Neste domingo (27) acontece a 2ª edição da Campanha de Prevenção Contra o Câncer de Mama em Cadelas, no parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Organizada pela clínica veterinária Onco Cane, a primeira edição da campanha atendeu mais de 130 cadelas, com 10% delas apresentando algum tipo de manifestação da doença.

Segundo pesquisas recentes, os tumores mamários são, entre todos os tipos de tumores, os mais comumente diagnosticados em cadelas, assim como nos seres humanos.

A campanha presta um maravilhoso serviço ao focar na prevenção da doença, com todas as cadelas podendo passar por um exame de toque realizado por veterinários e ao informar o público através de médicos veterinários e alunos do curso de medicina veterinária sobre a doença e tratamento de câncer de mama na espécie canina.

Os proprietários são alertados sobre a  importância do exame de toque e podem receber treinamento de como apalpar toda a extensão de ambas as cadeias mamárias, com especial atenção à consistência normal do parênquima mamário, à aparência da pele que recobre as mamas, à topografia e o formato dos mamilos.

No caso de cadelas jovens, com até 1 ano de idade, os proprietários são informados sobre os benefícios da castração precoce como método de prevenção da doença.

Em dados gerais em diversas pesquisas feitas fora do  risco de desenvolvimento de tumores mamários em cadelas é de 0,5% em animais castradas antes do primeiro cio; 8% quando a esterilização for realizada após o primeiro cio e de 26% quando esse procedimento é feito após o segundo cio.

Caso sejam detectadas quaisquer alterações como: nódulos, presença de secreção láctea ou hemática proveniente dos mamilos; fibrose ou aderênciada mama à musculatura subjacente ao à pele ou ainda ferimento da pele que recobre as mamas, o proprietário será orientado a procurar um serviço veterinário para diagnóstico e tratamento adequado.

 

Assista o vídeo oficial da campanha com a Dra. Renata Sobral explicando mais sobre o câncer de mama em cadelas.

 

 

Fotos do primeiro evento:

 

Fotos: Divulgação

 

Informações Gerais – 2a CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA EM CADELAS

Quando: 27/10/13 – domingo

Horário: 08h às 18h

Onde: Parque do Ibirapuera – Arena (em frente a ponte de ferro)

Site: http://www.animalsemcancer.com.br/