Afegão Hound

Sensível e capaz de uma relação estreita com o dono.
CBKC - Grupo 10
O porte altivo e sua silhueta ao mesmo tempo forte e flexível.
Também conhecido como: Afghan, Tazi(Afeganistão), Galgo Afegão

Informações Gerais

Famoso na Europa, sobretudo na Grã-Bretanha, o Galgo Afegão é apreciado na França principalmente como animal de luxo, por causa de sua graça e de seu temperamento, agradável e jovial. Inteligente, meigo e sensível, é muito expansivo com o dono. Dócil com crianças, mostra-se contudo reservado com estranhos.

Se ele sabe ficar calmo dentro de um apartamento, o Afghan é antes de tudo um esportista, que precisa correr, por isso é preciso oferecer a ele o exercício do qual ele precisa. Por traz desta elegância e nobreza, existe uma personalidade esportista, que o fez um caçador de grandes presas nos desertos e nas montanhas do Afeganistão.

O Afegão possui uma expressão oriental e imponente. Durante séculos, esta raça foi companheira de príncipes e soberanos. É um cão lebréu (sighthound), na qual caça pela visão e velocidade.

Foi muito valorizado por sua coragem e capacidade de correr por grandes distancias. Ele caçava animais perigosos como panteras e esperava a uma distância segura até que um caçador em um cavalo pudesse pegá-los. Ele também foi avaliado por sua capacidade de pensar e caçar de forma independente, sem direção humana.

Por outro lado, pode ser muito divertido e adora fazer palhaçadas. É bastante travesso, podendo até abrir gavetas e pegar roupas e objetos debaixo de nossos narizes.

Existe um esporte, no qual envolve uma isca mecânica para que os cães percorram a pista, testando sua capacidade de caça pela visão. E o Afegão possui uma excelente visão e articulações do quadril, portanto é um ótimo candidato para esse tipo de esporte. Independência e indiferença de lado, o Galgo Afegão é muito terno quando ele deseja ser e pode ser muito divertido.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
10 anos
Expectativa
Máxima
13 anos

Altura

Altura
Mínima
63
cm
Altura
Máxima
74
cm

Peso

Peso
Mínimo
23
kg
Peso
Máximo
30
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Afegão Hound

País: Afeganistão

Os cães da raça Afegão Hound foram descobertos pelo mundo Ocidental no Afeganistão e regiões vizinhas em meados do século XIX. Antes desta descoberta, pouco se sabe ao certo de sua origem. Acreditava-se que o Afegão existia há milhares no Egito, com a segunda teoria de que a raça evoluiu na Ásia. Muitas pesquisas foram feitas, mas nenhuma forneceu provas para qualquer uma destas especulações.

A história do Afegão situa-se tão longe que foi apelidado de “Cão da Arca de Noé”. No Afeganistão, o Afegão recebeu o nome Tazi. Em muitos países, esse caçador de antílopes, de gazelas e de panteras das neves foi o favorito de reis e de princesas, que apreciavam sua maneira nobre e elegante, assim como sua misteriosa beleza oriental.

Na Índia, as Forças Armadas Britâicas o utilizaram como mensageiro ou na guarda de postos militares. Os primeiros Afegãos foram introduzidos na Grã-Bretanha em 1890, e na Franca em 1930. Cães desta raça foram transportados para a Inglaterra em 1925 e para a América em 1926.  O ator Zeppo Marx foi um dos primeiros a trazer Afegãos para a América.

O Afegão foi reconhecido pela AKC (American Kennel Club) em 1926 e foi admitido como membro em 1940.

Na década de 1970, esta raça ficou mais popular depois de aparecer como animal de estimação da boneca Barbie (Mattel). Afegãos continuam na ativa como caçadores, carregadores de mercadorias e de guardiões no Afeganistão. Os mais belos espécimes habitam as regiões de alta montanha.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Afegão Hound

– Considerada umas das raças mais antigas que se tem noticia, o Afegão foi apelidado de “Cão da Arca de Noé”;

– O Afegão Hound se destaca por seu olhar distante, topete longo e sedoso; bela pelagem ;ossos dos quadris proeminentes; grandes pés; e cauda que tem forma de um anel no final;

– No Ranking de inteligência das raças caninas desenvolvido por Stanley Coren, o Afegão é considerado o cão que menos responde aos comandos de obediência, ocupando a ultima posição;

– Oficiais militares britânicos trouxeram esta raça para o Ocidente depois de ser lançado para o fronteira entre Índia e Afeganistão;

– O ator cômico Zeppo Marx começou a criar esta raça nos Estados Unidos, quando importou “Asra” e “Omar” em 1931;

– No Westminster Kennel Club Dog Show, uma das mais prestigiadas exposições caninas do mundo, dois Galgos lideraram o pódio, Kabik’s The Challenger (“Pepsi”) em 1957 e Shirkhan of Grandeur em 1983.

Cuidados e Bem Estar

Embora os cães da raça de Afegão Hound possam viver ao ar livre em climas temperados, eles precisam de uma cama macia e é mais adequado que fiquem dentro casa. São tranquilos e calmos, mas também são ativos e precisam de exercícios diários. Eles adoram correr ao ar livre, então precisam de caminhadas na coleira, além de um quintal com cercas altas, pois os galgos são espertos e podem escapar, e uma vez solto, é realmente difícil de resgata-lo. Lembre-se eles podem correr mais rápido do que cavalos!

Por ser um cão de natureza independente, para treina-lo é necessário ser firme, usando métodos positivos para aumentar sua obediência. O treinamento pode levar um longo tempo e exige paciência.

Sua pelagem precisa ser escovada e penteada a cada dois ou três dias. O pelo pode ficar emaranhado ou com nós facilmente. Muitos proprietários optam por contratar um profissional para manter o pelo em boas condições porque precisa de muito tempo e dedicação, além da dificuldade; certamente não é um trabalho para os iniciantes.

Verifique as orelhas do seu Afegão semanalmente e limpe-as com uma bola de algodão umedecido com um produto de limpeza recomendado pelo veterinário. Nunca use cotonetes ou qualquer outra coisa dentro do canal auditivo. Sinais de infecção no ouvido é mal cheiro, vermelhidão, ou o cão freqüentemente balançando a cabeça ou coçando as orelhas.

Escovar os dentes do seu Afegão pelo menos duas ou três vezes por semana para remover a formação de tártaro e as bactérias que se escondem no seu interior. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças da gengiva e mau hálito.

Cortar as unhas uma ou duas vezes por mês. Unhas bem aparadas evitam problemas nas patas e pernas arranhadas. Cuidado ao cortar as unhas para não aparar muito curtas e causar sangramento e dor no animal. Se tiver duvida de como fazer procure ajuda do veterinário ou tosador.

Verifique se há feridas, erupções cutâneas, ou sinais de infecção, tais como vermelhidão, sensibilidade, ou inflamação na pele, nos ouvidos, focinho, boca, olhos e nas patas. Os olhos devem ser claros, sem vermelhidão ou secreção. Seu exame cuidadoso semanal vai ajudar a detectar potenciais problemas de saúde mais cedo.

Na parte de alimentação cuidado para não deixar comida sobrando na vasilha do seu cão. Evite problemas de saúde como a obesidade. A quantidade diária recomendada é de 2 a 2,5 xícaras de alimento seco de alta qualidade por dia, dividido em duas refeições. Isso pode variar conforme a estrutura do cão e o quanto de exercita.

 

Predisposição à Doenças: Geralmente saudável, predisposto a alterações oftálmicas, endócrinas, cardíacas e musculares.

Aparência física

O crânio longo e não muito estreito tem occipício saliente e stop pouco marcado. Os olhos dourados ou de preferencia escuros são de formato triangular e colocados ligeiramente em oblíquo. As orelhas, cobertas por longos pelos sedosos, implantadas baixo e bem para atrás, caem harmoniosamente. O pescoço, comprido e forte, ressalta bem a cabeça. O Afegão Hound é um cão longilíneo, de dorso bem achatado e musculoso, de quadris retos, com o peito profundo, os anteriores retilíneos e os ombros fortemente estruturados. Os posteriores, fortes, têm jarretes bem cotovelados. Esse cão se movimenta com andadura flexível e elástica, muito característica. A cauda, não muito curta e pouco densa, é implantada baixo e termina em anel. Ela é mantida alta quando o cão está em ação.

Pelagem do Afegão Hound

Longo e de textura muito fina na região das costelas, nos membros anteriores e posteriores e nas laterais. Pelo longo na cabeça, da testa para trás, com um distinto e sedoso topete. No focinho, o pelo é curto. Orelhas e pernas com boa pelagem. O pelo é curto e fechado ao longo do dorso em cães adultos.

Cor da pelagem

Todas as cores são permitidas pelo padrão da raça no American Kennel Club (diretrizes padronizadas para a raça), com certas combinações de cores consideradas mais agradáveis.

Filhotes

Os filhotes da raça Afegão Hound possuem uma pelagem semelhante à lã sobre o corpo e um bigode que costuma cair depois dos 12 meses de vida.

Quando o animal completa aproximadamente 3 anos de idade, seus pelos alcançam seu auge, podendo chegar até as patas se não forem cortados.

Um filhote de Afegão procura ansiosamente afeto dos membros da família, assim como os filhotes de qualquer raça, mas esse comportamento diminui conforme ele cresce. Esta raça é bastante independente e as vezes pode ser que não goste muito de carinho.

Preço

De R$1.200 a R$ 2.000.

Perguntas frequentes

O Afegão Hound pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Sim, ele se adapta muito bem dentro de um apartamento, sob a condição de oferecer a ele o exercício que ele precisa, como pequenas caminhadas na coleira.

O Afegão Hound é recomendado para crianças?

Sua natureza independente o torna mais adequado como um acompanhante adulto. Por isso não é recomendado para crianças, os movimentos e ruídos de uma criança pode assustar o Afegão. Mas com a socialização adequada, o Afegão pode se adaptar à vida com uma família com filhos e ser amoroso com eles.

 

O Afegão Hound pode ficar sozinho em casa?

Apesar de ser independente ele se apega muito ao seu tutor e sua ausência prolongada pode não ser bem aceita.

O Afegão Hound late muito?

É uma raça super tranquila e calma, e não late muito.

O Afegão Hound solta muito pelo?

Com escovação adequada de dois a três dias na semana, a queda de pelos do afegão diminui bastante.

Fotos doAfegão Hound

Raças similares aoAfegão Hound

Whippet

Meigo e calmo

Greyhound

Inteligente, gentil, afetuosos e com temperamento equilibrado.

Galgo Irlandês

Agressivo na caça mas muito dócil em casa

Galgo Escocês

Gentil, amistoso e obediente

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.