O seu cãozinho está com problemas comportamentais?
Pergunte para o Alexandre Rossi e Cão Cidadão
Necessidades deitado
22 ago 2017
Comportamento:
Tutor(a): Glaucilene Ribeiro, | O cachorro: Tomas
Necessidades deitado

“Oi, Alexandre. Eu tenho um cachorro da raça shih tzu e estou muito preocupada com ele, pois o mesmo está fazendo xixi e cocô deitado, na frequência do sono. Não sei o que fazer. Uso a fralda, mas nem sempre resolve. Por favor, me dê uma explicação para isso, estou verdadeiramente preocupada.”

Por Marina Marinho, adestradora e franqueada da Cão Cidadão

O Tomas pode estar fazendo as necessidades dormindo por alguns motivos.

O primeiro deles pode ser uma incontinência urinária permanente, que é quando o cachorro perde a capacidade de controlar a musculatura da saída da urina, porém esse motivo é mais comum em cães de idade mais avançada.

O que pode estar ocorrendo também é que o Tomas pode sofrer de alguma lesão nervosa, que pode acontecer por causa de algum trauma ou doenças ligadas ao rim. Neste caso, é aconselhável o uso de fraldas e de banhos semanais para auxiliar na limpeza do cão.

O ideal é que você procure um veterinário para fazer exames avançados e ver qual é o caso do Tomas, se é uma incontinência por emoção ou se é algum problema clínico.

Outro motivo pode ser algum distúrbio emocional. Neste caso, o cão costuma urinar sempre que tem fortes emoções e, geralmente, elas ocorrem em cães ainda filhotes, que urinam de felicidade quando os donos chegam em casa ou em situações de medo. Às vezes, essas emoções acabam sendo transferidas para os sonhos e o cão acaba urinando enquanto dorme, já que a musculatura está mais solta durante o sono.

Como o Tomas ainda é um filhote, este problema tende a desaparecer quando ele for deixando esta fase, que ocorre com mais ou menos um ano de idade. Alguns filhotes levam um certo tempo para controlar as vontades do corpo, e isso pode levar muitos meses, mas o problema tende a desaparecer à medida que o cão se torna mais confiante, por isso, é importante adestra-lo desde cedo para que se antecipe esse autoconhecimento e o Tomas passe a se conhecer e a se controlar melhor.

Portanto, é preciso ter muita paciência. Se você acordar e reparar que o Tomas fez xixi ou cocô enquanto dormia, não brigue ou chame a atenção, isso pode acabar reforçando o comportamento, pois o cão pode estar fazendo isso para chamar a sua ou a atenção de alguém da família.

Espero ter ajudado e boa sorte com seu cãozinho.