Mara Póvoa “Onde consigo informações sobre como lidar com um filhote de boxer que só sabe morder? Já deve ter uns 3 meses, está grandinho, mas a brincadeira dele é só morder! Se puderem me ajudar ficarei grata! Até logo!”

por Olivier Soulier — publicado 7 out 2012 - 2:33

Mara bom dia.

 

Para evitar essas mordidas tem provavelmente varias soluções, todas elas passando pelo fato de não se esquivar dele quando ele tente mordê-la, mas pelo contrário enfrentá-lo.
Reprimir com atitude calma e assertiva, eventualmente, se não conseguir ser bastante assertiva por si mesma então pode tentar usar um artificio para criar um desconforto ou um incomodo, no máximo um sustinho, para fazê-lo desistir (Spray com agua ou agua misturada com um pouquinho de essência de citronela, ou eventualmente perfume (diluído) se ele não apresentar alergia, pode sacudir um chacoalho de plástico ou uma latinha com algo sonoro dentro, ou ainda sacudindo uma sacola de plástico rígida enchendo a, rapidamente, de ar (de cima para baixo)…
Assim que desistir ou cada vez que tiver interações lúdicas com ele, ensiná-lo que não pode mordê-la senão é reprimido ou ignorado (deixado só) sem mais brincadeiras.
Também, varias vezes, ensine o a morder um objeto de interação: objeto específico de cachorro, evitando os que rasgam e podem ser engolido, mesmo que parcialmente (para não arriscar uma obstrução, oclusão ou outro problema digestivo, às vezes grave) que você pode segurar do seu lado e ele pode morder do outro lado.
Assim quando ele morde o objeto de interação brinque com ele, controlando o inicio, a excitação ou intensidade e o final da brincadeira.
Também, durante as interações lúdicas através dos objetos de interações, oferecidos em rodizio e guardados quando não usados, é interessante acariciar ou massagear tranquilamente seu filhote no objetivo de acalmá-lo, se ficar um pouco agressivo, mesmo que somente aparentemente, acaba com a brincadeira, retirando o objeto e ignorando o filhote.

Sem mais por enquanto, espero ter ajudado a melhorar o convívio com seu Boxer.

PS: Meus textos são usados em seminários, palestras e cursos e juntados para confecção de livros sobre o assunto. Agradeço para não repassar sem minha autorização expressa e escrita.

Atenciosamente,
Olivier Soulier.

deixe seu comentário: