O seu cãozinho está com problemas comportamentais?
Pergunte para o Alexandre Rossi e Cão Cidadão
Destruição de objetos
13 jul 2018
Comportamento:
Tutor(a): Aline, | O cachorro: Belinha
Cães destruidores: como eliminar o problema?

“A Belinha veio para a minha casa de forma provisória, mas não tive coragem de mandá-la embora depois. No entanto, ela é muito arteira, puxa as minhas roupas do varal e rasga várias peças. A última arte que ela aprontou foi comer a tomada da minha máquina de lavar. Ela destrói tudo! Não sei mais o que fazer. Achei que depois de castrada ela melhoraria, mas foi inocência minha. Me ajuda!”

Por Camila Mello, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.

Oi Aline, tudo bem?

Não são raros os relatos como o seu, quando falamos em cães filhotes. Devemos sempre nos lembrar que uma das formas que os cães interagem conosco é utilizando a boca, seja com mordidas de brincadeira ou com lambidas.

Sugere-se, portanto, que, se você estiver brincando com a filhote e ela começar a morder, interrompa a brincadeira. Passado um tempo, comece a brincar com ela novamente, mas com um brinquedo para ela morder. A brincadeira vai durar enquanto ela estiver interagindo com você e com o brinquedo. Se ela te morder, a interação deverá ser interrompida.

Além disso, os filhotes caninos, assim como os humanos, passam pela fase em que há a troca de dentição, ou seja, caem os dentes de leite para nascerem os dentes definitivos. Essa fase costuma trazer incômodos, como coceira e dor na gengiva, e por este motivo eles sentem a necessidade de roer objetos para aliviar a coceira e a dor.

Para evitar este comportamento, podemos oferecer brinquedos que ela possa morder e roer. É importante que eles sejam resistentes para evitar problemas. Os brinquedos gelados podem ser também uma opção já que ajudam a aliviar a dor e a coceira.

Para que ela não roa os seus móveis, você pode usar um spray de gosto amargo ou os que afastam os cães desses locais. Esta é uma forma de inibirmos que a cadelinha se aproxime destes locais e desista deste comportamento.

Quando isso acontecer, é importante que ela tenha os brinquedos dela por perto para que consiga substituir os objetos inapropriados por eles. Os cães precisam se ocupar para que não busquem coisas erradas para se distrair.

É importante lembrar também que ensinar limites para a Belinha desde filhote é essencial para que ela cresça tendo a segurança de que, nesta nova matilha que ela vive, há um líder que a protegerá, e esse líder deve ser você e as outras pessoas da família.

Caso precise de ajuda para ensiná-la a responder os limites, procure um dos profissionais da Cão Cidadão.