando compulsivamente? Foto: Reprodução

O que fazer quando seu cão está se mordendo, lambendo ou coçando compulsivamente? Foto: Reprodução

Muitos tutores já devem ter presenciado seus cachorros passando diversos minutos lambendo a pata, coçando a orelha compulsivamente ou mordendo uma parte específica do corpo.

Saiba que esses comportamentos são muito comuns de acontecer em cães e as causas são variadas.

Além de ser desconfortável para o cão, a persistência do comportamento também pode representar um perigo a saúde do animal, principalmente nos casos mais graves e persistentes.

Descubra quais podem ser as possíveis causas desses comportamentos e o que fazer se o seu cão apresentar um deles.

 

Possíveis causas

 

Alergias: O seu cão pode ter desenvolvido uma irritação na pele ou uma dermatite ao entrar em contato com uma substância específica. A alergia pode ser um resultado de uma comida ou ambiental.

Tédio e/ou ansiedade: Do tédio e ansiedade o cão pode desenvolver um transtorno compulsivo obsessivo que se manifesta através de mordidas e lambidas incessantes.

Pele seca: A mudança no clima ou deficiência em ácidos graxos na alimentação do animal (que auxiliam na proteção e hidratação da pele) pode deixar o cão com pele seca. O animal pode responder ao desconforto coçando o local.

Desequilíbrios hormonais: Em casos de desequilíbrio nos hormônios produzidos pela tireóide ou excesso de cortisol, o corpo pode reagir com infecções de pele superficiais, causando coceira.

Dor: Excessiva coceira, lambidas ou mordidas pode significar que o cão está com dor em determinado local do corpo. Verifique o local que o cachorro está focando para checar se não há algo errado. É comum, por exemplo, que espinhos se prendam entre os dedos, e as mordidas na verdade sejam uma forma do animal de remover o objeto. Mordidas e lambidas compulsivas na pata também podem indicar possíveis problemas ortopédicos.

Parasitas: Uma das causas mais comuns para mordidas e lambidas excessivas pode sim vir da presença de parasitas, como ácaros, pulgas e carrapatos. Mesmo que você não possa ver a olho nu, como no caso dos ácaros, ou as pulgas que muitas vezes passam despercebidas, não significa que este não seja um caso de infestação.

 

O que fazer com as incansáveis mordidas, lambidas e coceiras do meu cão?

 

– Como visto acima, há diversos motivos para o cão morder, lamber ou coçar incessantemente um local no corpo. Primeiro é importante determinar o que pode ser a causa do comportamento para então partir para um tratamento;

– Primeiro cheque em busca de sinais de ferimento ou então se há algum tipo de infecção. Nesse caso é bom que o veterinário analise e então trate a área;

– Se encontrar um objeto embutido no pata do cão, remova-o e então passe antisséptico no local;

– Mantenha a alimentação do seu cão equilibrada e garanta que ele esteja recebendo todos os nutrientes necessários;

– Evite colocar químicos nas áreas que seu cão tem acesso;

– Todos os produtos usados no cachorro (ex. shampoos, perfumes, condicionadores) devem ser de uso aprovado por veterinários. Não utilize produtos para humanos no seu cão;

– Se o cão estiver frustrado ou entediado, garanta que ele esteja ganhando a atenção que precisa e praticando exercícios suficientes. Ao observar que o cachorro está mordendo repetidamente uma área, redirecione a atenção do animal com um brinquedo. O auxílio de comportamentalistas e adestradores pode ser uma boa ideia para lidar com a situação;

– Se houver a presença de parasitas, consulte o veterinário para descobrir que o melhor remédio para o problema.

– Se não houver nenhuma causa aparente e mesmo assim seu cão estiver continuando o comportamento, o melhor a se fazer é levar ao médico veterinário.

 

Referências: Petadviser e Webmd

 

 

Tosadora abre sua loja na madrugada para ajudar um cachorro encontrado em péssimas condições

por Andrezza Oestreicher — publicado 21 out 2017 - 18:33

Cachorros abandonados podem chegar a um estado terrível por conta da falta de cuidados. Isso fica ainda pior no caso dos animais peludos, pois os pelos vão crescendo, se emaranhando, e isso pode trazer graves consequências para os cães.

Na Flórida, nos Estados Unidos, um casal passeando de carro viu um cachorrinho na rua. Ao chegar mais de perto eles puderam perceber que o animal não estava perdido. Pela situação de negligência que o cão estava,

 » Read more about: Tosadora abre sua loja na madrugada para ajudar um cachorro encontrado em péssimas condições  »

Cachorro faz xixi em homem na rua e acaba ganhando um lar

por Andrezza Oestreicher — publicado 21 out 2017 - 9:38

Este mês, um vídeo bastante engraçado com um cachorro fez muito sucesso nas redes sociais. As cenas mostram um homem sentado no chão tranquilamente mexendo no celular, até que um cachorro chega, cheira o homem e faz xixi nas costas dele. Ao sentir o xixi, o homem toma um susto e se levanta rapidamente pegando na blusa e dá um chute no ar, em direção ao cachorro.

Algumas pessoas criticaram bastante o homem, que se chama Heinze Sánchez e tem 27 anos,

 » Read more about: Cachorro faz xixi em homem na rua e acaba ganhando um lar  »

Cães encontrados em uma situação terrível juntos esperam ser adotados por uma mesma família

por Andrezza Oestreicher — publicado 20 out 2017 - 9:36

Os cachorros Jefe e Jericho foram encontrados juntos em uma situação de negligência terrível. Desde o primeiro momento, os membros da equipe da Arizona Humane Society, organização de proteção animal que resgatou a dupla, perceberam que os cães, apesar de diferentes, eram grandes amigos e companheiros.

Os dois cachorros, um Chihuahua de 2 anos chamado Jefe bem extrovertido e um belíssimo Pastor Alemão de três anos de idade chamado Jericho, estavam no quintal de uma casa nos Estados Unidos,

 » Read more about: Cães encontrados em uma situação terrível juntos esperam ser adotados por uma mesma família  »

deixe seu comentário:
Siga o Portal do Dog
Últimas notícias

Tosadora abre sua loja na madrugada para ajudar um cachorro encontrado em péssimas condições

por Andrezza Oestreicher — publicado 21 out 2017 - 18:33

Cachorros abandonados podem chegar a um estado terrível por conta da falta de cuidados. Isso fica ainda pior no caso dos animais peludos, pois os pelos vão crescendo, se emaranhando, e isso pode trazer graves consequências para os cães.

Na Flórida, nos Estados Unidos, um casal passeando de carro viu um cachorrinho na rua. Ao chegar mais de perto eles puderam perceber que o animal não estava perdido. Pela situação de negligência que o cão estava, ele havia sido abandonado e não recebia cuidados há algum tempo.

O animal foi encontrado em uma situação de total abandono. (Foto: Reprodução / Bored Panda / Facebook BGE Grooming)

Seus pelos estavam enormes e tão cheios de nós que o cão quase não conseguia andar.

O casal, que não podia ficar com o cão durante a noite, fez um apelo nas redes sociais pedindo socorro para que alguém ajudasse o cachorro. Foi aí que apareceu Kari Falla, que é tosadora de cachorro.

Kari percebeu que o cão em questão precisava urgentemente de cuidados e então abriu seu “salão” meia-noite para dar o tratamento que o pobre cachorro tanto precisava.

Cão tomou banho e recebeu uma bela tosa nos pelos. (Foto: Reprodução / Bored Panda / Facebook BGE Grooming)

“Eu sabia que era ruim, mas nada me preparava para o que vi”, disse Kari, que trabalhou incansavelmente até 3 horas da manhã para deixar o cãozinho limpo e livre daquele peso de pelos que ele estava carregando.

Após dar banho e tosar o cachorro, Kari o levou ao veterinário. O cão, que agora se chama Lucky, foi encontrado cego e surdo, mas agora está se recuperando em um lar temporário. Quando estiver 100% pronto, o animal será colocado para adoção.

Após se livrar do peso de pelos que carregava, o cão também recebeu cuidados médicos. (Foto: Reprodução / Bored Panda / Facebook BGE Grooming)

Fonte: Bored Panda

Cachorro faz xixi em homem na rua e acaba ganhando um lar

por Andrezza Oestreicher — publicado 21 out 2017 - 9:38

Este mês, um vídeo bastante engraçado com um cachorro fez muito sucesso nas redes sociais. As cenas mostram um homem sentado no chão tranquilamente mexendo no celular, até que um cachorro chega, cheira o homem e faz xixi nas costas dele. Ao sentir o xixi, o homem toma um susto e se levanta rapidamente pegando na blusa e dá um chute no ar, em direção ao cachorro.

Algumas pessoas criticaram bastante o homem, que se chama Heinze Sánchez e tem 27 anos, pela tentativa de agressão após o xixi. Porém, além de não ter agredido o cão, o homem acabou adotando o cachorro que fez xixi nele.

O cachorro foi até o homem discretamente e fez xixi nas costas dele. (Foto: Reprodução / Vídeo / Extra)

“Eu estava mexendo no celular. Ia responder uma mensagem e estava concentrado sentado no chão. Nem o vi chegar. Ele se aproximou devagar e eu só senti aquele negócio quente e tomei um susto. Quando olhei, vi que ele tinha feito xixi. Fiquei indignado com aquilo”, contou o homem.

“Muita gente me criticou por ter chutado ele. Mas não pegou não. Eu retraí a perna na hora. Foi uma reação do momento e não tive a intenção de machucá-lo. Ainda chegou outro cachorrinho perto e eu falei ‘viu o que o teu amigo fez comigo?’”, explicou Heinze.

Apesar de não ter agredido o cão de fato, o homem ficou com peso na consciência por ter brigado com o animal. Então, ele decidiu ir atrás do cachorro na rua onde tudo tinha acontecido.

O cãozinho agora tem um lar e um papai humano que está lhe dado muito carinho. (Foto: Reprodução / Facebook Heinze Sánchez)

“Quando o encontrei, chamei e ele veio abanando o rabo. Estava começando a chover. Fiquei brincando um tempo com ele e depois resolvi levá-lo para casa. Ele se aproximou de mim. É muito dócil, fica grudado, chora quando saio de casa. Faz algumas bagunças na casa do vizinho, mas é um bom cachorro”, contou Heinze agora bem feliz.

O homem escolheu um nome bem especial para o seu cãozinho, Enzo. “Dei esse nome porque sempre falava que quando eu tivesse um filho, se chamaria Enzo. Agora está comigo, alimentado e limpinho”, contou o novo tutor, que já publicou muitas fotos do novo membro da família nas suas redes sociais.

Fonte: Extra