Arranja briga com cachorros que são o dobro do tamanho dele?

por Samantha Kelly — publicado 18 ago 2012 - 7:30

Filhote x Cachorrão.

Lá está você dando um passeio com seu lindo Chihuahua, quando de repente, ele começa a puxar a coleira – dentes rangendo – tentando atacar o Pastor Alemão no final da rua.

É um comportamento comum entre cães pequenos, mas estranho, se pensar que facilmente um cachorro o dobro do seu pequeno pode facilmente pegá-lo.

 

Porque alguns pequenos antagonizam os grandões
Nesse caso a ofensa é a melhor defesa – ou assim pensam eles, segundo Dr. Sophia Yin, especialista em comportamento animal. “Pequenos cachorros tipicamente acham cachorros maiores assustadores. Eles têm medo de ficarem presos ou de serem empurrados. E quando eles ficam com medo, seu instinto é ficar agressivo.” diz Dr Yin.
Não ajuda o fato de algumas raças pequenas, como os Terriers, tenham uma propensão a reagir por impulso e exagerar na dose quando estão com medo.
Independente do tamanho do cachorro, essa agressividade pode ser contida e até mesmo evitada.

 

Como uma socialização certa pode ajudar
“Os donos deveriam matricular seus filhotes em aulas a partir das 8 semanas. Eles precisam aprender como brincar com outros filhotes em um ambiente controlado e serem chamados quando as coisas começarem a ficar muito animadas.” diz Dr Yin.
Até mesmo se o seu cachorro já é um adulto, nunca é tarde para começar o processo de socialização. “Tente introduzi-lo a dois ou três cachorros bem comportados.” ela diz.
“Se o seu cachorro pula para pegar o biscoitinho, reclama querendo ir passear ou sai correndo para a porta para entrar no carro, então há uma falta de controle de impulsos,”. continua Dr. Yin.
Isso ajuda os cachorros em duas maneiras – eles aprendem a controlar seus instintos impulsivos, e a procurar o dono por orientação quando encontrar um cachorro grande.
O que quer que faça, não puxe a coleira ou grite “não” alto pois só irá aumentar a excitação do cachorro.

 

Fonte

deixe seu comentário: