Faro de Explosivos a todo Vapor

O treinamento com os animais está sendo realizado diariamente e em lugares diversos para adaptar os animais.

por Alex Lopes — publicado 18 jan 2016 - 20:34

O Batalhão de Ação com Cães realizou um treinamento nesta segunda-feira (11) nos trens e na estação Central da SuperVia, no Centro do Rio. O objetivo da ação é adaptar os cães a possíveis situações que poderão passar durante as Olimpíadas. O treinamento com os animais está sendo realizado diariamente e em lugares diversos para adaptar os animais. Seis policiais e cinco cães em um treinamento especial que utilizou um trem como cenário de busca. A atividade tinha como objetivo encontrar explosivos nos trens e estações do sistema ferroviário. O treinamento durou cerca de três horas e ocorreu em um trem sem passageiros, estacionado na plataforma da estação Central do Brasil.

 

Sub Ten Medeiros iniciando as buscas com a cadela Nala. Foto: Alex Lopes.

Sub Ten Medeiros iniciando as buscas com a cadela Nala. Foto: Alex Lopes.

 

O trem será um dos principais meios de transporte do público durante os Jogos Olímpicos do Rio por contar com estações localizadas em pontos estratégicos para os locais das competições. Serão 3 milhões de lugares distribuídos em cerca de 1.600 viagens por dia.

 

Cadela Aba após localizar artefato acima da cabine de controle. Foto: Alex Lopes.

Cadela Aba após localizar artefato acima da cabine de controle. Foto: Alex Lopes.

 

“Acredito que será bem constante nosso trabalho durante as Olimpíadas. A gente vai ser acionado pelo Comando de Operações Especiais e eles vão nos direcionar. A gente pode fazer varreduras em hotéis, trens, museus, etc. Vamos cumprir os trabalhos e dois tipos de varredura: a preventiva e reativa. Na primeira, não existe a ameaça de um artefato explosivo, fazemos o trabalho preventivamente em algum local. Na reativa, já ocorreu a ameaça dentro de algum lugar e a gente faz a varredura”, explicou o Tenente Daniel Resende Comandade da Equipe de Faro do BAC.

 

Foto: Alex Lopes.

Foto: Alex Lopes.

 

O BAC é a unidade cinotécnica do Comando de Operações Especiais da PMERJ conhecido como a unidade K9 mais operacional do país, que vem quebrando recordes de apreensões ano após ano, com inovações técnicas que vem mudando o conceito de Operações Com Cães no território nacional.

 

Equipe de treinamento de Faro de explosivos. Equipe de treinamento de Faro de explosivos.

Equipe de treinamento de Faro de explosivos. Equipe de treinamento de Faro de explosivos.

deixe seu comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal do Dog
Últimas notícias