Neusa Maria Ribeiro “Bom dia, gostaria de obter informações como educar o meu cão. Tenho um basset hound com 11 meses, que come tudo que vê pela frente, sapatos, almofadas, tábua, etc. Meus pais não o querem mais, e não sei como fazer. Me orientem por favor, pois amo meu Kadu. Grata.”

por Olivier Soulier — publicado 15 out 2012 - 8:24

Neusa o fato do Kadu seu Basset Hound, alias depois queria lhe pedir para que nos envie uma foto dele, comer tudo pela frente pode vir de um habito costumeiro que regularmente é adquirido desde muito novo com os outros irmãos.

Vocês podem ter incentivado isso quando tentaram repreendê-lo talvez ou somente chamar sua atenção, dependendo da maneira e da intensidade que usaram para isso.

Desde então ele pode achar que é um excelente meio de ganhar a atenção de vocês e cada vez que tentam corrigi-lo, mesmo que mais veementemente agora, é provável que estejam reforçando o comportamento que não desejam.

Qualquer seja a razão inicial, agora que o comportamento é bem instalado não aconselharia como primeira ação qualquer tipo de correção, sobretudo se for personalizada, mas sim tentaria equilibrar melhor as suas energias e atividades oferecendo mais exercícios e diversões dentro e fora de casa.

Em breve irei passar, na minha coluna, uma matéria sobre enriquecimento ambiental em casa ou apartamento, ou seja, como oferecer distrações valiosas para nossos pets dentro dos nossos interiores sem ter que estar sempre interagindo com eles e assegurando também a integridade dos nossos pertences.

Sistematicamente fingiria não dar nenhuma atenção quando abocanhar algo que não deseja, mas sim por antecipação ou no pior dos casos quando acontecer irei desviar sua atenção com uma atividade ou um objeto adequado que terei hipervalorizado, propositalmente, com antecedência.

Assim repetindo algumas vezes ele irá deixar de pegar coisas sem interesse e preferir os objetos que escolherá, por não incomodá-la e não apresentar nenhum perigo, através dos quais irá interagir com a família e ganhar atenção.

Se você se dedicar e insistir um pouco tenha a certeza que irá mudar o costume que ele tem de pegar tudo que encontra e assim resgatar a apreciação positivo dos seus pais e, em breve, ele como perito em relações afetivas e amigáveis dentro do grupo irá (re)conquistar os melhores sentimentos de toda a família.

Sem mais por enquanto, se morar em Fortaleza no Ceará pode entrar em contato com a gente: www.eaos.com.br

Se não for o caso procure na sua região um centro de recreações para cães, Daycare ou Petplay, é claro tenha o critério de conseguir boas informações antes de levar seu Basset para gastar energia, se ocupar e se socializar com outros colegas caninos lá.

Aconselho desde já os brinquedos inteligentes seguintes: www.petgames.com.br

Já disponíveis nos melhores centros ou Petshops do Brasil.

 

PS: Meus textos são usados em seminários, palestras e cursos e juntados para confecção de livros sobre o assunto. Agradeço para não repassar sem minha autorização expressa e escrita.
Atenciosamente,
Olivier Soulier.

deixe seu comentário: