Veterinários orientam quais cuidados ter com animais de estimação de idade avançada

por Samantha Kelly — publicado 21 set 2012 - 13:08

Veterinários orientam quais cuidados ter com animais de estimação de idade avançada.

O cão Pusuke chegou aos 26 anos e nove meses de vida, o equivalente a 125 anos de um ser humano. Da raça shiba inu, ele era o cachorro mais velho que havia no mundo, morava no Japão, em Sakura, a 70 quilômetros de Tóquio. De acordo com a dona, na segunda-feira, Pusuke estava com dificuldade para respirar, mas, no dia anterior, fez o de costume: ele se alimentou bem, de forma equilibrada e se exercitou em um passeio pela vizinhança.

E no Brasil, como os cães de idade avançada estão sendo cuidados? O cão Beethoven tem 15 anos, idade equivalente a de um senhor de 75 anos. “Ele é acostumado a caminhar. Mesmo nos dias de chuva, se não sair, é choro”, conta o empresário Edgar Scarpinelli.

Segundo dados de um hospital veterinário de São Paulo, que existe há 40 anos e é particular, a expectativa de vida dos nossos cachorros tem aumentado. “Dez anos atrás a gente observava animais de porte pequeno chegando a 10 ou 12 anos. Hoje, chega a 18 ou 19 anos, até com uma certa facilidade. E animais de porte grande, que viviam 7 ou 8 anos, hoje vivem 10 ou 12 anos”, afirma o veterinário Márcio Marcondes dos Santos.

A vira-lata Lilica já superou e muito as estatísticas. Ela tem 22 anos. “É como se ela tivesse uns 97 ou 98 anos”, revela Regina Célia Pizani, dona da Lililca.

Também já se foi o tempo em que a yorkshire Tauane brincava o dia todo pelas escadas, sem sentir nenhum cansaço. Foi preciso até montar uma caixinha de remédios para ela. “Tem pro coração, tem remédio pra pressão alta, tem remédio pro colesterol. Eu queria que ela vivesse mais uns 20 anos”, declara Sandra Sactignon, dona de Tauane.

Hospitais veterinários de universidades e organizações não governamentais oferecem tratamento de graça, mas, para que os cães vivam mais, o melhor caminho mesmo é a prevenção.

Os veterinários indicam as rações prontas, mas é possível dar uma alimentação balanceada com o que se tem em casa. “Arroz com vetetais e até com legumes você pode fazer, cozidos no vapor também. Pode misturar com pedaço de carne e frango, mas deve- se sempre evitar temperos e o sal”, aponta a veterinária Danielle Ausgusto.

Quanto aos alimentos proibidos, a dieta para os cães velhinhos se parece muito com a nossa. Doces, pães, massas e alimentos embutidos, como salsicha, devem ser evitados. E o exemplo do cachorro Pusuke que morreu esta semana e sempre fez exercícios físicos tem mesmo que ser seguido.

Uma dica para que o cão tenha uma vida mais longa e saudável são 30 minutos de caminhadas todos os dias. Esta rotina pode trazer benefícios também para os donos. Estava em busca de um estímulo para entrar em forma deste verão? Muitos pedestres afirmam que a ativdade fica mais prazerosa com eles. Só não vale deixar o cão com sede ou debaixo de sol forte.”Com o animal mais novo, a gente pode estar andando com uma frequência maior. Os animais mais velhos devem evitar degraus, para evitar sobrecarga nas articulações”, comenta a veterinária Danielle Augusto.

 

Fonte: Fantástico

Cachorro adota nove patinhos filhotes e se torna um ótimo papai para os pequenos órfãos

por Andrezza Oestreicher — publicado 23 maio 2018 - 20:05

Cachorros costumam se dar muito bem com animais de diferentes espécies e fazer uma incrível amizade e dar amor para muitos bichinhos. O fofo cãozinho Fred, um Labrador de 10 anos de idade, mostra bem isso.

Fred mora no Mountfitchet Castle, um castelo que foi todo reconstruído em madeira como o seu original, de 1066, e hoje funciona como local de visitação onde se conhecer um pouco da sua história, localizado em Essex,

 » Read more about: Cachorro adota nove patinhos filhotes e se torna um ótimo papai para os pequenos órfãos  »

Seis dias depois de cair em ribanceira, cachorro é resgatado por bombeiros

por Andrezza Oestreicher — publicado 23 maio 2018 - 14:22

Mais uma vez bombeiros foram os grandes heróis na vida de um cachorrinho que precisava há dias de uma ajuda mais especializada.

O cãozinho tinha caído de uma ribanceira e estava preso há seis dias em uma área de mata localizada em Ituporanga, um município de Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros foi chamado para fazer as buscas e o resgate do animal, pois ele estava em uma local onde o acesso era bastante complicado.

 » Read more about: Seis dias depois de cair em ribanceira, cachorro é resgatado por bombeiros  »

Senhor com doença terminal tem como último desejo ver seu cachorro mais uma vez

por Andrezza Oestreicher — publicado 22 maio 2018 - 20:23

O cãozinho Shep, um fofo Border Collie, e seu tutor, um senhor chamado Peter Robson eram melhores amigos e muito apegados um ao outro desde que o peludo entrou na vida do homem.

Shep foi um presente dado para Peter por sua família logo após sua esposa falecer. Com a chegada do cachorro, o homem voltou a sorrir. Os dois se tornaram grandes companheiros e viveram juntos por oito anos. Até que Peter ficou bastante doente e precisou ser internado.

 » Read more about: Senhor com doença terminal tem como último desejo ver seu cachorro mais uma vez  »

deixe seu comentário:
Siga o Portal do Dog
Últimas notícias

Cachorro adota nove patinhos filhotes e se torna um ótimo papai para os pequenos órfãos

por Andrezza Oestreicher — publicado 23 maio 2018 - 20:05

Cachorros costumam se dar muito bem com animais de diferentes espécies e fazer uma incrível amizade e dar amor para muitos bichinhos. O fofo cãozinho Fred, um Labrador de 10 anos de idade, mostra bem isso.

Fred mora no Mountfitchet Castle, um castelo que foi todo reconstruído em madeira como o seu original, de 1066, e hoje funciona como local de visitação onde se conhecer um pouco da sua história, localizado em Essex, na Inglaterra. Por lá, vivem outros animais junto com Fred.

Os funcionários do lugar ficaram bastante preocupados quando viram os mais novos visitantes que passeavam pelo local, eram nove filhotes de pato que estavam sem a sua mamãe. A equipe do castelo procurou bastante, mas a pata mãe não foi encontrada. Os patinhos eram órfãos.

Foi aí que Fred, mascote do castelo, resolveu ele mesmo dar um jeito na situação. O cachorro simplesmente adotou os nove patinhos e passou a cuidar, com muita calma e tranquilidade, de todos eles.

Os patinhos também parecem ter se dado muito bem com o cão e estão adorando ficar com o grande peludo. “Os patinhos o adoram e ele agora é um pai que fica em casa cuidando dos nove patinhos. Eles estão ficando muito travessos, até pegando carona nas costas dele e seguindo Fred até a água para nadar no fosso do castelo”, informou a equipe do castelo através de um comunicado.

Quando estiverem maiores e não precisarem mais de uma babá ou de um pai adotivo, os patos serão bem-vindos a permanecer no castelo, que abriga diversos outros animais, muitos deles até resgatados.

Impossível não se derreter com esse fofo cachorrão cuidando dos pequenos patinhos.

Fonte: BuzzFeed

Seis dias depois de cair em ribanceira, cachorro é resgatado por bombeiros

por Andrezza Oestreicher — publicado 23 maio 2018 - 14:22

Mais uma vez bombeiros foram os grandes heróis na vida de um cachorrinho que precisava há dias de uma ajuda mais especializada.

O cãozinho tinha caído de uma ribanceira e estava preso há seis dias em uma área de mata localizada em Ituporanga, um município de Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros foi chamado para fazer as buscas e o resgate do animal, pois ele estava em uma local onde o acesso era bastante complicado.

Três bombeiros encontraram e salvaram um cãozinho que estava há dias preso em uma rocha. (Foto: Reprodução / Facebook Corpo de Bombeiros Militar de Ituporanga)

Os socorristas começaram a procurar o cão no domingo, dia 20 de maio, mas só conseguiram encontrá-lo no dia seguinte. O animal estava a aproximadamente 50 metros do pico do penhasco, e para conseguirem realizar o resgate os bombeiros precisaram fazer um rapel no meio da mata.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o cachorro foi encontrado em uma fenda de uma rocha. Ele estava bastante assustado, debilitado e muito fraco, pois estava há seis dias sem comer e beber água.

O resgate foi bastante complicado e os bombeiros precisaram fazer um rapel para chegar até o animal. (Foto: Reprodução / Facebook Corpo de Bombeiros Militar de Ituporanga)

Os bombeiros utilizaram diversos equipamentos de segurança para fazer o rapel e, com muito cuidado, resgatar o cãozinho.

Os responsáveis pelo resgate do animal publicaram um vídeo mostrando como tudo aconteceu e também mostraram o cachorro bem e se alimentando após o salvamento.

🚒 🐕 🐕 🚒.Trechos do vídeo do resgate do cão que havia caído em ribanceira. Ele estava a 50 metros do ponto de ancoragem em uma fenda. Foi resgatado com sucesso pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Ituporanga 💪🏻 🐕 ..#cbmsc #cbmituporanga #firedepartment #bombeirosdomundo #ituporanga #cbmscoficial #imbuia #eucurtocbmsc #rescue #bombeiros #chiefmiller #bombeiro @portalg1 #firefighter #floripa #chapeco #resgate #pompiers #bomberos #dog #cachorro #florianopolis #мчсроссии #blumenau #santacatarina #sapeurspompiers @cbmscoficial @redeglobo @recordtvoficial @band #riodosul #thedodo

Posted by Corpo de Bombeiros Militar de Ituporanga on Tuesday, May 22, 2018

Quando os bombeiros viram que o cãozinho estava realmente bem, o pet foi devolvido para os tutores.

Fonte: Folhapress