O seu cãozinho está com problemas comportamentais?
Pergunte para o Alexandre Rossi e Cão Cidadão
Necessidades deitado
22 ago 2017
Comportamento:
Tutor(a): Glaucilene Ribeiro, | O cachorro: Tomas
Necessidades deitado

“Oi, Alexandre. Eu tenho um cachorro da raça shih tzu e estou muito preocupada com ele, pois o mesmo está fazendo xixi e cocô deitado, na frequência do sono. Não sei o que fazer. Uso a fralda, mas nem sempre resolve. Por favor, me dê uma explicação para isso, estou verdadeiramente preocupada.”

Ver resposta

Arredio com as pessoas
15 ago 2017
Comportamento:
Tutor(a): Alessandra Maria, | O cachorro: Lobo
Arredio com as pessoas 

“Em março deste ano adotei um collie macho. Lobo veio em estado grave de desnutrição, erliquiose, seborreia e um acúmulo de saliva na papada. Tratamos e ele está saudável.  Depois de duas semanas ele começou a estranhar as pessoas que não conviviam diariamente com ele. Um mês depois mordeu a perna de uma sobrinha. E, agora, com três meses conosco, ele mordeu meu Yorkshire. E o pior, mordeu o rosto do meu bebê de dois anos e meio. Não foi grave, mas ele está cada vez mais arredio com o bebê e agora fica muito tempo dentro da casa dele, como se estivesse magoado.  Meu filho é carinhoso com ele, quer abraçar, mas o Lobo logo fica ressabiado e tenta morder. Penso em colocá-lo para adoção, pois tenho medo. O que faço?”

Ver resposta

Ansiedade de separação e lambedura
8 ago 2017
Comportamento:
Tutor(a): Patrícia Lopes, | O cachorro: Mel
Mix de ansiedade de separação com lambedura

“Oi, Alexandre. Me ajuda? Tenho uma Shih tzu que quando passou para a fase adulta começou a lamber as patas e as unhas, e fica pulando na porta se deixo ela dentro de casa ou no quintal, quando saímos. Ela fica pulando no portão e quando chego está toda molhada e babada. Mesmo que eu vá somente até a padaria, ela fica desesperada e sobe na mesa. Já dei floral, mas não resolveu. O que eu faço?” 

Ver resposta

Xixi fora do lugar
3 ago 2017
Comportamento:
Tutor(a): Thaís Lima, | O cachorro: Theo
Xixi no lugar certo

“Tenho um cachorro de dois anos, um shih tzu, e como ele fica dentro de casa comprei uns tapetes higiênicos para ele fazer as necessidades dele. O problema é que depois que ele faz xixi no tapetinho, algumas vezes, pego ele dormindo em cima do xixi. Este comportamento não é todo dia, mas está se tornando mais frequente do que o normal. Pode me ajudar? Será que ele está com algum problema comportamental? Obrigada.” 

Ver resposta

Curiosidade
25 jul 2017
Comportamento:
Tutor(a): Bruna dos Santos de Carvalho, | O cachorro: Amora
Cadelinha curiosa

“Tenho uma Golden Retrivier de um ano e seis meses! O meu maior problema é que ela gosta de apoiar as patas na pia da cozinha e ficar xeretando!  Não adianta falar ‘NÃO’.  Ela também fica muito eufórica quando chegam visitas! O que eu posso fazer???” – Bruna dos Santos de Carvalho.

Ver resposta

Agressividade
18 jul 2017
Comportamento:
Tutor(a): Cristina Rodrigues, | O cachorro: Bob
Agressividade

“Moro em uma cidade do interior de São Paulo, em uma chácara com minha mãe. Há um ano saímos para almoçar e quando voltamos nossa casa tinha sido assaltada. Passado uns dias ganhei de uma amiga um filhote de Rottweiler. Até agora estava tudo bem, mas de um mês para cá ele está atacando meus cachorros pequenos: tenho três SRDs que adotei da rua. Estou com muito medo de ele matar os pequenos machos, pois com a fêmea não há brigas. Sem contar que agora também estou com receio que ele machuque minha mãe que já é idosa. Por favor, me ajude. Na primeira vez que ele atacou eu gritei ‘Não’ para separar a briga e bati nele com uma mangueira. Agora que está maior ele não respeita mais a mangueira. Estou tentando segurá-lo somente falando ‘Não’. Mas quando solto, ele volta a atacar. Agora quando ataca eu falo o ‘Não’ e o coloco no canil. Estou pensando em castrá-lo. Será que isso ajudaria? Eu amo cachorros. Nunca tive um de raça, só vira latas. Tenho esse porque ganhei, mas não o quero bravo.” – Cristina Rodrigues.

Ver resposta

Ansiedade
10 jul 2017
Comportamento:
Tutor(a): Bárbara Cezario, | O cachorro: Pingo
Ansiedade aflorada

“Toda vez que toca a campanhia, meu cachorro Pingo tem um comportamento agressivo. Assim, ele avança e começa morder o meu outro cachorro, o Zorro, de nove anos. Gostaria de saber uma maneira de mudar esse comportamento do Pingo, pois o Zorro é mais velho e já tem algumas limitações.” – Bárbara Cezário.

Ver resposta

Medo de pet shop
21 jun 2017
Comportamento:
Tutor(a): Kassia Macedo, | O cachorro: Zangado
Medo de pet shop

“Meu cão tem muito medo de tosa. Já chegou a ter um pré-infarto a primeira vez que foi ao pet shop e morre de medo de tesoura. O que fazer?” – Kassia Macedo

Ver resposta