10 Sintomas comuns de doenças em cães

Como os cachorros não conseguem falar, é importante ficar atento a qualquer sinal de doença.

por Karina Sakita — publicado 5 ago 2014 - 10:41

Os cachorros não sabem falar, mas geralmente percebemos quando tem algo de diferente com nosso companheiro de quatro patas. Entretanto, nem sempre damos a atenção necessária a qualquer mudança de comportamento do nosso cão.

 

Qualquer mudança de seu cão deve ser investigada. (Foto: Reprodução / Pawnation)

Qualquer mudança de seu cão deve ser investigada. (Foto: Reprodução / Pawnation)

 

Alguns sinais podem indicar que seu cachorro está doente, por isso é preciso ficar atento. Se o cão apresentar qualquer um desses sintomas, procure um veterinário:

 

  1.  Orelhas fedidas e com coceira – As orelhas dos cachorros nunca devem estar fedidas. Se sentir um cheiro ruim vindo das orelhas do seu cão e ele estiver coçando essa região excessivamente, pode significar diversos problemas. Pode ser simplesmente sujeira, nada que uma boa limpeza não resolva. Mas também pode ser um problema mais sério, como uma infecção.
  2. Coceira no traseiro – Ver um cachorro arrastando o bumbum no chão e girando pode ser engraçado, mas na verdade significa que tem algo errado com suas glândulas anais. Todo cachorro tem duas pequenas glândulas anais, que podem ficar inflamadas. Se notar esse comportamento no seu cão, é bom leva-lo ao veterinário para verificar se está com algum problema.
  3. Incontinência – Ocorre quando o cachorro perde o controle sobre sua bexiga ou intestino. É um sintoma que deve ser levado a sério, porque pode significar inúmeros problemas, somente um veterinário poderá descobrir do que se trata.
  4. Mau hálito – Acredite, seu cachorro não deve ter bafo. O mau hálito em cachorros é causado por um acúmulo de bactérias na boca e no estômago. Também pode ser resultado de problemas nos dentes ou na gengiva. Se o mau hálito do seu cão persistir ou aparecer de repente, consulte um veterinário.
  5. Tosse – Se seu cachorro apresentar uma tosse seca pode ser sinal de inflamação ou infecção na laringe ou traqueia.
deixe seu comentário: