Origem e significados de expressões e termos populares que envolvem cachorros

12 Curiosidades sobre termos e ditados populares que envolvem cachorros

por Samantha Kelly — publicado 19 out 2014 - 21:59

Cão – Demônio

A figura do demônio já foi representada por diversos animais ao longo da história e nas mais diferentes civilizações. O cachorro foi vítima dessa “demonização”, geralmente uma maneira da Igreja Católica de transformar crenças de outras religiões em negativas.

Acredita-se que o cachorro sendo referência ao demônio venha do Cérbero. Com origem na mitologia grega, o Cérbero seria um cachorro com múltiplas cabeças que guardava a entrada do inferno.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Mato sem cachorro

Na época das caçadas, o caçador que entrava no mato sem a ajuda de seu cachorro estava no mínimo em apuros. E foi dessa dificuldade que a expressão surgiu, geralmente indicando que determinada situação é um desperdício.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Ele é um cachorro/ Ela é uma cadela (pejorativo)

O estado que muitos cães machos ficam quando uma cadela está no cio, desesperados por uma chance de estenderem sua linhagem, é a mais provavel origem para a expressão. No caso, o homem cachorro seria aquele que não pode ver uma mulher que age quase de maneira irracional.

Quando se referem à muher como uma cadela, quer dizer que ela agiria igual a uma cadela no cio, que procura um cachorro para acasalar.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Cão ladra mas não morde

A expressão é usada para aqueles que falam muito, mas na hora de agir, nada fazem. Esse seria um cão que estaria tão preocupado em latir que ao chegar o momento de agir, não morde.

Claro que na prática e no mundo canino, essa expressão não tem sentido. Cachorros que latem também mordem. A indicação para uma possível mordida não está só no tipo do latido, mas principalmente na comunicação corporal do animal.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Quem não tem cão caça com gato

A expressão com o tempo sofreu uma alteração. Na verdade, o certo seria “Quem não tem cão caça como gato”, ou seja, quem não caça com cão, caça sozinho, como um gato.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Cão chupando manga

Na expressão “Cão chupando manga”, o cão é uma representação do demônio chupando manga, ou seja, fazendo careta. O termo significa alguém mais feio que o demônio fazendo careta. Muito comum de ser usada no nordeste brasileiro.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Os cães ladram e a caravana passa

O significado da expressão “Os cães ladram e a caravana passa” é que se deve continuar, independente do quanto os invejosos e as pessoas negativas falem.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Matando cachorro a grito

A expressão é designada para os que estão desesperados, passando por um momento de grande dificuldade. O cão, com audição aguçada, chegaria à óbito ou fugiria com os gritos altíssimos de alguém desesperado, que não teria nenhuma arma para lutar, a não ser sua voz.

Teria origem em uma anedota do século XVI, quando um homem, ao entrar em uma cidade nova, foi atacado por cães ferozes, e ao tentar arrancar uma pedra no chão para se defender, exclamou:  “Maldita cidade esta, em que os cães estão soltos e as pedras estão presas!”

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Brigar como cão e gato

A suposta briga entra cães e gatos, eternizada pela cultura popular através de filmes e programas de televisão, virou até expressão popular para designar duas pessoas que não param de brigar, porém, na prática, ela não não passa de um mito.

A origem provável diz respeito ao instinto de caça dos cães que, antes de domesticados, necessitavam caçar para sobreviver. Os gatos, ao encontrarem cães, estes não fazendo parte de seu território natural, se sentem ameaçados e se arrepiam, entrando rapidamente em modo de defesa e saindo correndo para longe. Essa reação dos felinos estimularia o comportamento dos cães de caçadores e uma perseguição seria o próximo passo mais lógico.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Vida de cão

Quem leva uma vida de cão, levaria uma vida cheia de dificuldades. Essa expressão parece ter uma ligação com a vida cheia de trabalho que os cães levavam, sempre servindo ao seu dono.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Bom pra cachorro

Bom para cachorro (também poderia ser “bom para burro”), significa algo extremamente bom. Segundo um texto de Sérgio Rodrigues, a origem estaria na cultura rural brasileira nos momentos de fartura de comida, com a expressão se desdobrando para “comida que sobrou para cachorro comer” ou “comida que sobrou para burro comer”.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Não se ensina um truque novo a cachorro velho

A origem do ditado estaria em um tratado sobre sobre criação de animais domésticos, escrito em 1523 pelo inglês de nome Fitzherbert.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Turistas estão sendo enganados e comendo carne de cachorro sem saber em Bali

por Andrezza Oestreicher — publicado 26 jun 2017 - 9:23

Bali, a ilha mais desenvolvida da Indonésia, é um destino que atrai todos os tipos de turistas, desde aqueles que gostam de viagens de luxo quanto os que gostam mais de fazer mochilão.

Apesar de bastante divulgado e visitado, é preciso ter bastante cuidado ao visitar esse destino, pois uma investigação revelou que diversos turistas estão sendo enganados e estão comendo carne de cachorro pensando ser frango.

Uma organização de proteção animal chamada Animals Australia conduziu recentemente uma investigação para averiguar essa questão e descobriu que todos os dias cachorros são mortos,

 » Read more about: Turistas estão sendo enganados e comendo carne de cachorro sem saber em Bali  »

Entregador para no meio de sua rota para brincar e tirar fotos com cachorros

por Andrezza Oestreicher — publicado 24 jun 2017 - 18:18

Muitas pessoas acreditam que cachorros adoram correr atrás de entregadores, principalmente carteiros, e de que esses trabalhadores morrem de medo dos cães. Porém, um entregador da empresa UPS (United Parcel Service) está mostrando que isso tudo não passa de lenda.

Doniel Kidd é um entregador que nunca teve problemas com cachorros na hora de fazer as entregas das encomendas. Pelo contrário, ele sempre faz amigos caninos por onde passa.

O amor de Doniel por esses animais e a amizade que todos têm com ele foi flagrado por Staci Burns,

 » Read more about: Entregador para no meio de sua rota para brincar e tirar fotos com cachorros  »

Homem irrita Pit Bull que está preso na coleira e recebe o troco

por Andrezza Oestreicher — publicado 24 jun 2017 - 9:26

Muito se fala que algumas raças em específico são agressivas e violentas e, com isso, o preconceito contra elas também é muito grande.

Antes de colocar a culpa de certas situações em um cachorro falando que ele é violento e agressivo, é necessário entender o que foi que aconteceu de fato, e até como aquele animal vive e foi criado.

 

Um vídeo que está circulando na internet mostra um homem que foi atacado por um Pit Bull onde o animal não teve culpa e estava apenas respondendo ao que ele recebeu primeiro.

 » Read more about: Homem irrita Pit Bull que está preso na coleira e recebe o troco  »

deixe seu comentário:
Siga o Portal do Dog
Últimas notícias

Turistas estão sendo enganados e comendo carne de cachorro sem saber em Bali

por Andrezza Oestreicher — publicado 26 jun 2017 - 9:23

Bali, a ilha mais desenvolvida da Indonésia, é um destino que atrai todos os tipos de turistas, desde aqueles que gostam de viagens de luxo quanto os que gostam mais de fazer mochilão.

Apesar de bastante divulgado e visitado, é preciso ter bastante cuidado ao visitar esse destino, pois uma investigação revelou que diversos turistas estão sendo enganados e estão comendo carne de cachorro pensando ser frango.

Vendedores ambulantes e restaurantes estão vendendo carne de cachorro para turistas como se fosse frango. (Foto: Reprodução / Independent UK / Animals Australia)

Uma organização de proteção animal chamada Animals Australia conduziu recentemente uma investigação para averiguar essa questão e descobriu que todos os dias cachorros são mortos, muitas vezes brutalmente, para serem vendidos como carne aos turistas.

Tanto cães de rua como cachorros de estimação são levados pelos responsáveis por esse comércio ilegal. Eles são colocados ainda vivos em caixas de bambu ou sacos plásticos de arroz, com suas bocas a patas amarradas, enquanto esperam, desesperados, o momento do abate.

De acordo com a organização, os animais chegam a ficar nessas condições por dias, sem água e comida, e são abatidos na frente de todos os outros cachorros.

Infelizmente, esse comércio ilegal em Bali está crescendo a cada ano e já chega a matar mais cães do que o festival de carne de cachorro de Yulin, China.

Muitos turistas estão sendo enganados em Bali. (Foto: Reprodução / Independent UK / Animals Australia)

De acordo com a investigação, os vendedores de rua são os mais propensos a vender carne de cachorro como se fosse frango, porém 70 restaurantes em Bali também foram pegos vendendo carne de cachorro.

A carne é vendida como “sate”, palavra usada pelos vendedores. Os turistas entendem aquilo como frango e ninguém explica que a carne é, na verdade, de cachorro.

A principal indicação que um estabelecimento vende carne de cachorro é quando ele apresenta as RW.

Ainda de acordo com a organização, a indústria da carne de cachorro em Bali é completamente desregulada e alguns chegam a ser envenenados para serem abatidos. Além disso, os animais são capturados e mantidos de forma bastante brutal.

Os cães são capturados e abatidos de forma covarde e brutal. (Foto: Reprodução / Independent UK / Animals Australia)

Além da crueldade animal, o consumo da carne de cachorro pode trazer graves consequências para os humanos, principalmente por não sabermos os venenos que são usados nestes animais.

Algumas pessoas e organizações estão lutando contra a crueldade animal e o comércio de carne de cachorro em Bali, entre elas uma associação chamada Balinese Animal Welfare Association, porém é preciso a ajuda de todos e muita atenção dos turistas para que essa situação acabe.

Fonte: Independent UK

Entregador para no meio de sua rota para brincar e tirar fotos com cachorros

por Andrezza Oestreicher — publicado 24 jun 2017 - 18:18

Muitas pessoas acreditam que cachorros adoram correr atrás de entregadores, principalmente carteiros, e de que esses trabalhadores morrem de medo dos cães. Porém, um entregador da empresa UPS (United Parcel Service) está mostrando que isso tudo não passa de lenda.

Doniel Kidd é um entregador que nunca teve problemas com cachorros na hora de fazer as entregas das encomendas. Pelo contrário, ele sempre faz amigos caninos por onde passa.

Entregador brincou com os cães e ainda bateu fotos com eles. (Foto: Reprodução / Daily Mail UK / Facebook Staci Speer Burns)

O amor de Doniel por esses animais e a amizade que todos têm com ele foi flagrado por Staci Burns, uma mulher que mora Atenas, na Louisiana, bem em uma área que faz parte da rota do entregador.

Sabendo dessa amizade entre seus cachorros, Reba, Buster e Jade, e Doniel, a mulher resolveu observar e filmar a interação entre eles.

O entregador simplesmente foi até a calçada de sua casa, sentou no chão junto com os cães e começou a bater fotos com eles. Um dos cachorros veio de longe para ficar pertinho do homem e ainda lhe deu beijos.

O homem ainda ganhou beijos de um dos cachorros. (Foto: Reprodução / Daily Mail UK / Facebook Staci Speer Burns)

Publicado por Staci em suas redes sociais, o vídeo teve mais de um milhão de visualizações e mais de 14 mil compartilhamentos em poucos dias.

De acordo com a mulher, que chamou Doniel de “o melhor homem da UPS no planeta”, o entregador tem muitos amigos cachorros em sua rota e sempre tira um tempinho para brincar com ele.

Definitivamente, Doniel é sim o melhor entregador do mundo.

(Vídeo: Reprodução / Daily Mail UK)

Definitivamente, Doniel é sim o melhor entregador do mundo.

Fonte: Daily Mail UK / Huffpost