Airedale Terrier

Amigável, leal e corajoso. Extremamente inteligente e sensível.
CBKC - Grupo 3
Pelagem dura, densa e aramada, mas não tão longa. Ativo, musculoso, ágil e de movimentos rápidos e precisos. Sempre atento a tudo ao seu redor.

Informações Gerais

Independente, inteligente e teimoso, o Airedale é uma figurinha que vai fazer você rir. Ele adora cavar buracos e ele mesmo escolhe seu próprio material para enterrar. É ativo e muito amoroso com sua família.

É chamado por seus fãs de “o rei dos terries”, o Airedale possivelmente é o mais esperto na turma dos terries – uma qualidade que pode influenciar na sua aceitação como animal de estimação se os donos não estiverem prontos para as vezes serem enganados por um cachorro. Felizmente ele é um “diabinho” muito lindo e igualmente inteligente, tem charme suficiente para compensar uma certa tendência a teimosia.

Também considerado um bom cão de guarda, o Airedale Terrier foi originalmente criado por operários da pequena cidade de Leeds, situada às margens do rio Aire, em Yorkshire, Inglaterra. A raça foi criada a partir do cruzamento entre o antigo Terrier Preto e Castanho, hoje conhecido como Welsh Terrier, e o Otterhound. O Kennel Clube Inglês reconheceu formalmente a raça Airedale Terrier em 1886.

Seus olhares inteligentes e boas maneiras ganhou um lugar como um cão policial e de estimação da família, e ainda hoje desempenha esses os papéis. Após a Primeira Guerra Mundial, no entanto, sua popularidade diminuiu, e hoje a sua reputação é maior do que os seus números.

Seu pelo é lindo tem duas camadas: uma camada externa, que é densa e aramada, e uma camada interna, que é curta e macia. A maioria dos Airedales Terriers têm uma combinação bem específica  na cor do pelo: a maioria é de uma linda tonalidade de castanho (orelhas, pernas, cabeça, barriga, e, ocasionalmente, os ombros), atrás e nas laterais superiores é preto ou grisalho (preto misturado com cinza e branco). Às vezes há um pontilhado de vermelho no preto e uma pequena estrela branca no peito.

A altura em média desses animais vai varia entre 56 à 61 cm, medidos sempre a altura da cernelha. O peso dos exemplares da raça Airedale Terrier fica em torno dos 20 kg.

Não se surpreenda, o Airedale é um excelente cão de guarda. Ele irá proteger sua família de intrusos com lealdade, ferocidade e valentia. No entanto, ele é amigável quando você tiver convidados em casa.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
10 anos
Expectativa
Máxima
13 anos

Altura

Altura
Mínima
56
cm
Altura
Máxima
61
cm

Peso

Peso
Mínimo
18
kg
Peso
Máximo
25
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Airedale Terrier

País: Reino Unido

O Airedale Terrier é nativo do Reino Unido, do condado de Yorkshire, onde havia uma grande exposição no vale de Aire de onde deriva o nome dessa raça. É a maior de todas as raças Terriers e reúne todas as características deste grupo de cães, sendo também conhecido como o Rei dos Terriers.

A raça provavelmente começou a ser desenvolvido em algum período na década de 1840. Como tantos terriers, ele foi criado em uma área específica para fazer um certo tipo de trabalho ao longo de um certo tipo de terreno. Sua função original era a de caçador de ratos,  mas também desempenhava frequentemente outras atividades relacionadas a caça. Nessa época, os terriers acompanhavam os caçadores junto à matilha. Enquanto os farejadores buscavam e perseguiam suas presas, os terriers eram responsáveis em desempenhar a difícil função de continuar a perseguição dentro das tocas. Esses cães precisavam, portanto, demonstrar, além de resistência para a perseguição, um elevado grau de coragem para enfrentar sozinhos a presa e arrancá-la de dentro das tocas, que eram escuras e apertadas.

Mais tarde, a raça Airedale Terrier foi amplamente utilizada com grande bravura durante a Primeira Guerra Mundial para levar mensagens aos soldados e também para encontrar soldados feridos no campo de batalha.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Airedale Terrier

– Foi um cão dessa raça que inspirou a autora Margaret Marshall Sauders a escrever um romance intitulado “Beautiful Joe”, a historia real de um cachorro que sofreu de maus tratos o que levou posteriormente a criação dos direitos dos animais;

– Airedale Terriers foram usados ​​ao longo da Primeira Guerra Mundial como mensageiros, sentinelas, portadores de comida e munição, escuteiros, cães de ambulância, cães para ajuda de vítimas da Cruz Vermelha, cães de trenó, e cães de guarda;

– Durante a Primeira Guerra Mundial, um Airedale Terrier chamado Jack enfrentou os campos de batalha para entregar uma mensagem para a sede britânica. Correndo por  pântanos, artilharia caindo sobre ele, Jack teve uma perna e a mandíbula quebradas. Infelizmente ele faleceu logo depois que completou sua missão. Incrivelmente, a mensagem que ele estava carregando salvou seu batalhão e ele foi postumamente condecorado com a Cruz Victoria para “Bravura no Campo.”

Cuidados e Bem Estar

Airedales precisa de uma escovação semanal e cuidados profissionais a cada dois meses ou mais para ter uma boa aparência. Isso é tudo o que eles precisam – a menos que você esteja planejando que seu cão participe de alguma exposição. Nesse caso os cuidados com o pelo precisam ser mais frequentes.

O pelo exterior ou é aparado por  tosa ou por decapagem, um processo pelo qual revestimento é encurtado com uma faca de separação, uma ferramenta do tipo pente afiado, ou uma combinação de ambos.

O Airedale Terrier não é conhecido por perda extrema de pelos. A escovação regular com uma escova uma vez ou duas vezes por semana mantém o revestimento em boas condições. Banhos amaciam o pêlo grosso mas não podem ser muito frequentes.

O resto é a atenção básica. Apare as unhas conforme necessário, geralmente a cada poucas semanas. Mantenha os ouvidos limpos e secos para evitar infecções. Verifique  semanalmente se existe vermelhidão ou um mau odor que pode indicar infecção. Se as orelhas estiverem sujas, limpe-as com uma bola de algodão umedecido com um limpador de pH equilibrado recomendado pelo seu veterinário. Escove os dentes com frequência para uma boa saúde e hálito fresco.

É importante começar a educação o mais cedo possível. Airedales são independentes o que leva a uma certa teimosia que se não for trabalhada logo no início poderá causar problemas de obediência na fase adulta. Precisam aprender pacientemente que movimentação e barulho fazem parte do seu dia a dia.

Predisposição à Doenças: Displasia da anca é um problema hereditário em que o fêmur não se encaixa bem na articulação do quadril.
Alergias alimentares. Hipotireoidismo é um distúrbio da glândula tireoide, é tratada com medicação e dieta.

Aparência física

A cabeça do Airedale Terrier é bem balanceada, focinho bem cheio à frente dos olhos e trufa preta. Os olhos são relativamente pequenos, de cor escura, não proeminentes. As orelhas são em forma de V, portadas lateralmente, sem estarem fora de proporção em relação ao tamanho do cão. A cauda, de boa força e substância, é inserida alta e portada alegremente, sem curvar-se sobre o dorso.

Pelagem do Airedale Terrier

Dura, densa e de arame, não tão longa a ponto de parecer esfarrapada. Deitada
reta e fechada, cobrindo o corpo e as pernas; o pelo de cobertura é duro, de arame e rígido; o subpelo é mais curto e mais macio. Os pelos mais duros são encaracolados ou apenas ligeiramente ondulados; a pelagem crespa ou macia é altamente indesejável.

Cor da pelagem

A sela (parte superior do tronco) é preta ou grisalha, assim como a parte superior do pescoço e a superfície dorsal da cauda. Todas as outras partes são
castanhas. As orelhas são frequentemente castanho escuras, e um sombreado pode
ocorrer em torno do pescoço e nas laterais do crânio. Alguns pelos brancos entre os
membros anteriores são aceitáveis.

Filhotes

São muito ativos, enérgicos e um pouco teimosos. Precisam de treinamento o mais cedo possível. Muito inteligentes aprendem os comandos sem muito dificuldade.

Preço

R$ 1000 a R$ 2000

Perguntas frequentes

O Airedale Terrier pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

É uma raça muito ativa e cheia de energia. Muito brincalhão, gosta de longas caminhadas e brincar de “caçar” alguma coisa. Podendo dedicar tempo para leva-lo em um passeio onde possa correr um pouco e caminhar para gastar energia ele se adapta bem em apartamentos.

O Airedale Terrier é recomendado para crianças?

Não tem problemas em se adaptar aos pequenos membros da família. Lembrando que independentemente da raça, a relação cachorro/ criança sempre deve ser supervisionada por um adulto.

O Airedale Terrier pode ficar sozinho em casa?

Não se recomenda deixa-lo sozinho por longos períodos.  Isso pode gerar ansiedade o que vai ocasionar jardins destruídos, tuneis no sofá e bagunça por toda a casa.

O Airedale Terrier late muito?

Quando se sente solitário late sem parar. Quando está muito empolgado também gosta de expressar isso latindo.

O Airedale Terrier solta muito pelo?

Quase não solta pelos. O Airedale Terrier não é conhecido por perda extrema de pelos.

Fotos doAiredale Terrier

Raças similares aoAiredale Terrier

Terrier Escocês

Jovial e próximo do dono

Norwich Terrier

Índole amável, não é brigão, tremendamente ativo, com constituição vigorosa; alegre e destemido

Bedlington Terrier

Esperto e caçador, cheio de confiança

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.