Regiane de Sousa, Franca – SP “Ola, bom dia tenho um filhotão de Labrador, com 7 meses. O vet disse k ele é hiperativo, nao para um segundo rsrsr Desde k esta comigo, como era mto pekeno o deixava na ksa de minha mae…

por Fabio Sakita — publicado 4 jan 2013 - 13:03

Pergunta Completa: Regiane de Sousa, Franca – SP.


“Ola, bom dia. Tenho um filhotão de Labrador, com 7 meses. O vet disse k ele é hiperativo, nao para um segundo rsrsr
Desde k esta comigo, como era mto pekeno o deixava na ksa de minha mae, pk moro sozinha e lah ele teria cia de meus pais. No final do dia o levava pra ksa e de manha o levava pra ksa de minha mae.
Entao .. a uns 30 dias axei k jah estava pronto pra fikar sozinho e ae começou o problema . ou percebi ele
*** ele estava comendo o próprio coco.
a primeira vez que percebi, achei k estava enganada, mas em outro percebi k era ele mesmo. aiaiaia imagina? ele é mto mimado, rsrsr pk sempre k ficou doentinho (e isto desde pekeno), foram umas boas idas ao Vet… ate picada de marimbo ele levou .. rsrsr mas algumas diarreias e ae jah viu.. mimadooo
Enfim, levei ao Vet k receitou uma mediação ( a qual nao terminou pk começou outra diareeia) e assim preferi levar novamente pra ksa de minha mãe.
Mas mesmo assim, ele se deixar vai comer. Nao comeu pk sempre limpam de imediato, mas percebe-se k se deixar ele vai faze-lo. Ele é extremamente amoroso, dorme dentro de ksa., é um xodó. Mas é mto inquieto.
O que devo fazer??? Um grande abraço”

 

Regiane bom dia.

 

Não posso garantir, mas tenho a impressão que seu filhote sofre as consequências de uma forte síndrome de hiperdependência: quando vive muito tempo, literalmente, colado à, me desculpa a expressão, mãe adotiva ou aos pais adotivos.

De fato, quando um(a) proprietário(a) faz questão de assumir certa “culpa” por mimar muito seu filhote lembro de imediato algumas situações que tornam um animal muito dependente.

* Colocá-lo para dormir na nossa cama ou no nosso quarto.

* Responder de prontidão cada vez que chama a gente ou faz qualquer coisa para chamar nossa atenção.

* Sempre ir atrás dele mostrando preocupação excessiva.

* Acudi-lo a qualquer sinal de angústia.

* Deixar de sair ou de fazer algo se preocupando de como irá ficar sem a gente…

 

Lembrando que a dependência simples ou gravemente acentuada não é unilateral, ela sempre revela uma mesma situação de “certo desequilíbrio” dos proprietários, através das angústias e frustrações que podem sentir ao deixar suas “crias” acabam intensificando as reações dos animais através das tensões que transmitem quando saem e retornam.

É primordial dar muita atenção ao filhotinho nos quinze primeiros dias da sua chegada ao nosso lar, pois acabaram de deixar suas referencias ambientais e interativas, mãe e irmãos no local onde nasceram na maioria dos casos. Quando comprado em loja, dependendo, já podem estar sentindo muitas angústias por ter perdido tais referencias sem ter tido como criar outras e precisam sentir segurança, reconforto e apreços. Precisam ainda criar novas referencias no novo ambiente e novas ligações com a sua família, essa fase inicial de socialização inter espécies é preponderante para o futuro equilíbrio emocional do animal.

Mesmo assim, um pouco como com nossas crianças humanas, precisamos nos esforçar criando um processo de desligamento progressivo para nossos filhotes, cães jovens, adolescentes e até adultos apresentando ainda comportamentos infantis.

Esse desligamento progressivo permite a maturação psíquica e através da independência mental atenua progressivamente as angustias de separação e as reações aos estresses que provocam.

Se não estabelecer uma aplicação prática efetiva desse processo acabamos nos defrontando com animais quase que constantemente infantis, dependentes, angustiados e hiperativos. Quase que constantemente, pois a antecipação das suas próximas saídas pode torná-lo preocupado até mesmo na sua presença.

A coprofagia, o fato de ingerir fezes, como a hiperatividade nesse caso são reações aos estresses e angústias e provavelmente uma forma de conseguir ganhar mais atenção sua.

Aconselho então em ignorá-lo quando fizer aquilo, desviar a atenção dele no momento, aumentar as atividades oferecidas a ele e o quanto antes estabelecer um protocolo de desligamento progressivo.

A ajuda profissional nesse tipo de situação seria muito bem vinda.

Se quiser podemos colocá-la em contato com educadores/adestradores comportamentalistas na sua região.

Aproveito o momento para lhe desejar assim que a todos os adestradores/educadores, comportamentalistas, veterinários e outros profissionais que empregam uma boa parte do seu tempo e dos seus meios nessa tão interessante façanha em ajudar os seus proprietários a equilibrar seus animais de estimação e assim conviver melhor,

“UM FELIZ E CATIVANTE DOIS MIL E TREZE!”

Sem mais por enquanto, espero que você também encontre um novo equilíbrio e uma convivência muito mais agradável com ele.
PS: Meus textos são usados em seminários, palestras e cursos e juntados para confecção de livros sobre o assunto. Agradeço para não repassar sem minha autorização expressa e escrita.

 

Atenciosamente,

 

Olivier Soulier.

 

Cachorro faz cirurgia para restaurar visão e tem reação linda ao ver sua tutora

por Andrezza Oestreicher — publicado 19 ago 2017 - 18:35

O amor entre um cão e seu tutor ou tutora é uma coisa pura e extremamente especial. E para os amantes de animais, qualquer esforço vale a pena quando estamos lutando pelo bem-estar de nossos queridos cachorros.

A catarata nos cães pode ser bem diferente dos humanos e dependendo do caso e da idade do animal é tarde demais para corrigir o problema e a cirurgia nem sempre é bem sucedida.

Por conta das complicações que podem acontecer durante um procedimento cirúrgico,

 » Read more about: Cachorro faz cirurgia para restaurar visão e tem reação linda ao ver sua tutora  »

Cachorro encontra caixa misteriosa e todos ficam surpresos com o conteúdo

por Andrezza Oestreicher — publicado 19 ago 2017 - 9:28

O cachorro Aragon foi resgatado e encaminhado para um lar temporário. Todos os dias, a voluntária que está cuidando do cão caminha por uma região de montanhas na Grécia procurando animais abandonados, pois essa é uma área onde muitos animais são deixados para morrer.

Em um dos dias dessa caminhada, o cachorro Aragon foi levado junto. Eles estavam andando por uma direção quando, de repente, o cão começou a puxar a mulher para o outro lado.

 » Read more about: Cachorro encontra caixa misteriosa e todos ficam surpresos com o conteúdo  »

Cachorro se apaixona por sete filhotinhos de gato e cuida de todos eles

por Andrezza Oestreicher — publicado 18 ago 2017 - 9:17

Apesar de ainda muita gente acreditar que cães e gatos não se gostam, está cada vez mais comum ver grandes e fortes amizades entre esses animais. E o caso de amor entre um cãozinho e filhotes de gato pode provar isso.

A tutora de duas gatinhas estava servindo na Marinha e precisou viajar. Ela deixou seus animais com uma amiga, a usuária da rede social Imgur que possui alguns cachorros, mas ninguém ficou preocupado quanto a isso e todos os animais se deram bem.

 » Read more about: Cachorro se apaixona por sete filhotinhos de gato e cuida de todos eles  »

deixe seu comentário:
Siga o Portal do Dog
Últimas notícias

Cachorro faz cirurgia para restaurar visão e tem reação linda ao ver sua tutora

por Andrezza Oestreicher — publicado 19 ago 2017 - 18:35

O amor entre um cão e seu tutor ou tutora é uma coisa pura e extremamente especial. E para os amantes de animais, qualquer esforço vale a pena quando estamos lutando pelo bem-estar de nossos queridos cachorros.

A catarata nos cães pode ser bem diferente dos humanos e dependendo do caso e da idade do animal é tarde demais para corrigir o problema e a cirurgia nem sempre é bem sucedida.

Ao ver sua tutora, a cadelinha foi andando diretamente até ela. (Foto: Reprodução / Little Things / WTSP Tampa)

Por conta das complicações que podem acontecer durante um procedimento cirúrgico, muitos tutores preferem não correr o risco e não mandam seus cães para cirurgia, principalmente quando não influencia na qualidade de vida do animal.

Porém, quando soube que existia a possibilidade fazer sua cadelinha Aurora voltar a enxergar, sua tutora não mediu esforços para conseguir arrecadar o valor da cirurgia, que custou 4.500 dólares.

Aurora, uma cadelinha que havia sido resgatada, nasceu com catarata nos dois olhos e, com dois anos de idade, era jovem o suficiente para ser um candidato interessante para a cirurgia.

O encontro foi emocionante e cheio de amor. (Foto: Reprodução / Little Things / WTSP Tampa)

A apaixonada tutora da cadelinha então se esforçou bastante para conseguir arrecadar e juntar todo o valor da cirurgia e teve uma linda recompensa quando sua Aurora conseguiu ver.

O encontro entre as duas após a cirurgia, quando finalmente Aurora conseguia enxergar de forma clara, não poderia ter sido mais emocionante. A cadelinha foi para os braços de sua mamãe e a lambeu bastante, se aninhando em seus braços cheia de amor.

Fonte: Little Things

Cachorro encontra caixa misteriosa e todos ficam surpresos com o conteúdo

por Andrezza Oestreicher — publicado 19 ago 2017 - 9:28

O cachorro Aragon foi resgatado e encaminhado para um lar temporário. Todos os dias, a voluntária que está cuidando do cão caminha por uma região de montanhas na Grécia procurando animais abandonados, pois essa é uma área onde muitos animais são deixados para morrer.

Em um dos dias dessa caminhada, o cachorro Aragon foi levado junto. Eles estavam andando por uma direção quando, de repente, o cão começou a puxar a mulher para o outro lado. Ele certamente estava ouvindo ou sentindo alguma coisa.

Aragon encontrou uma caixa com quatro gatinhos abandonados. (Foto: Reprodução / Bored Panda / Second Chance Animal Rescue Society)

A mulher decidiu seguir o instinto do cachorro. Até que ele parou em um local onde estava uma caixa largada no chão. Ao abrir a caixa veio a surpresa. Quatro pequenos filhotes de gato estavam lá dentro.

Os gatinhos eram apenas mais alguns dos animais que costumavam ser largados na região para morrer. Porém, esses tiveram muita sorte. Eles foram encontrados por Aragon e resgatados pela mulher que estava cuidando dele.

Os animais foram resgatados e o cão passou a cuidar dos filhotes. (Foto: Reprodução / Bored Panda / Second Chance Animal Rescue Society)

“Nós estávamos andando com Aragon perto da montanha, na verdade planejando um vídeo sobre o grande número de animais abandonados lá, quando Aragon começou a nos puxar para outra direção – basicamente ele foi o salvador”, contou a voluntária.

Chegando em casa, a mulher teve uma nova surpresa, Aragon se aproximou bastante dos pequenos gatinhos e passou a cuidar deles. “Aragon tem curiosidade sobre os gatinhos e, desde o primeiro momento em que os viu, teve uma necessidade constante de mantê-los todos juntos e de limpá-los”, afirmou ela.

Aragon é o melhor papai que os gatinhos poderiam ter. (Foto: Reprodução / Bored Panda / Second Chance Animal Rescue Society)

Os filhotes, que ganharam o melhor papai que poderiam, estão bem e serão todos colocados para adoção.

Fonte: Bored Panda