7 Curiosidades sobre as orelhas dos cachorros

Você vai se surpreender com as funções e habilidades do ouvido dos cães!

por Karina Sakita — publicado 12 jul 2016 - 20:37

(Foto: Reprodução / I Heart Dog)

(Foto: Reprodução / I Heart Dog)

As orelhas dos cães são bem diferentes das nossas. E não é apenas o formato que muda, as funções e as habilidades também!

Veja 7 curiosidades sobre as orelhas dos cachorros:

 

  1. Os cães têm cerca de 18 músculo em cada orelha – O número exato depende de cada raça. É por causa desse grande número de músculos que os cachorros conseguem girar, inclinar, levantar ou abaixar as orelhas. Além disso, eles também são capazes de movimentar cada orelha individualmente.
  2. Os cachorros conseguem escutar 4 vezes melhor do que os humanos – A audição canina é surpreendente. Os cães conseguem escutar sons imperceptíveis aos nossos ouvidos, como frequências de eletrônicos.
  3. Quando um cachorro inclina a cabeça, pode ser por causa da audição – Por mais que esse hábito não tenha sido completamente desvendado, existe uma teoria de que os cães inclinam a cabeça para escutar melhor ou descobrir de onde vem o som.
  4. As orelhas são um grande indicativo para desvendar a linguagem corporal canina – Quando um cachorro levanta as orelhas, significa que está em alerta. Se fica levantando e abaixando as orelhas, pode indicar agressividade. Orelhas para trás são um sinal de que ele está amigável.
  5. O canal auditivo canino tem o formato de um L – Esse é um dos motivos que fazem os cães serem suscetíveis a ter infecções no ouvido, porque esse formato facilita o acúmulo de sujeira e bactérias. Por isso, é importante limpar as orelhas do seu cachorro regularmente. Veja como fazer essa limpeza clicando aqui.
  6. Os cães nascem surdos – Os canais auditivos caninos ficam fechados nas primeiras duas semanas de vida, depois é que eles começam a ouvir.
  7. Existem cerca de 12 formatos diferentes de orelhas de cachorro: das pequenas e eretas (como é o caso do Pastor Alemão) até as longas e penduradas (como o Beagle e o Basset Hound), são muitas as variedades entre as raças.

 

Existem diversos formatos de orelhas caninas. (Foto: Reprodução / I Heart Dog)

Existem diversos formatos de orelhas caninas. (Foto: Reprodução / I Heart Dog)

 

Fonte: I Heart Dogs

deixe seu comentário: