Exercícios para cães diabéticos

por Fabio Sakita — publicado 26 nov 2012 - 8:37

Exercícios para cachorros com diabetes. Foto: Reprodução/Google Images.

 

O exercício é uma arma poderosa para manter seu pet saudável, porém com cães diabéticos, é necessário que o dono sempre esteja de olho, já que as atividades físicas afetam o nível de açúcar no sangue do cachorro.

Como o exercício queima as gordurinhas em excesso, esse é um jeito natural e divertido de regular o açúcar. Indicado para prevenção de doenças e para manutenção de um quadro saudável, quando no caso o cão já desenvolveu a doença.

O exercício utiliza energia e em troca é bom para evitar hiperglicemia. O aumento no fluxo sanguíneo durante o exercício melhora a absorção de insulina, ajudando a reduzir ainda mais os níveis de glicose no sangue.

É indicado fazer exercícios de forma consistente, todos os dias, na mesma hora e com o mesmo nível de atividade para não puxar muito do animal.

Excesso de exercício pode levar a um baixíssimo nível de açúcar no sangue, privando o cérebro de energia e podendo causar perda de consciência no cão.

É interessante começar o exercício devagar, sem forçar muito, para que o seu cachorro não comece ofegante.

Caminhadas e aulas de natação são recomendados para cães com diabetes.

Se no meio do exercício os níveis de açúcar caírem, leve um xarope e passe nas gengivas dele para estabilizar.

Converse com o seu veterinário para desenvolver um programa de exercícios e a intensidade, baseado no estágio da doença, idade e condição atual.

deixe seu comentário: