O incrível olfato dos cães. Saiba tudo sobre esse super poder canino

O olfato do cão é tão poderoso, que é difícil para nós imaginar o que é "ver" o mundo através do nariz

por Samantha Kelly — publicado 10 fev 2015 - 11:32

O ser humano tem como principal sentido a visão. Percebemos o mundo através de cores e formas e assimilamos significados desses elementos que se desenham diante de nossos olhos.

Apesar de ser o nosso mais importante sentido, nossa visão nem é tão apurada assim, em comparação com outros animais, como a águia e o tubarão.

Como é de se esperar, por conhecermos apenas nossa maneira de ver o mundo, não conseguimos imaginar o que é percebê-lo de maneira diferente. No caso dos nossos amados cães, é fácil esquecer que, apesar de estarmos em completa sintonia de convivência, vivenciamos as mesmas coisas de formas bem distintas.

O cachorro, como muitos sabem, possui um super poder: O olfato. O olfato do cão é tão poderoso que é difícil para nós imaginarmos certos odores que eles conseguem detectar. Imagine você conseguir sentir o odor de uma folha caindo, dos insetos que residem dentro de uma árvore ou de uma gota de sangue em uma piscina. Sentir e detectar a composição de uma borrifada de perfume dada dentro de um estádio de futebol fechado.

É simplesmente impossível, o que os torna não só animais extremamente especiais, como nossos alidados, emprestando-nos seus narizes na busca de pessoas, substâncias, doenças, explosivos, e tantos outros.

Para adentrarmos um pouco mais nesse fascinante universo paralelo que é o mundo percebido pelo olfato canino, Alexandra Horowitz, autora do livro Inside of a dog (Dentro de um cachorro, tradução livre) e professora de psicologia, comportamento animal e cognição canina na Columbia University, narra através de uma animação especial para o TEDEd uma verdadeira aula sobre o olfato canino.

Confira abaixo algumas curiosidades incríveis sobre o olfato dos nosso cães e fique maravilhado com esses super animais que convivem conosco:

 

– O nariz esponjoso e molhado faz com que o cão capture mais fácil os odores que a brisa traz;

– Os cães possuem a habilidade de cheirar separadamente com cada narina, ajudando a determinar a direção de onde o cheiro vem. Ou seja, rapidamente, o cão fica ciente do que esta cheirando e sua origem;

– Com a entrada do ar no nariz, um tecido o separa em dois compartimentos diferentes. Um só para respirar, e o outro só para sentir o cheiro;

– O segundo fluxo de ar entra em uma região com milhões de células receptoras olfativas extremamente especializadas. Para ser mais específico, 300 milhões, comparadas com as nossas 5 milhões;

– Os cães exalam através de uma abertura localizada ao lado do nariz, criando redemoinhos de ar que ajudam a trazer novas moléculas de odor e que uma concentração de odor se forme após várias inspirações;

– Para processar a quantidade de informações que o nariz caputra, o sistema olfativo canino possui uma área relativa cerebral muito maior do que a de um humano, equivalente a 40% a mais para ser mais exato;

– Toda essa estrutura permite que o cachorro identifique e lembre de um número imenso de odores, em concentrações que chegam a até 100 milhões de vezes menores do que o nosso nariz humano pode detectar;

– O cachorro possui um sistema olfativo separado, chamado órgão vomeronasal, localizado acima do céu da boca, detectando os hormônios que todos os animais naturalmente liberam. É por ele que os cães conseguem identificar parceiros em potencial, distinguir entre animais amigáveis e hostis, assim como os alerta sobre nossos vários estados emocionais;

– Por que o olfato é mais primário que os outros sentidos, ao passar pelo tálamo e conectar diretamente com a estutura cerebral, envolvendo emoção e instinto, é possível afirmar que a reação de um cão é ainda mais imediata e visceral que a nossa;

– Outra característica impressionante é o fato do cachorro captar e identificar , através de sinais olfatórios que todos nós vamos deixando por onde passamos, onde estivemos ou o que fizemos.

 

 

Fontes para o artigo: TEDEd e PBS

Turistas estão sendo enganados e comendo carne de cachorro sem saber em Bali

por Andrezza Oestreicher — publicado 26 jun 2017 - 9:23

Bali, a ilha mais desenvolvida da Indonésia, é um destino que atrai todos os tipos de turistas, desde aqueles que gostam de viagens de luxo quanto os que gostam mais de fazer mochilão.

Apesar de bastante divulgado e visitado, é preciso ter bastante cuidado ao visitar esse destino, pois uma investigação revelou que diversos turistas estão sendo enganados e estão comendo carne de cachorro pensando ser frango.

Uma organização de proteção animal chamada Animals Australia conduziu recentemente uma investigação para averiguar essa questão e descobriu que todos os dias cachorros são mortos,

 » Read more about: Turistas estão sendo enganados e comendo carne de cachorro sem saber em Bali  »

Entregador para no meio de sua rota para brincar e tirar fotos com cachorros

por Andrezza Oestreicher — publicado 24 jun 2017 - 18:18

Muitas pessoas acreditam que cachorros adoram correr atrás de entregadores, principalmente carteiros, e de que esses trabalhadores morrem de medo dos cães. Porém, um entregador da empresa UPS (United Parcel Service) está mostrando que isso tudo não passa de lenda.

Doniel Kidd é um entregador que nunca teve problemas com cachorros na hora de fazer as entregas das encomendas. Pelo contrário, ele sempre faz amigos caninos por onde passa.

O amor de Doniel por esses animais e a amizade que todos têm com ele foi flagrado por Staci Burns,

 » Read more about: Entregador para no meio de sua rota para brincar e tirar fotos com cachorros  »

Homem irrita Pit Bull que está preso na coleira e recebe o troco

por Andrezza Oestreicher — publicado 24 jun 2017 - 9:26

Muito se fala que algumas raças em específico são agressivas e violentas e, com isso, o preconceito contra elas também é muito grande.

Antes de colocar a culpa de certas situações em um cachorro falando que ele é violento e agressivo, é necessário entender o que foi que aconteceu de fato, e até como aquele animal vive e foi criado.

 

Um vídeo que está circulando na internet mostra um homem que foi atacado por um Pit Bull onde o animal não teve culpa e estava apenas respondendo ao que ele recebeu primeiro.

 » Read more about: Homem irrita Pit Bull que está preso na coleira e recebe o troco  »

deixe seu comentário:
Siga o Portal do Dog
Últimas notícias

Turistas estão sendo enganados e comendo carne de cachorro sem saber em Bali

por Andrezza Oestreicher — publicado 26 jun 2017 - 9:23

Bali, a ilha mais desenvolvida da Indonésia, é um destino que atrai todos os tipos de turistas, desde aqueles que gostam de viagens de luxo quanto os que gostam mais de fazer mochilão.

Apesar de bastante divulgado e visitado, é preciso ter bastante cuidado ao visitar esse destino, pois uma investigação revelou que diversos turistas estão sendo enganados e estão comendo carne de cachorro pensando ser frango.

Vendedores ambulantes e restaurantes estão vendendo carne de cachorro para turistas como se fosse frango. (Foto: Reprodução / Independent UK / Animals Australia)

Uma organização de proteção animal chamada Animals Australia conduziu recentemente uma investigação para averiguar essa questão e descobriu que todos os dias cachorros são mortos, muitas vezes brutalmente, para serem vendidos como carne aos turistas.

Tanto cães de rua como cachorros de estimação são levados pelos responsáveis por esse comércio ilegal. Eles são colocados ainda vivos em caixas de bambu ou sacos plásticos de arroz, com suas bocas a patas amarradas, enquanto esperam, desesperados, o momento do abate.

De acordo com a organização, os animais chegam a ficar nessas condições por dias, sem água e comida, e são abatidos na frente de todos os outros cachorros.

Infelizmente, esse comércio ilegal em Bali está crescendo a cada ano e já chega a matar mais cães do que o festival de carne de cachorro de Yulin, China.

Muitos turistas estão sendo enganados em Bali. (Foto: Reprodução / Independent UK / Animals Australia)

De acordo com a investigação, os vendedores de rua são os mais propensos a vender carne de cachorro como se fosse frango, porém 70 restaurantes em Bali também foram pegos vendendo carne de cachorro.

A carne é vendida como “sate”, palavra usada pelos vendedores. Os turistas entendem aquilo como frango e ninguém explica que a carne é, na verdade, de cachorro.

A principal indicação que um estabelecimento vende carne de cachorro é quando ele apresenta as RW.

Ainda de acordo com a organização, a indústria da carne de cachorro em Bali é completamente desregulada e alguns chegam a ser envenenados para serem abatidos. Além disso, os animais são capturados e mantidos de forma bastante brutal.

Os cães são capturados e abatidos de forma covarde e brutal. (Foto: Reprodução / Independent UK / Animals Australia)

Além da crueldade animal, o consumo da carne de cachorro pode trazer graves consequências para os humanos, principalmente por não sabermos os venenos que são usados nestes animais.

Algumas pessoas e organizações estão lutando contra a crueldade animal e o comércio de carne de cachorro em Bali, entre elas uma associação chamada Balinese Animal Welfare Association, porém é preciso a ajuda de todos e muita atenção dos turistas para que essa situação acabe.

Fonte: Independent UK

Entregador para no meio de sua rota para brincar e tirar fotos com cachorros

por Andrezza Oestreicher — publicado 24 jun 2017 - 18:18

Muitas pessoas acreditam que cachorros adoram correr atrás de entregadores, principalmente carteiros, e de que esses trabalhadores morrem de medo dos cães. Porém, um entregador da empresa UPS (United Parcel Service) está mostrando que isso tudo não passa de lenda.

Doniel Kidd é um entregador que nunca teve problemas com cachorros na hora de fazer as entregas das encomendas. Pelo contrário, ele sempre faz amigos caninos por onde passa.

Entregador brincou com os cães e ainda bateu fotos com eles. (Foto: Reprodução / Daily Mail UK / Facebook Staci Speer Burns)

O amor de Doniel por esses animais e a amizade que todos têm com ele foi flagrado por Staci Burns, uma mulher que mora Atenas, na Louisiana, bem em uma área que faz parte da rota do entregador.

Sabendo dessa amizade entre seus cachorros, Reba, Buster e Jade, e Doniel, a mulher resolveu observar e filmar a interação entre eles.

O entregador simplesmente foi até a calçada de sua casa, sentou no chão junto com os cães e começou a bater fotos com eles. Um dos cachorros veio de longe para ficar pertinho do homem e ainda lhe deu beijos.

O homem ainda ganhou beijos de um dos cachorros. (Foto: Reprodução / Daily Mail UK / Facebook Staci Speer Burns)

Publicado por Staci em suas redes sociais, o vídeo teve mais de um milhão de visualizações e mais de 14 mil compartilhamentos em poucos dias.

De acordo com a mulher, que chamou Doniel de “o melhor homem da UPS no planeta”, o entregador tem muitos amigos cachorros em sua rota e sempre tira um tempinho para brincar com ele.

Definitivamente, Doniel é sim o melhor entregador do mundo.

(Vídeo: Reprodução / Daily Mail UK)

Definitivamente, Doniel é sim o melhor entregador do mundo.

Fonte: Daily Mail UK / Huffpost