Nós sabemos que nossos animais de estimação podem desenvolver muitas doenças que os humanos também têm, e entre elas está a obesidade. Muita gente acha que o problema da obesidade é só o estar gordo e acima do peso, porém o problema maior não é a obesidade em si, mas todos os outros problemas de saúde que o sobrepeso pode acarretar.

Assim como nos humanos, os animais que estão obesos, ou seja, muito acima do seu peso ideal, podem vir a apresentar uma série de doenças como câncer, diabetes, artrite, doenças cardíacas, entre outras, e até vir a morrer por conta desse excesso de peso.

A obesidade nos animais está preocupando veterinários. (Foto: Reprodução / Orange Donkey)

A obesidade nos pets está preocupando veterinários. (Foto: Reprodução / Orange Donkey)

O número de animais que estão acima do peso indicado para sua idade, raça e tamanho é cada vez maior e vem preocupando médicos veterinários e organizações que cuidam de animais.

De acordo com dados divulgados essa semana pela principal instituição de caridade veterinária do Reino Unido, o grupo veterinário PDSA, mais de cinco milhões de cães, gatos e coelhos estão vivendo acima do peso só no Reino Unido.

A maior preocupação aqui é a causa deste excesso de peso que está afetando um número cada vez maior de animais. Ainda de acordo com a PDSA, esse alto índice de sobrepeso não tem causa natural e nem é motivado por outras doenças.

A obesidade pode causar diabetes, doenças cardíacas, artrite e outras. (Foto: Reprodução / Orange Donkey)

A obesidade pode causar diabetes, doenças cardíacas, artrite e outras. (Foto: Reprodução / Orange Donkey)

Na grande maioria dos casos, os maiores culpados pelo sobrepeso dos animais são seus próprios tutores, que estão dando para seus animais comidas como fast food, bolos, biscoitos, frituras e até bebidas alcoólicas.

“Além de serem ricos em calorias, alimentos como fast food, bolo, queijo e batatas fritas são ricos em gordura e açúcares, que são ruins para a saúde e os dentes dos nossos animais de estimação”, disse Vicki Larkham-Jones, veterinária do PDSA.

Ainda segundo Vicki Larkham-Jones, alguns tutores admitem que chegam a dar chocolates e até mesmo bebidas alcoólicas para seus animais, itens que são extremamente tóxicos para animais, podendo afetá-los de forma fatal.

A alimentação inaudequada, incluindo bolos, biscoitos e até batata frita, é a grande culpada pela alta nos índices de pets obesos. (Foto: Reprodução / Independent.ie)

A alimentação inaudequada, incluindo bolos, biscoitos e até batata frita, é a grande culpada pela alta nos índices de pets obesos. (Foto: Reprodução / Independent.ie)

A alimentação de nossos animais é uma coisa séria. Se você está querendo trocar a ração por outro tipo de alimento, é essencial conversar com um médico veterinário para que ele possa lhe indicar o que pode ou não ser oferecido para o seu pet.

Antes de se derreter todo com a carinha de pidão que o seu pet faz enquanto você está comendo e acabar dando tudo o que ele quer, tenha sempre em mente que a saúde do animal deve vir em primeiro lugar.

E lembre-se, com cuidado, atenção, exercícios e dieta certa, a obesidade animal pode ser combatida!