O seu cãozinho está com problemas comportamentais?
Pergunte para o Alexandre Rossi e Cão Cidadão
Necessidades no lugar errado
12 maio 2015
Comportamento: Necessidades
Tutor(a): Marcia Silva, | O cachorro: Filó
A minha cachorra está fazendo xixi e cocô no lugar onde dorme. O que eu posso fazer para solucionar este problema?

Olá, Agradeço essa oportunidade de lhe fazer uma pergunta que me deixa intrigada! Tenho 2 cadelas que eu adotei. As duas são SRD. Uma, a Filó, tem cerca de 1 ano e 7 meses e a outra, a Sol, é bem novinha e deve ter uns 2 ou 3 meses. A Filó faz xixi e cocô no lugar onde dorme e a Sol está fazendo a mesma coisa. Acho que a menorzinha não aprendeu com a maior, pois desde que chegou aqui em casa faz isso. Não sei como lidar com isso. Tenho mais 4 cães e nenhum deles faz isso e nunca fizeram. Pelo contrário, fazem as necessidades longe de onde dormem. Será que existe alguma solução para o problema? Será que essa é uma tendência dos cães resgatados da rua? Não creio, mas será? Agradeço sua ajuda desde já. Muito obrigada e um abraço!

Por Juliana Yuri, adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão.

Olá Marcia! Muitos cães que não foram educados para fazer as necessidades no lugar adequado podem fazer no local (ou locais) de sua preferência, e geralmente esses ambientes são absorventes ou macios, como grama, terra, tapetes e caminhas.

Mesmo sendo pouco natural eles sujarem com urina e fezes o lugar onde comem, bebem ou dormem, esse comportamento pode acontecer com alguns cachorros. Alguns, instintivamente, se encaminham para lugares distantes para fazer as necessidades, outros precisam ser ensinados.

Ensinar “formalmente” o local correto para o cão significa recompensá-lo sempre que ele fizer corretamente, pois, é através do reforço positivo que o comportamento certo se consolidará. Portanto, tanto para a filhote, como para a cadela adulta, o ideal é focar nos acertos, em vez dos erros: quando elas fizerem as necessidades em um local aceitável, recompense imediatamente com um petisco guardado para essa ocasião.

Lavar os locais errados com solução enzimática (comprada em pet shops), para remover o odor de urina e fezes, pode diminuir as chances de repetição do erro. Evite também dar broncas pelo comportamento errado, pois isso pode atrapalhar o condicionamento feito com o reforço positivo.

Siga o Portal do Dog