As raças de cachorro mais antigas do mundo

Informações são baseadas no estudo realizado em 2004 por Parker et al

por Samantha Kelly — publicado 10 set 2013 - 0:37

O estudo realizado pela Parker et al, 2004, que visava traçar a estrutura genética do cão doméstico de raça pura, identificou 14 raças que mostraram o menor número de diferenças genéticas com os lobos. O resultado foi obtido através de testes avançados de DNA.

Para realizar a pesquisa, a equipe revisou marcadores moleculares em 85 diferentes raças de cães.

Uma surpresa ficou com ElkhoundPodengo Ibicenco e o Pharaoh Hound, que antes eram consideradas raças caninas antigas, na verdade são reproduções recriadas nos últimos tempos por combinações de outras raças.

Há também 5 pares de raças muito próximas entre si: Malamute do Alasca e o Husky Siberiano, Collie e Shetland Sheepdog, Greyhound e Whippet, Boiadeiro Bernês e Grande Boiadeiro Suíço e o Bulmastife e Mastife.

Das raças que se destacaram, as mais conhecidas pelos brasileiros são Lhasa Apso, Chow Chow, Pequinês, Shar-Pei, Shi-Tzu, Akita e Husky Siberiano.

Como há 400 raças de cachorro conhecidas no mundo, é provável que o resultado fosse ainda maior caso a análise abrangesse mais raças.

 

Confira as raças mais antigas do mundo

 

Basenji

Saluki

Hound Afegão

Terrier do Tibete

Lhasa Apso

Chow Chow

Pequinês

Shar-Pei

Shih-Tzu

Akita

Shiba Inu

Malamute do Alasca

Husky Siberiano

Samoieda

 

14 Raças de cachorro mais antigas. Fotos: Google Images / Montagem: Portal do Dog

 

Usando a análise filogenética, quatro tipos de grupos genéticos caninos foram identificados com base na origem geográfica, morfologia (forma) ou função na atividade humana (como cães de trabalho, cães esportivos, etc)

Os gráficos abaixo mostram as 85 raças de cães em teste e sua associação com os quatro grupos genéticos, representados por cores. O  comprimento do segmento da cor indica o quanto a raça pertence a determinado grupo. Cães com proporções de cor semelhantes são geneticamente mais próximos.

 

43 raças de cães mais próximas do lobo mais à esquerda (amarelo). O lobo seria uma coluna amarela em linha reta.

 

Foto: Reprodução

 

42 raças de cães (à esquerda do gráfico a seguir junta-se à direita do gráfico acima) mais distantes do lobo.

 

Foto: Reprodução

 

Fontes: Dogwalkersmelbourne Discovery.

deixe seu comentário: