O seu cãozinho está com problemas comportamentais?
Pergunte para o Alexandre Rossi e Cão Cidadão
Necessidades no lugar certo
24 jan 2017
Comportamento: Necessidades
Tutor(a): Geanni, Fernando, Frederico e Maria do Carmo, | O cachorro: Tedy, Lua e Meggie Theodora Lucas
Necessidades no lugar certo

“Tenho três: Meg, de três anos; Lulu, de doze anos e o Tedy, de quatro meses. Todos são muito lindos e educados. Só tenho um problema com o Tedy: ele só faz xixi e cocô nos tapetes da casa. Você poderia me ajudar para eu saber como faço para ensiná-lo a fazer no quintal, como os outros? Meus bebezinhos! Amooo demais!” – Geanni, dona do Tedy, de quatro meses.

“Sou Fernando, de 10anos, e meu irmão Frederico, de 8 anos. Temos uma cachorrinha, de cinco meses, que faz cocô em todos os lugares. A mamãe briga conosco e nós que temos que catar os cocôs e limpar os xixis. Não estamos aguentando tanto cocô! O que devemos fazer para ensinar a Lua a fazer cocô só no matinho. Tenho uma foto com a Lua”. – Fernando e Frederico, donos da Lua, de cinco meses.

“Não consigo que ele faça suas necessidades no local correto em casa, já tentei tapetes, caixa de xixi com tapete dentro, mas a mesma prefere os tapetes macios na casa”. – Maria do Carmo Lucas, dona da Meggie Theodora Lucas, de dois anos.

Por Ariadne Cardelíquio, adestradora da equipe Cão Cidadão.

Olá Geanny, Fernando, Frederico e Maria do Carmo,

As necessidades no local correto dependem muito da paciência e da persistência dos donos pois todos os cães necessitam de reforço positivo para acertar as necessidades no local desejado.

A primeira dica é nunca dar bronca, quando o peludo fizer algo no local errado. Como eles ainda não sabem o que é correto, acabam entendendo que a bronca é por ter feito o xixi e não por ter feito no local errado. Dessa forma, se você vir o xixi ou cocô no local errado, não faça nada com o cão e limpe sem que ele veja.

Quando o cão ainda é filhote, ele tem os horários mais prováveis de fazer as necessidades: quando acorda, após brincar e depois da alimentação. Então, aproveite esses horários para levar o peludo próximo ao local correto de fazer as necessidades e, assim, poder recompensá-lo pelo acerto.

Naturalmente, os cães procuram locais absorventes, para que os dejetos sumam e, é por esse motivo, que os tapetes são sempre alvos preferidos. Por isso, no início, é interessante que os tapetes sejam retirados para evitar o erro. Existem também produtos que eliminam o odor da urina, que podem ser utilizados para que o cão não sinta mais o cheiro e, não demarque o território.

Outra dica importante é colocar a alimentação, a caminha e os brinquedos do mascote nos locais  em que ele está fazendo errado, pois os peludos não costumam fazer as necessidades onde existe comida e entretenimento.

Todas as vezes que o cãozinho acertar, ele deve ser recompensado por isso. Por isso, elogios e petiscos, ajudam o pequeno a entender que está fazendo certo e, dessa maneira, esse comportamento aumentará de frequência.