Brutus- O primeiro cão policial da PMERJ .

O Cão participou de missões importantes como a guerra do Paraguai, recebendo honras de herói, e hoje faz parte do acervo do museu da PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro)

por Sheila Xavier — publicado 20 dez 2015 - 21:27

Brutus foi um cão que surgiu no serviço militar por um simples acaso, quando à procura de comida pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro, foi parar num quartel da Policia Militar e de lá não quis mais sair.  Devido a grande empatia dos soldados com o cão, eles decidiram adotá-lo e alistá-lo no Corpo Policial da Corte.

 

Foto: Alex Lopes

Foto: Alex Lopes

 

Brutus foi levado à guerra do Paraguai, e auxiliou em missões de resgate a soldados feridos em meio a tiros e bombas, combatentes inimigos e cavalaria armada. Regressaram da guerra poucos combatentes,  mas dentre eles o cão Brutus, sem nenhum ferimento e em condições de herói.

 

Foto: Alex Lopes

Foto: Alex Lopes

 

Ele se tornou o mascote do Corpo da Policia da Corte, e após a sua morte como forma de simbolismo ao maior conflito da américa ao longo do século XIX, seu corpo foi taxidermizado e foi confeccionada uma coleira comemorativa, que pode ser vista ainda hoje no Museu da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, onde se encontra exposto para que todos conheçam sua história.

 

Foto: Alex Lopes

Foto: Alex Lopes

 

Neste mês de novembro  o BAC visitou o museu da PMERJ que possui mais de 6 mil itens em seu acervo e recebe visitas agendadas periodicamente. Nosso cão  “Aço” esteve presente nesta visita e comtemplou a história da briosa, sua tradição e patrimônio, podendo conhecer melhor a história deste que foi o precursor do que hoje conhecemos como serviço com cães e do Batalhão de Ações com Cães.

Visite o Museu da PMERJ que fica na Rua Marques de Pombal, 128- Rio de Janeiro

Telefone  2332-6668

 

brutus-bac-04

 

O BAC é a unidade cinotécnica do Comando de Operações Especiais da PMERJ conhecido como a unidade K9 mais operacional do país, que vem quebrando recordes de apreensões ano após ano, com inovações técnicas que vem mudando o conceito de Operações Com Cães no território nacional. Apenas neste ano a unidade apreendeu mais de 8,5 toneladas de drogas, ultrapassando as 5,5 ton do ano anterior.

deixe seu comentário:
Siga o Portal do Dog
Últimas notícias