O seu cãozinho está com problemas comportamentais?
Pergunte para o Alexandre Rossi e Cão Cidadão
Xixi fora do lugar
3 ago 2017
Comportamento:
Tutor(a): Thaís Lima, | O cachorro: Theo
Xixi no lugar certo

“Tenho um cachorro de dois anos, um shih tzu, e como ele fica dentro de casa comprei uns tapetes higiênicos para ele fazer as necessidades dele. O problema é que depois que ele faz xixi no tapetinho, algumas vezes, pego ele dormindo em cima do xixi. Este comportamento não é todo dia, mas está se tornando mais frequente do que o normal. Pode me ajudar? Será que ele está com algum problema comportamental? Obrigada.” 

Por Malu Araújo, adestradora e franqueada da Cão Cidadão

Os cães usam suas necessidades como forma de comunicação. É como se o xixi fosse um cartão de visita onde constam informações, como a idade, o sexo, o estado de saúde, entre outras.

Por esse motivo eles não tem “nojo” das necessidades, como os humanos. E por isso também que alguns cãezinhos não se incomodam em deitar próximo de um local onde tem xixi.

Apesar de a maioria preferir se distanciar das necessidades para descansar, alguns acabam adquirindo o hábito enquanto ainda são filhotes, pois ficam em um espaço restrito muito pequeno e se acostumam a deitar próximo do banheirinho.

Para melhorar a mania, algumas alternativas podem ajudar, como colocar o tapetinho na bandeja sanitária, uma caminha bem gostosa no mesmo ambiente em que o banheirinho esteja (já que ele pode estar deitando neste local por falta de opção).

Quando ele tomar esta atitude, retire-o do tapetinho, mas não dê bronca, pois o animal pode ficar com receio de ir lá.

Consulte um adestrador profissional, caso precise de ajuda para lidar com este e outros comportamentos.

 

 

 

 

Siga o Portal do Dog