O Tribunal de Apelações de Oregon está chamando a atenção por conta de uma decisão considerada cruel em um caso envolvendo animais de estimação. O Tribunal decidiu que os cães de uma propriedade devem ter suas cordas vocais removidas por meio de cirurgia.

O caso foi levado até a justiça através de uma queixa feita por vizinhos de Karen Szewc e John Updegraff, criadores de cachorros da raça Mastim Tibetano, também conhecido como Mastiff Tibetano.

O casal reproduzia cães da raça para utilizá-los como cães de guarda e proteger sua criação de ovelhas de possíveis predadores.

Os vizinhos abriram uma ação judicial contra o casal alegando que os “cães latiam incontrolavelmente por longos períodos de tempo, enquanto os réus estavam longe da residência”.

Vizinhos acionaram a justiça por se sentirem incomodados com latidos excessivos de cães. (Foto: Reprodução / Aimee Green | The Oregonian / OregonLive)

De acordo com Debra e Dale Krein, responsáveis pela ação, eles apresentaram a queixa após conviverem com os incômodos latidos dos cães por 10 anos.

Essa não é a primeira vez que os Kreins entraram na justiça contra os tutores dos animais. Em 2015 eles chegaram a ganhar uma ação e o direito a receber o valor de 238 dólares ao alegar que os latidos haviam afetado sua qualidade de vida, pois o barulho começava por volta das 5 horas da manhã e parentes se recusavam a frequentar a sua residência por conta dos latidos constantes.

Apesar de ganhar o caso, os vizinhos continuaram argumentando que o julgamento não impediria que os cães viessem a latir no futuro. Assim, o juiz Timothy Gerking concordou e ordenou que os cães tivessem suas cordas vocais removidas através de cirurgia, procedimento conhecido também como desvocalização e que é parcialmente proibido em seis Estados do país.

Os cachorros são utilizados como cães de guarda e ajudam a proteger as ovelhas da família. (Foto: Reprodução / Aimee Green | The Oregonian / OregonLive)

O casal de tutores afirma que os seis cães são vitais para o seu negócio, pois são os latidos deles que assusta os possíveis predadores. “Nós não temos os cães para incomodar os vizinhos. Temos os cães para proteger nossas ovelhas”, disse um dos proprietários da Fazenda.

Os tutores dos animais afirmaram ainda que chegaram a fazer o procedimento cirúrgico em um dos cães em 2010 e que a falta de latidos os fez perder cerca de 3 mil dólares após uma raposa invadir o pasto e matar seu gado.

“Estamos apenas chocados”, comentou David Lytle, porta-voz da Oregon Humane Society, sobre o assunto.

Fonte: CBS Chigago / The Washington Post