Pseudociese em cadelas (gravidez psicológica)

Fenômeno ocorre normalmente depois da fase do cio da cadela, mesmo sem ela ter tido contato com um macho

por George Augusto — publicado 17 fev 2014 - 21:48

A pseudociese, ou popularmente chamada de falsa gestação, é o quando uma fêmea, de qualquer espécie, tem uma gravidez inexistente, porém, com sintomas de uma prenhez. Esse fenômeno ocorre normalmente depois da fase do cio da cadela, onde começam a aparecer sintomas de gestação, mesmo a fêmea não tendo tido contato com nenhum macho. Essa condição não é relacionada com idade, raça ou tamanho do animal.

Para melhor entendermos a fase reprodutiva da cadela, devemos ter conhecimento de que a mesma se divide em proestro, estro, metaestro e anestro. Esse fenômeno é conhecido como fases do ciclo estral.

 

Pseudociese em cadelas. Foto: Reprodução

Pseudociese em cadelas. Foto: Reprodução

Proestro: É a fase que a cadela começa a apresentar uma secreção sanguinolenta pela vulva. A vulva da fêmea fica bastante edemaciada para atrair os machos que estão perto, contudo se um macho quiser copular, ela não o permite. Esse evento é conhecido como cio, e cada cadela tem um tempo de duração.

Estro: É na fase do estro que a cadela aceita o macho para copular, sem nenhum impedimento. É nessa fase também que ocorre a ovulação da cadela, permitindo assim, a fertilização. Essa fase  permanece em média durante 4 à 6 dias.

Metaestro: É a fase da gestação propriamente dita. Tudo é comandado pela glândula hipofisária que secreta hormônios para a manutenção da gestação.

Anestro: É o momento em que os órgãos sexuais estão se recuperando para uma outra possível prenhez (se não fecundada). A cadela cicla de 6 em 6 meses.

Segundo os pesquisadores, a principal causa do aparecimento da  pseudociese é porque ocorre o aumento da concentração plasmática de prolactina, levando a uma produção de leite. Outro fator também contribuinte é a manutenção do corpo lúteo (produção de progesterona), que, não sendo destruído como normalmente acontece,  irá secretar o hormônio, assim mantendo a gravidez falsa.

Os sinais clínicos de uma pseudociese são iguais ao de uma gravidez normal. Ocorrem os seguintes sintomas:

Aparecimento de um corrimento vaginal em média 1 mês após a cópula; dilatação do abdômen da cadela; os mamilos tornam-se maiores, havendo ou não leite; ocorre a preparação do ninho;  demonstra agressividade; a cadela lambe a região do abdomem; a cadela pode adotar filhotes de outra ninhada; e em alguns casos apresenta fome excessiva.

O diagnóstico mais  preciso para descobrir se é ou não uma pseudogestação é o exame de ultra-som, onde um médico veterinário irá fazer um exame minucioso no animal. Além da utilização do aparelho de ultra-som é indicado que haja uma anamnese, levantando-se  o histórico do animal, para verificação de alguns fatores de relevância, como: se é castrada ou não, se vive com machos e se é a primeira vez que está ocorrendo esse fenômeno.

O tratamento é de acordo com cada animal. Um médico veterinário deverá avaliar o caso detalhadamente e de forma particular, podendo ele ser resolvido apenas com terapia medicamentosa ou, em casos mais graves, com uma intervenção cirúrgica, fazendo a castração da fêmea. A cadela apresentando a sintomatologia de gestação, sendo ela falsa ou não, deverá ter sempre o acompanhamento de um profissional habilitado.

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: [email protected]

Homem constrói cadeiras de rodas para cães com tubos de água de plástico

por Andrezza Oestreicher — publicado 25 jul 2017 - 18:18

Para os animais com deficiência física, a adoção é bem mais difícil de acontecer do que para os outros cachorros. Famílias chegam a abandonar seus cães depois que eles passam a ter esse tipo de problema, e algumas vezes o maio empecilho é a dificuldade e os custos para se obter uma cadeira de rodas para cachorro.

Em um abrigo de animais localizado em Tainan, cidade de Taiwan, os cães deficientes estão recebendo a ajuda de um amante de pets que passou a construir,

 » Read more about: Homem constrói cadeiras de rodas para cães com tubos de água de plástico  »

Alfie Allen leva cadelinha para evento e animal chama mais atenção do que os atores

por Andrezza Oestreicher — publicado 25 jul 2017 - 9:31

Famoso por interpretar Theon Greyjoy em Game of Thrones, personagem que desperta ódio, pena e até admiração entre os fãs da série, o ator Alfie Allen participou, no dia 21 de julho, da Comic Con de San Diego, onde se juntou a outros atores para falar sobre a nova temporada de GOT.

Porém, apesar de o personagem ter passado por bastante coisa e causar curiosidade quanto ao seu destino e a série,

 » Read more about: Alfie Allen leva cadelinha para evento e animal chama mais atenção do que os atores  »

Gracyanne Barbosa flagra marido dormindo na cama agarrado com cachorro

por Andrezza Oestreicher — publicado 24 jul 2017 - 18:49

Apaixonado por cachorros, o casal formado pelo cantor Belo e pela ex-dançarina e agora modelo fitness Gracyanne Barbosa é tutor de oito cães.

Além de serem mimados por seus papais humanos, os animais têm total liberdade na casa onde vivem, eles podem subir na cama e estão realmente envolvidos no dia a dia do casal.

Os cachorros, que possuem um perfil oficial no Instagram, podem ser sempre vistos nas redes sociais de seus tutores,

 » Read more about: Gracyanne Barbosa flagra marido dormindo na cama agarrado com cachorro  »

deixe seu comentário:
Siga o Portal do Dog
Últimas notícias

Homem constrói cadeiras de rodas para cães com tubos de água de plástico

por Andrezza Oestreicher — publicado 25 jul 2017 - 18:18

Para os animais com deficiência física, a adoção é bem mais difícil de acontecer do que para os outros cachorros. Famílias chegam a abandonar seus cães depois que eles passam a ter esse tipo de problema, e algumas vezes o maio empecilho é a dificuldade e os custos para se obter uma cadeira de rodas para cachorro.

Em um abrigo de animais localizado em Tainan, cidade de Taiwan, os cães deficientes estão recebendo a ajuda de um amante de pets que passou a construir, por vontade e iniciativa própria, cadeiras de rodas para aqueles bichinhos que têm dificuldade de locomoção.

Um homem está ajudando vários animais com deficiência em Taiwan. (Foto: Reprodução / Business Insider UK / Tech Insider UK)

Pan Chieh começou a fazer cadeiras de rodas para animais de abrigo depois que ele teve uma experiência pessoal. Um amigo resgatou e salvou um cachorro abandonado ferido. Depois de receber todos os cuidados médicos, constatou-se que o cão não conseguiria mais andar sozinho.

A clínica ofereceu uma cadeira de rodas para o animal, porém o preço era muito elevado e o salvador do cão não conseguiria pagar tudo. Para ajudar o amigo e o cão, Pan construiu uma cadeira de rodas para o animal.

“O primeiro cão se recuperou completamente depois de usar a cadeira de rodas, o que me deu muita confiança”, explicou Pan. O homem, que faz cadeiras de rodas para cães e gatos desde então, começou com ​​peças de madeira, que eram mais pesados, e finalmente chegou aos modelos atuais.

Ele faz cadeiras de rodas com tubos de água de plástico para cães e gatos. (Foto: Reprodução / Business Insider UK / Tech Insider UK)

Feitas com tubos de água de plástico, e conectadas por articulações, os novos modelos de cadeiras de rodas construídos por Pan chegam a custar menos de um terço do preço dos modelos disponíveis no mercado.

Além de bem mais baratas, as cadeiras de rodas feitas por Pan são leves e o material utilizado permite que o homem personalize as cadeiras de acordo com as necessidades específicas de cada animal.

Pan e sua namorada passam os fins de semana visitando diversos abrigos e casas em que vivem animais para ver os animais que precisam de suas cadeiras de rodas. Eles cobram apenas o valor dos produtos utilizados na construção das cadeiras e nos casos de cães abandonados o casal oferece tudo de forma gratuita.

O homem conhece os animais que estão precisando das cadeiras e constrói cada peça com a ajuda de sua namorada. (Foto: Reprodução / Business Insider UK / Tech Insider UK)

De acordo com o casal, as cadeiras de rodas produzidas pro eles ainda não são os modelos perfeitos para os animais e podem ser melhoradas, mas o trabalho deles, que é feito com muito amor, está ajudando a mudar e salvar as vidas de muitos bichinhos em Taiwan.

Fonte: Business Insider UK

Alfie Allen leva cadelinha para evento e animal chama mais atenção do que os atores

por Andrezza Oestreicher — publicado 25 jul 2017 - 9:31

Famoso por interpretar Theon Greyjoy em Game of Thrones, personagem que desperta ódio, pena e até admiração entre os fãs da série, o ator Alfie Allen participou, no dia 21 de julho, da Comic Con de San Diego, onde se juntou a outros atores para falar sobre a nova temporada de GOT.

Porém, apesar de o personagem ter passado por bastante coisa e causar curiosidade quanto ao seu destino e a série, que possui vários fãs, contar com uma narrativa que sempre traz muitas surpresas, o que mais chamou a atenção durante a convenção não foi nada sobre Game of Thrones em si.

O ator de Game of Thrones arrancou suspiros do público ao entrar na convenção com sua cadelinha no colo. (Foto: Reprodução / Daily Mail UK / Getty Images)

Quem realmente ganhou os olhares de todos os presentes no local e foi muito compartilhado nas redes sociais foi a pequena cadelinha que Alfie Allen levou para o evento.

O ator despertou vários suspiros ao entrar no local segurando Abby, uma pequena filhote de cachorro, nos braços como se fosse um bebê. Nem mesmo os seus colegas de elenco conseguiram resistir aos encantos da linda cadela e ficavam sempre olhando para ela.

A cadelinha chamou a atenção até dos colegas de elenco de Alfie. (Foto: Reprodução / Daily Mail UK / Getty Images)

A fofa cadelinha ficou bastante confortável e comportada no coloco do seu papai humano enquanto ele e os outros atores falavam da evolução de seus personagens e da nova temporada da série, que começou no dia 16 de julho.

Fonte: Daily Mail UK