Akita

Docil, leal e protetor
CBKC - Grupo 5
O Akita é uma grande e poderosa raça de cão, com uma presença nobre e intimidante.

Informações Gerais

O Akita pode ser a única raça no mundo considerado um monumento natural em seu país de origem. Ele é uma raça japonesa, desenvolvida para caça de grandes animais como o urso, alces, e javalis. Ele foi originalmente usado para guardar a realeza e nobreza no Japão feudal. Hoje ele é freqüentemente encontrado trabalhando como um cão policial ou guarda.

Esta é uma raça grande e poderoso, com muita substância e ossos pesados; é um pouco mais longo do que alto. Sua estrutura reflete a sua tarefa original de caça através da neve espessa e terreno acidentado. Sua pelagem dupla consiste de um subpêlo denso e um áspero. Essa combinação oferece amplo isolamento de água e clima. Sua marcha é rápida e poderosa.

O Akita é um cão versátil de grande tipo spitz. Ele pode ser um companheiro de caça e protetor. O Akita é corajoso, independente, teimoso e tenaz. É totalmente dedicado e vai proteger os membros da família. É reservado com estranhos e pode ser agressivo com outros cães. Ele pode ser dominador. Apesar de não ser uma raça para todos, nas mãos certas o Akita é um excelente companheiro.

No que  se refere  contato com crianças é bom ficar atento as vezes ele pode confundir os gritos agudos e alguns tipos de brincadeiras mais pesadas entre as crianças como luta real e intervir para protegê-los se ele não é supervisionado. Socialização precoce e frequente são essenciais para ajudá-lo a desenvolver a confiança saber diferenciar situações normais de uma ameaça real.

Ao contrário de muitas raças Spitz, o Akita não é conhecido por latir, o que pode torná-lo interessante para os moradores de apartamento (mesmo não sendo o tipo de moradia ideal), mas isso não diminui suas habilidades como um cão de guarda. Ele é altamente protetor.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
10 anos
Expectativa
Máxima
12 anos

Altura

Altura
Mínima
23
cm
Altura
Máxima
28
cm

Peso

Peso
Mínimo
30
kg
Peso
Máximo
60
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Akita

País: Japão

Originado na província de Akita localizada na ilha  Honshu, um lugar frio, montanhoso e rudimentar no Japão, de onde veio seu nome ele é um dos mais primitivos cachorros do planeta. Tem descendência muito próxima com lobos.  Os Akitas eram usados na caça de animais de grande porte e também guardavam as famílias e suas propriedades.

O Akita é talvez o mais famoso e venerado das raças nativas japonesas. Embora carrega uma semelhança com os cães de túmulos antigos japoneses, o Akita moderno remonta ao século 17, quando um nobre com um grande interesse em cães foi exilado na provincia de Akita um local com invernos muito rigorosos . Ele desafiou os proprietários de terras para competir na criação de uma raça de poderosos cães de caça. Estes antepassados ​​Akita foram chamados matagi-inu, ou “cão de caça”. A raça varia ao longo de 300 anos.

Em 1927, o Akita-inu Hozankai Society of Japan foi formada para preservar o Akita original, e em 1931 o Akita foi designado como um dos tesouros naturais do Japão.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Akita

– Akita é uma raça muit territorial. Dividir seu espaço com outro animal pode ser um problema. Podem aprender a conviver com outros animais desde cedo;

– O filme “Hachi”, estrelado por Richard Gere, é baseado na história verídica de um Akita japonês chamado Hachiko. Após a morte de seu dono, Hachiko esperou todos os dias na estação de trem pela volta do seu tutor, todos os dias até o fim de sua própria vida;

– O Akita era o cão oficial das famílias nobres no período  do Japão feudal;

– Apesar de não recuar diante de desafios, o Akita é um cão carinhoso e divertido, mas não é a primeira opção para alguém sem muito experiencia no trato com animais.

Cuidados e Bem Estar

O Akita precisa de exercícios diários. Não é de muito euforia. Uma boa caminha de 20 a 30 minutos por dia sempre na coleira já são suficientes para manter uma saúde física e mental.

Deixa-lo no quintal não seria uma boa ideia já que gosta de estar sempre junto de sua família. Trata-lo dessa forma vai alterar seu comportamento podendo ficar agressivo e ansioso.  Sempre inclua seu cão nos passeios de família, não é saudável deixa-lo sozinho por longos períodos.

Um cuidado especial deve ser tomado no período de crescimento. Estes cães crescem muito rápido, entre quatro e sete meses, tornando-os suscetíveis a doenças ósseas. Uma dieta bem balanceada de baixas calorias impede o rápido desenvolvimento. Além disso, não deixe que o seu cachorro Akita corra e brinque em superfícies duras, como ruas pavimentadas,  brincar em um local gramado seria o ideal. Também evite saltos forçados até que o cão esteja com pelo menos dois anos de idade, tempo em que suas articulações já estarão totalmente formadas.

Apesar de seus hábitos de auto-limpeza, o Akita também precisa de cuidados profissionais a cada três meses, isso inclui um bom banho. É claro que, banhos mais frequentes são necessários se seu cão rola em uma poça de lama ou algo malcheiroso. As unhas devem ser aparadas uma vez por mês, e os ouvidos inspecionados uma vez por semana. Limpe os ouvidos suavemente usando uma bola de algodão umedecido.

Escove semanalmente para retirar os pelos mortos. Nos períodos de queda de pelo as escovações devem ser diárias. Escove também os dentes para uma melhor saúde bucal.

Predisposição à Doenças: Síndrome de dilatação-volvo-gástrica, Atrofia progressiva da retina e hipertireoidismo.

Aparência física

Cão de grande porte, constituição robusta, bem balanceado e com muita substância; caracteres sexuais secundários nitidamente definidos, com grande nobreza e dignidade na sua simplicidade; constituição robusta. Tem o crânio em tamanho é em proporção ao corpo. A testa é larga, com um nítido sulco frontal. Sem rugas. Dorso reto e forte e lombo largo e musculoso. Peito profundo, com antepeito bem desenvolvido, costelas moderadamente arqueadas. Cauda inserida alta, grossa, portada vigorosamente enrolada sobre o dorso; a extremidade quase alcançando os jarretes quando abaixada (esticada).

Pelagem do Akita

Pelo externo duro e reto, subpelo macio e denso; a cernelha e a garupa são revestidas com um pelo ligeiramente mais comprido; o pelo da cauda é mais longo que o do resto do corpo.

Cor da pelagem

Vermelho-fulvo, sésamo (pelos vermelho-fulvo com as pontas pretas), tigrado e branco. Todas as cores acima mencionadas, exceto a branca, devem apresentar o “urajiro” (pêlo esbranquiçada nas laterais do focinho, nas bochechas, na face
ventral da mandíbula, pescoço, peito, tronco e a cauda e na face interna dos membros).

Filhotes

São bem ativos quando filhotes e precisam iniciar logo cedo seu treinamento. Cuidados nessa fase são essenciais para que não tenham problemas nas articulações quando estiverem adultos.

Preço

R$ 1500 a R$ 3000

Perguntas frequentes

O Akita pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Por não ter o hábito de latir seria uma boa indicação para apartamentos, mas o Akita é um cão de porte médio para grande e isso pode dificultar um pouco a vida. O ideal mesmo seria casa com muros para evitar contato com outros cães.

O Akita é recomendado para crianças?

Não são recomendados para crianças muito pequenas.

O Akita pode ficar sozinho em casa?

Ficar sozinho em casa por períodos muito longos pode ser um problema para o Akita já que ele é muito apegado a sua família. Isso pode gerar um comportamento indesejado e a destruição de sua mobília ou jardim.

O Akita late muito?

Isso não é um hábito normal para o Akita.

O Akita solta muito pelo?

A queda de pelo é diária e aumenta em alguns períodos, mas nada que uma boa escovação não resolva e um aspirador também.

Fotos doAkita

Raças similares aoAkita

Husky Siberiano

Amigável, gentil, atento, expansivo e independente.

Lulu da Pomerânia

Muito dócil, extrovertida, inteligente e vivaz.

Malamute do Alasca

Sociável com os humanos, afetuoso e amigável.

Chow Chow

Calmo, bom guardião. Independente, leal e reservado.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.