Affenpinscher

É um cão vivo e inteligente, charmoso e companheiro.
CBKC - Grupo 1
Esse pequeno cão de pelos rígidos, de trote muito curto e de grandes olhos redondos, possui uma expressão simiesca característica.
Também conhecido como: Grifo Macaco, Affen,

Informações Gerais

Grata mistura de exuberância e de sabedoria, esse maravilhoso animal de companhia, brincalhão e dinâmico, adora se fazer de palhaço. É também obediente e calmo, quando necessário. Esse pequenino alemão ganhou seu nome graças a sua carinha, que alguns acreditam parecer com a de um macaco. Exatamente, Affenpinscher significa “Cara de macaco”. Na França, foi apelidado de diabinho bigodudo (diablotin moustachu), e se tornou uma das raças favoritas para pessoas que gostam de animais pequenos com atitude de “cachorro grande”.

Sua Natureza alerta e sua coragem faz deste pequenino um excelente cão de guarda, e podemos dizer que ele é mais do que capaz de manter sua casa livre de roedores. Ele sempre irá alertá-lo da presença de um estranho ou outro perigo, mas não tende a ser um cão chato que late sem parar. Ele pode ser territorialista com outros cães, por isso é importante protegê-lo de si mesmo.

Por ser uma raça amorosa e fiel, ele se torna um agradável cão de família. Além de ser uma ótima companhia, eles são ativos e sempre estão dispostos a brincar, adoram se fazer de palhaço para nos divertir. Este é um cão carinhoso e altamente dedicado, que ama a todos em sua família sem reservas. O seu regresso de uma ida de dois minutos até a caixa do correio  é ocasião de grande celebração por parte do Affen. Ele está pronto para qualquer aventura, seja de carona na boleia de um caminhão para o Alasca ou ir acampar e perseguir um pedaço de pau jogado no lago. Se o seu estilo de vida escolhido é um pouco mais descontraído, vai se dar muito bem com o Affen. Enquanto ele estiver com você, ele está feliz e vai adaptar-se a seu nível de atividade.

Sua habilidade atlética e inteligência fazem dele um bom candidato em esportes e podem ser adestrados com facilidade, por serem dóceis e obedientes.

O Affen é um cão sem medo e descuidado com sua própria segurança física. Ele vai pular de camas altas e é conhecido por escalar o que ele conseguir para sentar-se no alto afim de ter uma vista melhor. Ele precisa aprender a com se portar melhor nesses casos para não ter problemas de se machucar.

A raça combina charme engraçado com uma natureza ousada, e seu processo de pensamento criativo nunca deixa de surpreender e entreter seu tutor. Ele aprende rapidamente e se ajusta rapidamente a mudanças, por isso ele é um bom companheiro de viagem que está sempre pronto para uma nova aventura. As pessoas que vivem com Affens admiram sua sensibilidade e delicadeza, mas alertam que eles são cachorros grandes por excelência em um pequeno corpo.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
10 anos
Expectativa
Máxima
12 anos

Altura

Altura
Mínima
22
cm
Altura
Máxima
30
cm

Peso

Peso
Mínimo
3
kg
Peso
Máximo
6
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Affenpinscher

País: Alemanha

Antepassados ​​do Affenpinscher são conhecidos desde o século XVII, embora o registro mais confiável desta raça tenha apareciso somente para o final do século XIX.

Os pequenos cães desta raça foram representados em pinturas e xilogravuras de artistas como Pierre-Auguste Renoir e Albrecht Durer.

Natural da Alemanha, foram criados originalmente para capturar roedores, posteriormente, acredita-se que tenham sido cruzados com Pugs e Pinschers Alemães, assim tornando-se uma versão pequena e ótimo companheiro para se ter em casa. Esta raça contribuiu para o desenvolvimento de outras raças, incluindo o Griffon Bruxelas e Schnauzer.

Por sua semelhança com um macaco, recebeu esse nome (“Affe” significa macaco, em alemão e “pinscher” significa terrier), e fez que fosse por vezes chamado de Grifo Macaco.

A cidade de Munique logo cedo tornou-se o coração de desenvolvimento do Affenpinscher , mas a raça também era popular em outros lugares na Alemanha. O Berlin Lapdog Clube começou a estabelecer um padrão da raça em 1902, mas o padrão aceito da raça não foi finalizado antes 1913.

Esta padrão, traduzido para inglês, foi adotado pela American Kennel Club e o Affenpinscher oficialmente foi registrado no AKC Stud Book em 1936. O primeiro Affen registrado no AKC se chamava Nollie v. Anwander, foi um dos quatro importados da Alemanha que pertencia a Bessie Mally of Cicero, Illinois.

A II Guerra Mundial interrompeu a reprodução do Affenpinscher nos Estados Unidos. Somente em 1950 que o interesse na raça foi revivido. Ele ainda é raro hoje em dia, embora tenha ganhado um pouco de notoriedade em 2002, quando Ch Yarrow’s Super Nova ganhou uma competição no Toy Group em 2002 no Westminster Kennel Club Show com transmissão nacional.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Affenpinscher

– Banana Joe, um pequeno affenpinscher preto se tornou famoso depois de liderar o pódio de uma das mais prestigiadas exposições caninas do mundo, a Westminster Kennel Club Dog Show de Nova York;

– O Affen possui uma semelhança com os cães do Grupo Terrier, por suas orelhas, olhos e cauda;

– O Affenpinscher é distinguido por sua barba e bigode, sobrancelhas grossas, pelos rígidos, orelhas que podem ser cortadas ou naturais, e uma cauda que pode ser cortada ou natural;

– Os primeiros exemplos desta raça foram retratados nas xilogravuras de Albrecht Durer e pinturas de Van Eyck. Charles Verlat pintou um retrato de um Affenpinscher francês em algum momento de 1890, e Pierre-Auguste Renoir, obviamente, admirava a raça como várias de suas pinturas retratam estes cães pequenos;

– No início do século XIX, alguém teve a brilhante idéia de criação do Affenpinscher num tamanho menor, tornando-se companheiros para senhoras;

– O primeiro Affen registrado no AKC (American Kennel Club) foi nomeado Nollie v. Anwander;

– O Affenpinscher foi admitido no AKC em 1936 e ocupa o 125º entre as raças e variedades reconhecidas.

Cuidados e Bem Estar

Os cães da raça Affenpinscher são bastante animados e ativos, sempre dispostos a brincar, por isso precisam de pequenas caminhadas e brincadeiras, seja dentro ou fora de casa.

O Affen não tem medo de nada e de ninguém e não hesitam em enfrentar animais maiores que eles, portanto é importante sempre mantê-lo na coleira quando estiver passeando. Sendo obediente e inteligente, adestrar um Affen não é muito difícil, , mas é preciso que seu treinamento seja divertido e dinâmico.

Desgrenhado, mas limpo, descreve o melhor look para um Affenpinscher. Para manter a aparência desgrenhada, escove o Affen semanalmente com uma pequena escova mais lisa, em seguida, penteie com um pente de metal (em caso de duvida qual tipo de escova ou pente utilizar pergunte ao veterinário ou tosador). Use os dedos para tirar suavemente qualquer nó ou emaranhado que você possa encontrar. Pode ajudar pulverizando com uma solução para desembaraçar o pelo primeiro. Seja paciente e persistente, enquanto cuida do pelo do seu Affen, e você vai ficar feliz com os resultados.

Outras cuidados incluem higiene bucal e corte das unhas. Como a maioria das raças pequenas, seu Affens pode ter problemas com a doença periodontal. Escove seus dentes várias vezes por semana para ajudar a remover o tártaro e bactérias. Diariamente é o melhor.

Corte as unhas uma ou duas vezes por mês. Cuidado na hora de aparar as unhas para não cortar muito curta e causar sangramento. Se não tiver experiência nessa área peça ao tosador para cortar para você.

Aproveite para verificar se há feridas, erupções cutâneas, ou sinais de infecção, tais como vermelhidão, sensibilidade, ou inflamação na pele, nos ouvidos, no focinho, boca, olhos, e nas patas. Os ouvidos devem cheirar bem, sem muita cera ou sujeira dentro, e os olhos devem ser claros, sem vermelhidão ou secreção. Seu exame cuidadoso semanal vai ajudar a detectar mais cedo potenciais problemas de saúde.

Na parte de alimentação, acostume seu cão com horários determinados. Nunca deixe comida sobrando na vasilha do seu animal para evitar doenças como a obesidade. A quantidade recomendada é de 1/4 a 1/2 xícara de alimento seco de alta qualidade por dia, dividido em duas refeições.

Predisposição à Doenças: Doenças Cardíacas , luxação patelar.

Aparência física

O Affenpinscher tem cabeça grande, arredondada e guarnecida de pelos que cai em cima dos olhos em mechas eriçadas. O focinho, curto e reto, não é levantado. Os olhos arredondados e de cor escura são cercados de pelos cerrados. As orelhas, pequena,s retas e bem levantadas, sempre apontam para frente. Elas ficam levantadas na vertical o máximo possível. Em forma de "V", elas têm as faces internas coladas à cabeça. Os incisivos devem ser regularmente implantados e formar uma linha levemente arredondada. Quando a boca está fechada, os caninos, os incisivos e a língua não são visíveis.
O pescoço é reto e muito curto. A pele do pescoço não tem dobras. Seu corpo é compacto. A cauda é deixada natural. O pelo deve ser duro e abundante. Na cabeça, formando sobrancelhas espetadas, uma imponente barba, um topete e suíça (barba e costeletas).

Pelagem do Affenpinscher

Possui uma pelagem grossa, áspera com uma textura dura, pequeno e compacto, com uma expressão de macaco. Possui sobrancelhas espessas, pelos em forma de coroa ao redor dos olhos, uma barba expressiva, topete e pelos nas bochechas.A pelagem da cabeça é mais dura, espalhada e mais reta.

Cor da pelagem

Preto, cinza, prata, preto e bronze, ou vermelho, que varia de marrom para um bronzeado alaranjado.Na Europa, essa raça tem apenas em preto, às vezes com uma cobertura leve de cinza.

Filhotes

Os filhotes da raça Affenpinscher nascem com poucas gramas, são tao pequenos que cabem na palma da mão. A ninhada pode variar, mas em média nascem 3 filhotes.

Os filhotes são bem ativos, brincalhões e teimosos. Precisam de treinamento logo cedo para não se tornarem adultos desobedientes. O Affenpinscher por ser muito inteligente tem suas próprias convicções e consequentemente sua “maneira correta” de fazer as coisas. Seja paciente e carinhoso com seu filhote durante o treinamento.

 

 

Preço

R$ 2.500 a R$ 4.000

Perguntas frequentes

O Affenpinscher pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Sim, por ser pequeno, o Affenpinscher está perfeitamente adaptado à vida em apartamentos.

É um cão ativo, e suas necessidades podem ser atendidas com jogos internos ou externos e pequenas caminhadas.

O Affenpinscher é recomendado para crianças?

Geralmente não são recomendados para famílias com crianças ou crianças pequenas, não é uma raça que é naturalmente inclinado a gostar de crianças.

O Affenpinscher pode ficar sozinho em casa?

Não podem ficar sozinhos por  longos períodos, são muito amorosos e precisam de atenção.

O Affenpinscher late muito?

Não late muito, mas qualquer coisa ou qualquer um que pareça ameaçador, ele vai latir avisando.

O Affenpinscher solta muito pelo?

Esta raça não solta muito pelo, mas é importante sempre escovar e pentear seu cãozinho, pois assim a queda de pelos diminui.

Fotos doAffenpinscher

Raças similares aoAffenpinscher

Xoloitzcuintli

Aprazível e alegre

Labradoodle

Amigável, calmo, enérgico e alegre

Welsh Corgi (Pembroke)

Alegre e companheiro.

Boiadeiro Australiano

Dócil, fiel e dinâmico

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.