O seu cãozinho está com problemas comportamentais?
Pergunte para o Alexandre Rossi e Cão Cidadão
Ansiedade
10 jul 2017
Comportamento:
Tutor(a): Bárbara Cezario, | O cachorro: Pingo
Ansiedade aflorada

“Toda vez que toca a campanhia, meu cachorro Pingo tem um comportamento agressivo. Assim, ele avança e começa morder o meu outro cachorro, o Zorro, de nove anos. Gostaria de saber uma maneira de mudar esse comportamento do Pingo, pois o Zorro é mais velho e já tem algumas limitações.” – Bárbara Cezário.

Por Marina Marinho, adestradora e franqueada da Cão Cidadão

Pelo que vejo aqui, o Pingo deve ser um cãozinho ansioso e, assim que toca a campainha, já espera que algo bom ou alguém legal vá entrar. E ele não está errado, não é mesmo?

O que acontece, é que o Pingo acaba despejando toda essa ansiedade em cima do Zorro, que já não está tão à flor da idade quanto ele.

Para que você consiga amenizar essa ansiedade quando a campainha tocar, é preciso acostumar o Pingo com esse som, sem que efetivamente entre alguém na casa. Este processo é chamado de dessensibilização.

Passo a passo

Primeiramente, grave o som da sua campainha no celular ou tablet. Depois, comece a colocar o som bem baixinho e em um ambiente que o Pingo não esteja, por exemplo, ele na sala e o som no celular na cozinha.

Comece recompensando o Pingo com petiscos cada vez que ele perceber o barulho e não esboçar reação de ansiedade ou “ataque” ao Zorro.

Vá, gradativamente, aumentando o som, ainda em outro ambiente, e continue recompensando-o. Lembre-se de somente recompensá-lo quando estiver quietinho, para não reforçar um comportamento de ataque ou mesmo de latido excessivo.

A entonação da nossa voz conta muito como recompensa, então, entregue sempre o petisco dizendo um “muito bem”, para que ele consiga entender que está acertando.

Após algumas repetições, vá trazendo o som de outro cômodo para onde ele estiver, até que ele aceite o som e desvincule esse estímulo sonoro com a chegada de alguém.

Você pode fazer essas simulações diariamente e generalizar as situações. Quanto mais exercícios forem feitos, mais rápido o Pingo aprenderá! E tenho certeza que a convivência deles será mais saudável, até mesmo quando a campainha disparar.

Espero ter ajudado! Boa sorte com seus pequenos!