O seu cãozinho está com problemas comportamentais?
Pergunte para o Alexandre Rossi e Cão Cidadão
Sociabilização e dessensibilização
6 abr 2018
Comportamento:
Tutor(a): Mário Júnior, | O cachorro: Kyara
Comunicar para ajudar

“Olá. Me chamo Mário Júnior e moro em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.

Tenho um Bulldog Francês (fêmea) chamado Kyara, hoje com 10 meses. A Kyara foi gerada em um canil e criada até seus seis meses com vestígios de maus tratos. Depois, foi vítima de uma troca, situação em que o criador devia um valor a um comerciante e, como pagamento, deu a Kyara a este homem. Ela ficou cerca de dois meses com aquela família, que não se adaptou por ela ser extremamente acuada.

Recentemente eu e minha esposa havíamos perdido um filhote com as mesmas características, por atropelamento. Foi aí que encontramos o anúncio sobre a venda dela por parte do comerciante.

Trouxemos a Kyara com muito amor e carinho, fora a expectativa. Mas mesmo depois de dois meses conosco, preenchendo o nosso vazio, ela ainda está muito acuada. Além disso, ela solta bastante pelo, não se socializa e não consegue ficar tranquila com a presença de pessoas. Contudo, notei que ela engordou 1.2 kg, mas ainda apresenta um peso abaixo do esperado.

Todas as vacinas dela estão em dia, ela faz consultas periódicas ao veterinário, só come ração premium e recebe muito amor, carinho e atenção.

Como posso melhorar o ânimo e a confiança da Kyara? Ela ainda não entrou nem no primeiro cio. Me ajudem!”

Por Camila Mello, adestradora e franqueada da Cão Cidadão

Oi Mário, tudo bem?

Em primeiro lugar, que nobre a atitude de vocês com a Kyara. Parabéns! Não deve estar sendo fácil esta relação inicial de vocês com a amiga de quatro patas, muito em função da expectativa que comentou que criaram.

A primeira parte já foi feita: vocês entenderam que ela pode ter sofrido alguns traumas durante a fase mais importante de sua vida, a época da sociabilização quando filhote.

Além de a Kyara poder ter sido vítima de maus tratos, de acordo com o que você relatou, a mãe dela também pode ter passado pela mesma situação e repassado essas reações aos filhotes, o que pode ser considerado um agravante.

Quando tratamos de casos como o seu, devemos inicialmente respeitar o tempo do cão. Tudo deve ser assustador para ela: pessoas, sons, outros cães, objetos, entre outras coisas. Como forma de se defender e se preservar, a Kyara optou por acuar-se para que nada de ruim lhe aconteça.

A vantagem, neste caso, é que ela não se tornou um animal agressivo, o que muitas vezes acontece com aqueles que têm algum tipo de trauma.

Nós, da Cão Cidadão, prezamos pelo estreitamento dos laços entre humanos e animais, para que eles possam ser incluídos na família e na sociedade da melhor forma possível, com a ferramenta Adestramento Inteligente.

A Kyara precisará entender, a partir de agora, que nada e nem ninguém oferece perigo. Isso se dará através do reforço e das associações positivas, que deverão ser feitos com a peluda em todas as situações.

Isso significa dizer que, para criarmos ou modificarmos um comportamento, valorizaremos todo aquele que for positivo. Com isso, a Kyara começará a entender quais são os comportamentos que os agrada e, eles sendo valorizados, a tendência é que ela aumente a frequência daquela boa atitude.

Como tornar a aproximação positiva?

Dê recompensas gostosas todas as vezes que ela se aproximar de vocês, ainda que com receio. Quando vocês passarem pelo lado dela, deixe que uma recompensa caia no chão, por exemplo.

Outra questão importante é ensinar os comandos básicos a ela, como o “Senta”, “Deita”, “Pata”, entre outros. Os comandos são importantes para os cães se sentirem mais seguros e confiantes. Toda a comunicação bem-feita com o dono, e isso inclui o aprendizado de alguns comandos, deixa os cães menos estressados e, consequentemente, mais felizes.

Sociabilizar e dessensibilizar são as palavras de ordem neste caso. Busque mais referências em nosso site e conte com nossa equipe de adestradores para orientá-los sobre como conduzir os treinos da melhor forma e entenderem os sinais que a Kyara vai dar a vocês. Boa sorte!