O seu cãozinho está com problemas comportamentais?
Pergunte para o Alexandre Rossi e Cão Cidadão
NÃO FAZ XIXI EM CASA
18 out 2015
Comportamento: NÃO FAZ XIXI EM CASA
Tutor(a): Soraya Mouzinho e Leandro Argoud, | O cachorro: Raj e Deep
Cães que fazem xixi apenas durante o passeio: como agir?

“Oi Alexandre Rossi, tenho o Raj de 6 anos e tenho um problema que gostaria que você me ajudasse. O Raj, quando pequeno, sempre fez as necessidades em casa… no jornal na área e nunca foi um cachorro de levantar a perna e fazer xixi em móveis ou semelhante. Comecei a levar na rua mais para ele se distrair e pronto isso se tornou um hábito, não faz mais nada dentro de casa, a não ser quando ele está com dor de barriga e como minha casa é de 2 andares ele faz no box do banheiro. Já tentei várias vezes sem sucesso e depois que ele pegou a doença do carrapato fiquei mais apavorada. Já deixei ele o dia todo sem ir na rua  coloquei o jornal onde ele fazia , comprei o PIPI Dog , até o jornal com o xixi da cachorrrinha do meu vizinho eu coloquei. O que faço??? É terrível quando chove… me ajuda.” – Soraya Mouzinho, dona do Raj, de seis anos.

“Meu Dachshund de 3 anos, foi acostumado sempre fazer as necessidades sempre na rua. Ele pede sempre para sair para fazer, até aí tudo bem. Mas, durante a noite ele chama mais que uma vez para sair, isso incomoda. Como posso mudar isso? Sempre, antes de dormir, chamamos ele sai para fazer, mas sempre acorda mais que 2 ou 3 vezes na noite!!! Como posso fazer? Ele é muito esperto, aprende muito rápido… Obrigado.” – Leandro Taffarel Argoud, dono do Deep, de três anos.

Por Oliver So, adestrador da equipe Cão Cidadão.

Olá, Soraya e Leandro! Problemas em ensinar os cães a fazer as necessidades no local correto são bastante comuns. Mas, é possível resolver, para deixar seus cães mais à vontade e, vocês, mais tranquilos. Antes de começar qualquer treino, recomendo que faça um acompanhamento das condições de saúde com o veterinário de sua confiança, para fazer eventuais adaptações do treino ao seu cão.

A primeira coisa é criar um banheiro agradável para o seu cãozinho: nesse local, ele não pode se sentir desconfortável e muito menos ameaçado. Muitas vezes, as pessoas escolhem para o banheiro o local onde prendem o cão durante a noite, durante saídas ou até mesmo como castigo. Água, comida, caminha e brinquedos precisam estar afastados do banheiro e a superfície onde ele fará as necessidades precisa ser adequada a ele. Você pode testar o tapete higiênico, descartável ou lavável, o jornal, a grama sintética ou o cone para cães que levantam a pata, sempre pensando em um banheiro compatível com o tamanho do animal.

Definido o tipo de banheiro, você pode começar a levar o objeto nos passeios e deixar nos locais que seu cão costuma fazer as necessidades. Quando ele fizer no banheiro que você levou, dê um petisco muito gostoso e elogie. Repita isso até que o seu cão comece a fazer as necessidades e se volte para você, aguardando o petisco de recompensa. Então, vá oferecendo esse banheiro cada vez mais próximo da sua casa, a cada dia, até chegar dentro de casa. Se ele começar a fazer em casa, continue dando petiscos a cada acerto, mas apenas dentro de casa.

Para estimular, você pode levar o xixi de outro cachorro. Ou, após o passeio, você também pode oferecer um pouco de algum líquido gostoso – como água de coco, por exemplo – para que seu cão tome mais do que toma de água. Ele vai ficar com a bexiga um pouco mais cheia do que o normal e vai querer fazer as necessidades antes do próximo passeio. Então, aumente a área de banheiro dele, restrinja alguns cômodos da casa para evitar que ele erre e o supervisione. Só não deixe o cão mais de oito horas sem fazer xixi, nem dê o líquido em excesso.

Depois que o cão aprende a fazer as necessidades dentro de casa, não deixe de passear com ele. Afinal, os passeios são atividades essenciais aos cães. Não se esqueça de sempre recompensar com um petisco os acertos do seu cão e não relacionar as necessidades dele com broncas. Tenha paciência e dedicação. E, se precisar, conte com um especialista em comportamento animal, que use técnicas baseadas no reforço positivo. Bons treinos!

Siga o Portal do Dog