Cachorros conseguem secar 70% do corpo em frações de segundo

por Samantha Kelly — publicado 20 ago 2012 - 8:00

Cachorros conseguem secar 70% do corpo em frações de segundo.

 

Cães molhados podem se secar em milisegundos. Segundo estudo do Instituto de Tecnologia de Georgia, nos Estados Unidos, mamíferos evaporam 70% de água em frações de segundo. Pesquisadores da instituição coletaram vídeografias de alta velocidade e partículas de peles de diferentes raças de cães para caracterizar as agitações dos bichos.
Durante milhões de anos, os animais têm aperfeiçoado o mecanismo para se secarem rapidamente e, desta forma, evitar a hipotermia. Pêlo molhado faz com que os animais percam o calor rapidamente. Compreender a física da vibração de um cachorro molhado pode ajudar os engenheiros a recriar a frequência de oscilação ideal e usá-la para melhorar a eficiência das máquinas de lavar, secadoras, aparelhos de pintura e outras máquinas.
– Esperamos que os resultados de nossa pesquisa possam contribuir para a tecnologia aproveitar estes recursos eficientes e rápidos de secagem vistos na natureza – diz Andrew Dickerson, estudante de engenharia mecânica que liderou o projeto.
O estudo pode ser importante inclusive para a área de robótica. O rover da Nasa em Marte, por exemplo, já tem o seu poder reduzido devido à acumulação de poeiras eu seus painéis solares.
– No futuro, a auto-secagem pode surgir como um recurso importante para câmeras e outros equipamentos sujeitos a condições de umidade e poeira – afirma David Hu, professor assistente de engenharia mecânica e biologia do instituto.

 

Fonte

deixe seu comentário: