Faz xixi quando alguém chega em casa?

por Fabio Sakita — publicado 25 set 2012 - 1:27


 
Alguns donos de cachorros passam pelo mesmo problema: ele faz xixi fora do lugar, e às vezes até no pé das visitas. Muitas vezes eles fazem mesmo sem estarem apertados. Mas não se apavorem, não é por maldade: geralmente isso acontece por motivos bem simples e é possível controlar com algumas dicas.

Uma das razões para que isso aconteça é a submissão. Alguns cachorrinhos são mais medrosos, e só de sentir que tem alguém se aproximando já começam a urinar. Geralmente são cãezinhos sensíveis, ou que já sofreram maus tratos e se sentem ameaçados com a presença de algum estranho. Eles usam o xixi para mostrar que não oferecem nenhum perigo para essa pessoa. É como se ele dissesse: “é você quem manda, por favor, não me machuque.”

Para evitar: não grite ou dê broncas muito agressivas, e quando você ou uma pessoa estranha chegar, evite olhar nos olhos do cachorro, dando a impressão de estar encarando, deixando-o acuado. Nos mais medrosos, evite também passar a mão na cabeça. Apesar de ser carinhoso, esse movimento é muito ameaçador para alguns cães, então procure fazer o carinho em outras regiões, como no peito ou no pescoço, por exemplo.

Outro motivo é a excitação. Às vezes o cãozinho fica ansioso com a ausência do dono e quando ele chega, faz uma festa, ou então fica animado com alguma visita que chegou.

Para evitar: novamente não grite e nem dê broncas muito agressivas, pois nesse caso, quando o cão perceber que chamou sua atenção, irá continuar fazendo isso. Para os cachorros mais animadinhos, o ideal é dar uma ignorada assim que chegar. Espere uns 10 minutos desde a chegada em casa para aí sim ir fazer um carinho nele. É legal também não fazer muita cerimônia antes de sair, na despedida, para o o seu melhor amigo se acostumar com as situações de ausência e reencontro, evitando assim a euforia que dá origem ao xixi.

O importante em ambos os casos é manter a calma, do contrário o problema pode até se agravar. Essas dicas valem muito também para controlar a ansiedade do seu cão, tanto nos momentos de ausência quanto nos de chegada de estranhos.

Fonte

deixe seu comentário: