Basset Hound

Plácido, tenaz e afetuoso. Não é violento.
CBKC - Grupo 6
O Basset Hound é um cão sempre bem humorado. Muito tranquilo, mas sempre vigilante se torna um bom cão de guarda. Amigável com outros animais e com crianças também. Não gosta de ficar sozinho.

Informações Gerais

O Basset Hound é popularmente conhecido como um companheiro da família. O nome Basset vem de “bas“, palavra francesa que significa baixo. Seus ossos são pesados ​​assim como sua musculatura, eles costumam pesar entre 22 a 29 quilos. Eles geralmente não têm mais que 38 centímetros de altura medidos pela cernelha. Na realidade, eles são cães de grande porte sobre pernas curtas. Suas pernas curtas são o resultado de uma forma de nanismo chamado acondroplasia. Apesar de seu grande tamanho, o Basset acredita que ele é um cão de colo e fará o seu melhor para se encaixar nessa classe.

Bassets são cães farejadores, o que significa que eles foram criados para caçar seguindo o cheiro de suas presas. Seu olfato é fenomenal e está em segundo lugar ficando atrás somente da raça Bloodhound.

O Basset Hound tem um crânio arredondado com um focinho de aparência geral esguio, não pontudo e uma grande quantidade de pele solta na face que é enrugada sobre a testa. Isso também faz com que a pele solta dos Bassets faça parecer que ele tem um olhar triste, o que muitas pessoas acham que adiciona um certo charme.

Quando você estiver caminhando com seu Basset, o ideal que ele esteja sempre de coleira porque se ele começar a rastrear algum cheiro interessante ele vai seguir  sem se importar com os possíveis perigos existentes, como passar na frente de algum carro.

Sua combinação especial de teimosia (manifestada pela surdez seletiva e uma aparente capacidade de permanecer dormindo profundamente mesmo que alguém fique  chamando seu nome a quatro centímetros de distância) e senso de humor deixa seus proprietários sem saber se ficam com raiva ou simplesmente desistem e comecem a rir da situação. Dica: se divirta com a situação dando risadas.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
12 anos
Expectativa
Máxima
15 anos

Altura

Altura
Mínima
33
cm
Altura
Máxima
38
cm

Peso

Peso
Mínimo
22
kg
Peso
Máximo
29
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Basset Hound

País: França

A primeira menção registrada de um Basset Hound foi em um livro ilustrado sobre caça, La Venerie, escrito por Jacques du Fouilloux em 1585. A partir das ilustrações, verifica-se que o início do francês Basset Hound lembrava o atual Basset Artésien Normand, um raça de cão conhecida na França.

Basset Hounds foram os primeiros caes mais populares na aristocracia francesa, mas após a Revolução Francesa eles se tornaram os cães de caça de plebeus, por não ter condições financeiras de manter cavalos, precisavam de um cão que poderiam seguir a pé. Os Bassets chegaram à Grã-Bretanha por meados do século 19.  Lord Galway importou um casal para a Inglaterra em 1866 e eles produziram uma ninhada de cinco filhotes.

Então, em 1874, Sir Everett Millais importou um o chamado Basset Hound da França. Millais promoveu a raça na Inglaterra e iniciou um programa de reprodução em seu próprio canil, bem como em cooperação com programas de melhoramento estabelecidos pelos senhores Onslow e George Krehl. Por seus esforços em ganhar publicidade para o Basset Hound, na Inglaterra, Millais é considerado o “pai da raça” na Inglaterra.

Embora o Basset provavelmente tenha vindo para a América nos tempos coloniais, a raça só começou a ter seus primeiros registros nos Estados Unidos no início do século 20. O American Kennel Club (AKC) começou a registrar Basset Hounds em 1885, sendo o primeiro um cachorro chamado Bouncer, mas foi em 1916 que o AKC reconheceu formalmente a raça.

O ano de 1928 foi um ponto de virada para o Basset Hound na América. Naquele ano, a revista Time apresentou um Basset Hound na capa e havia uma história publicada pelo 52º  annual Westminster Kennel Club Dog Show na Madison Square Garden, como se fosse através dos olhos de um filhote Basset Hound. O encanto do Basset Hound foi descoberto, e a partir desse ponto em diante, o Basset Hound começou a crescer em popularidade.

 

mostrar mais

Curiosidades sobre o Basset Hound

– Basset vem do francês “bas” e significa baixo;

– São excelentes farejadores. Dentre dois ou três cheiros diferentes os Bassets têm a capacidade de separar aquele que é do seu interesse para rastreá-lo;

– Uma raça muito tranquila, teimosa e brincalhona;

– Suas grande orelhas ajudam quando está farejando;

– Suas narinas têm 20 milhões de receptores o que o torna um expert em farejar alguma coisa.

 

Cuidados e Bem Estar

O basset precisa de exercício diário leve, que pode ser satisfeito por andar na coleira ou brincando no quintal.    O mais recomendado seria uma grande área fechada com muros onde ele possa correr um pouco sem coleira, mas que não seja com o risco de se afastar demais a ponto de se perder do seu tutor. Isso pode acontecer se ele começar a farejar alguma coisa do seu interesse. Bassets são propensos a obesidade isso seria ruim para as articulações.

Cuidado com pulos muito grandse e subir em lugar muito alto, apesar de sua estrutura óssea ser bem resistente  ele não é um cão para esse tipo de aventuras.

Ele não se adapta a viver fora de casa, como no quintal por exemplo, já que é um cachorro muito companheiro. Quando se sente solitário começa a latir e pode até gerar um certo comportamento destrutivo.

Suas orelhas precisam de cuidados semanais e também é recomendado cuidados com as pregas que se formam devido o acumulo de pele na parte da cabeça.

O pêlo do Basset é oleoso o que dá ao cão um odor “houndy“. Algumas pessoas gostam, outas pessoas vão detestar. Uma opção para reduzir esse odor é banhar seu Basset semanalmente para reduzir o cheiro, mas ele nunca vai desaparecer completamente.

Corte as unhas sempre que necessário, uma vez por mês talvez já seja o bastante. Escove o pelo semanalmente para reduzir a queda e escove também os dentes para manter um bom hálito.

Predisposição à Doenças: Glaucoma, Trombofilia (um tipo de trombose), infecções de pele, especialmente nas dobras de pele e patas.

Aparência física

Pode apresentar uma pequena quantidade de rugas na testa e ao lado dos olhos. Em qualquer caso, a pele da cabeça deve ser flexível o bastante para formar rugas ligeiramente marcadas quando puxada para frente ou quando a cabeça está baixa. Olhos em forma de losango, nem proeminentes, nem inseridos muito profundamente. As orelhas são inseridas baixas, exatamente abaixo da linha dos olhos. Longas, alcançando apenas ligeiramente além de um focinho de comprimento correto, mas não em excesso.
Tem dorso bastante largo e nivelado e torso longo e profundo em todo seu comprimento; cernelha e quartos traseiros
aproximadamente na mesma altura.

Pelagem do Basset Hound

Basset Hound tem pêlo liso, curto, que repele a sujeira e água. A pelagem é densa o suficiente para protegê-los de todos os tipos de clima.

Cor da pelagem

Geralmente preto, branco e marrom (tricolor); marrom e branco (bicolor).

Filhotes

São muito ativos quando filhotes. O cuidado mais importante ao adquirir uma dessas criaturinhas é saber de sua procedência, procurar saber se seus pais não desenvolveram nenhuma doença como glaucoma que é, de certa forma, comum nessa raça.

Preço

R$ 1500 a R$ 4000

Perguntas frequentes

O Basset Hound pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

O Basset Hound é recomendado para crianças?

O Basset Hound pode ficar sozinho em casa?

O Basset Hound late muito?

O Basset Hound solta muito pelo?

Fotos doBasset Hound

Raças similares aoBasset Hound

Beagle Harrier

o Harrier é extrovertido, amistoso. dóceil e teimoso.

Bloodhound

Dócil, gentil e manso

Foxhound Inglês

Amigável, não agressivo e enérgico.

Beagle

Corajoso, alerta, inteligente e possui um temperamento equilibrado.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.