thumbnail 1 summary

Ama animais? Saiba 15 maneiras de como você pode ajudá-los

O que muitos desconhecem é que há muitas formas de ajudar. O único elemento necessário é boa vontade e comprometimento.

Escrito por Samantha Kelly
Jornalista do Portal do Dog

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

São muitas as pessoas que dizem que amam animais, que adorariam fazer alguma coisa, porém, não fazem nada para ajudá-los. As desculpas vão desde os que dizem que não têm dinheiro aos que não têm tempo.

O que talvez desconheçam, é que há muitas formas de ajudar. O único elemento necessário é boa vontade e comprometimento.

Por isso, listamos 15 maneiras que você pode ser mais ativo e influenciar positivamente a vida dos animais.

 

1- Adote

Está aberto a ter um novo companheiro? Adote, dê uma chance de uma vida melhor para um animal que está perfeito, só a espera de um lar

2- Não compre de Puppy Mills

Se decidir comprar um animal, investigue sua origem e nunca compre de um criador que não trata bem seus animais e não garante o bem estar dos animais em sua responsabilidade.

3- Não coloque seus animais para procriar indiscriminadamente

Colocar seu animal para procriar, sem estar preparado para arcar com o trabalho e despesas financeiras, de ser responsável pela vida dos filhotes, caso ninguém os adote ou compre, é jogar aqueles filhotes a própria sorte no mundo.

4- Não tenha preconceito com SRDs

Os Sem Raça Definida (SRS) têm sem brilho. Veja a beleza e o companheirismo que vão além dos padrões de pedrigree.

5- Resgate

Viu um animal na rua? Ajude-o! A sua ação mudará completamente a vida daquele ser.

6- Ofereça lar temporário

Muitas ONGs não têm o espaço ou contingente humano para cuidar de todos os animais que são resgatados. Abra as portas de suas casa para um animal, preparando-o para a nova família, enquanto ele não é adotado permanentemente.

7- Pratique a posse responsável

Seja um bom tutor e garanta que seu animal tenha uma vida digna, com amor e saúde. O bem estar do seu cachorro é de sua responsabilidade.

8- Auxilie uma ONG financeiramente

Muitas ONGs fazem um belo trabalho no resgate de animais, porém, sem auxílio financeiro do poder público, os protetores sofrem para garantir que os animais tenham os cuidados necessários e suas necessidades básicas supridas,. Uma ajuda financeira, de preferência um compromisso mensal, mesmo que pequena, representa muito.

9- Compre os produtos de uma ONG

Uma das maneiras que ONGs conseguem custear parte de seu trabalho é vendendo produtos.

10- Auxilie uma ONG com trabalho físico e presencial

Há diversos exemplos de como você pode auxiliar o trabalho de uma ONG presencialmente: Participe de mutirões de limpeza, de construção de novos canis, seja voluntário em feiras, etc.

11- Conscientize e dissemine informações importantes

Se mantenha informado e garanta que as informações e conteúdo que você adquiriu sejam disseminados. Quanto mais pessoas atingir, mais chances desse conhecimento ajudar animais e pessoas.

12- Utilize de seu trabalho/talento para mudar vidas

É artista? Se inspire e faça um projeto que conscientiza. Jornalista? Que tal utilizar de suas palavras e veículos para tocar mais pessoas. Trabalha com o poder público? Lute pelo direito dos animais com leis e projetos. Trabalha em uma empresa que possui projetos sociais? Utilize essa possibilidade para ajudar alguma ONG ou projeto voltado aos animais.

13- Apoie empresas que se importam com os animais

Várias empresas são conscientes e realizam um trabalho especial com os animais. Apoie o trabalho e deixe claro que eles fazem a diferença.

14- Cobre do poder público

O governo é teoricamente responsável por cuidar dos animais de nosso país. Cobre que os projetos de leis, há tanto tempo engavetados, sejam aprovados, e fique de olho para que eles sejam implementados.

15- Não permita o abuso animal 

Se você presenciou o abuso animal, denuncie, a lei está ao seu lado. Abuso animal é crime no Brasil.

Notou um comportamento estranho por parte de algum conhecido com o pet dele? Não fique calado e tente explicar que aquilo é errado. Não seja omisso com o sofrimento do outro.

 


  • Compartilhe


  • Receba as notícias do
    Portal do Dog no seu email!
    É gratuito!

    Deixe seu comentário
    • Stephanie Salerno

      gostaria de links de ong confiaveis!

    • Stephanie Salinas

      Isso aí é amar animais? Isso nem amar cachorro é.
      NUNCA compre animais, eles não são mercadoria! Vc também é um animal -caso tenha esquecido- acredito que não gostaria de ser comercializada.
      E se ama animais devia ter nessa listinha se tornar VEGANO! Amar animais e comer um animal assassinado e esquartejado ou se preferir BIFE no almoço não é lá a minha definição de amor. Nem tomar o leite que era do bezerro, comer ovo de galinhas exploradas, usar produtos testados em animais… Nada disso é amar animais. Era isso que devia estar aí. Não essa palhaçada hipócrita que cachorreiras fazem e se sentem as grandes defensoras de animais sendo que mal protegem cães e gatos.
      Título hipócrita pra um texto ridículo.

    • Rosemeire.jose

      BOA TARDE ,GOSTARIA DE SABER PORQUE ? PORQUE TUDO PARA PET É MUITO CARO ,ALIMENTOS ,REMÉDIOS ATENDIMENTOS ,E ATE AS ROUPINHAS SÃO TUDO UM PREÇO ABSURDO ,FICA MUITO DIFICIO .MUITOS ATÉ TEM BA VONTADE ,MAS QUANDO CHEGA A VER AS REALIDADE DESISTE ,EU POR EXPLO SEMPRE TIVE ANIMAIS ,E NUNCA VI ACONTECER O QUE ACONTECEU DESTA VEZ, EU VACINEI A MINHA , COMO MANDA POREM ,NUNCA VI FALAR QUE TINHA VACINAS ESPECIAS ,E QUE NÃO TERIA BOMS RESULTADO COM AS VACINAS NACIONAIS POR TANTO, LEVEI A MINHA EM UM PET CHOP PARA VER O OUVIDO E LÁ HAVIA UM POBLESINHO COM A CINOMOSE E O LOCAL NÃO ERA O QUE EU ESPERAVA ATÉ PORQUE EU NÃO CONHECIA ESTA DOENÇA ,2 DIAS QUE HAVIA SE PASSADO PERCEBI QUE A MINHA ESTA PIOR DO QUE EU LEVEI IMEDIATO ,DI VOLTA AO PET E FOI FEITO EXMES E CONSTATOU QUE ESTAVA INFECTADA COM A MESMA DOENÇA ,DO SEU AMIGUINHO ,FICOU AI UMA PERGUNTA QUEM EU VOU FAZER NÃO QUERO PERDER POIS AMO MUITO ,E A VETERINÁRIA DISSE UMA SÓ PALAVRA [ VAMOS TER QUE SACRIFICAR ] EU RESPONDI JAMAIS VOCÊS NÃO CUIDARÃO DO AMBIENTE EU QUERO OS CUIDADOS NECESSARIO PARA ESTE CASO ,ME RESPONDEU NÃO TEM . DINOVO EU SAIR FURIOSA E FUI BUSCAR AJUDA EM OUTRO , COM A GRAÇA DE DEUS E A AJUDA DE D THIAGO NOS ESTAMOS BEM E ESTA SE RECUPERANDO BEM JÁ ESTA DANDO OS PRIMEIROS PASSOS COM APENAS 1MES E 6 DIAS OS VETERINARIOS DEVERIA EXPLICAR MELHOR SOBRE ESTAS DOENÇAS E NÃO FASER ALTANASIA , E DEVEM COLOCAR OS VALORES MAS AQUICESSIVEL PARA CONSEGUIR TER NOSSOS BICHOS DE BOA QUALIDADE DE VIDA E COM SEUS CUIDADOS