Caminhada

por Fabio Sakita — publicado 27 ago 2012 - 1:57

A caminhada é muito apreciada pelos pets, principalmente pelos menores, ela é muito importante para o cão se acostumar com outros animais e pessoas. Veja as indicações:
 
– Prefira caminhar no início da manhã ou final da tarde. Seu cão não possui mecanismo de sudorese (cães não suam!) e seu amigão pode ficar muito ofegante e cansado sob temperaturas altas. Além disso, as ‘almofadas’ das patas podem sofrer queimaduras se o chão estiver muito quente.

– Deixe que seu cão urine antes de começar uma caminhada.

– Cães idosos (acima de 7 anos), com problemas de coluna, displasia coxo-femural em grau elevado ou alterações cardíacas, não devem ser submetidos a exercícios físicos intensos.

– Cães obesos devem caminhar para perder peso, mas cansam com mais facilidade. Mas vá num ritmo mais lento no início.

– Você deve ingerir bastante água e seu animal também. Porém, seu amigão deve beber água em pequenas quantidades. A ingestão de grandes quantidades de água, de uma só vez, pode causar torção total ou parcial do estômago dos cães.

– Para que o cão acompanhe seu ritmo, você deve conduzi-lo da maneira correta. Leve-o sempre do seu lado esquerdo e segure a guia com as duas mãos (foto). Não deixe que ele o arraste, pois a má postura não fará bem para a sua coluna.

– Você pode levar o cão com guias extensoras que permitem que ele tenha bastante mobilidade, mas apenas quando ele já estiver acostumado a acompanhá-lo.

– Se perceber que seu cão quer parar por cansaço, respeite o ritmo dele. Deixe que ele descanse e ofereça um pouco de água. Se ele se cansa muito depressa, procure o veterinário.

– Recompense seu cão após a caminha oferecendo um petisco canino ou um brinquedo. Isso o condicionará que ele deve se comportar da melhor maneira para receber seu “pagamento”.
 
Raças apropriadas: Todas
Tempo médio: Máximo de 45 minutos

deixe seu comentário: