Boceja quando eu bocejo?

por Samantha Kelly — publicado 8 out 2012 - 12:21

Porque meu cachorro … Boceja quando eu bocejo?

 

Se o seu cachorro já bocejou logo após você ter bocejado, pode ser porque ele sente empatia por você, segundo um novo estudo.

Pode parecer simples, mas o fato desse comportamento ser contagioso é na verdade bem impressionante, levando em consideração que poucos animais o fazem. Bocejar em si já é raro no reino animal, e além de pessoas e cachorros, bocejos contagiosos são observados apenas em babuínos, chimpanzés, e macacos.

Um estudo recente conduzido por pesquisadores da Universidade de Porto, em Portugal, descobriu que cachorros bocejam só de escutar o som de uma pessoa bocejando, sendo uma evidência ainda mais forte que ele sente empatia por nós, humanos.

O time, conduzido pela bióloga comportamentalista Karine Silva, selecionou 29 cachorros que viviam com seus donos por pelo menos 6 meses. Gravações de bocejos dos donos, de uma mulher desconhecida e uma simulação no computador foram tocadas para os animais em duas diferentes seções, e o resultado indicou que quase metade dos cachorros bocejou quando escutou a gravação de um bocejo humano. Entretanto, os cães bocejaram 5 vezes mais quando eles escutaram alguém que conheciam bocejando.
“Esses estudos sugerem que os cachorros têm capacidade de sentir empatia por humanos” disse Silva, que explicou que o laço forte entre os cães e os humanos vem se desenvolvendo pelos últimos 15.000 anos de domesticação, criando essa “empatia entre espécies”.

 

deixe seu comentário: