Bearded Collie

Alerta, vivaz, auto-confiante, ativo e seguro.
CBKC - Grupo 1
Bearded Collie é cão de muita inteligencia, sem nenhum sinal de nervosismo ou
agressividade. Muito peludo e é conhecido por pular demais e alto.
Também conhecido como: Beardie

Informações Gerais

O Bearded Collie é uma raça que foi desenvolvida na Escócia para pastorear ovelhas e gado em qualquer tempo ou terreno. Eles hoje são companheiros excelentes das famílias, mas ainda são usados como cães pastores. Por causa de sua energia e rapidez eles são bem adequados para competir em obediência, ralis, agilidade e outras competições para cães.

O Beardie é um membro da família dedicado e inteligente. Como convém a sua herança como um cão de pastoreio, ele tem um latido alto e por isso pode se passar por excelente cão de guarda, mas ele não é de forma alguma um cão de guarda. O Beardie é um bom amigo para as crianças, mas ele pode ser muito indisciplinado na presença de crianças pequenas. Ele é a melhor escolha para famílias com crianças mais velhas, que podem lidar com sua natureza saltitante.

O significado do seu nome vem da grande quantidade de pelo que se acumula logo abaixo de sua boca. Numa tradução literal seria Cão Pastor Barbado.

Cão magro e ativo. Embora de estrutura forte, deve mostrar bastante luz sob o tronco e não deve parecer muito pesado. Esperto, a expressão curiosa é uma característica distinta da raça.  Seus olhos são geralmente da cor do seu pelo, além de muito expressivos.

O Beardie é turbulento, animado e brincalhão, cheio de entusiasmo e energia. Ele é inteligente e obediente, mas é um pensador independente com um senso de humor muito grande.  Pela sua personalidade o ideal é que ele tenha um tempo diário de ocupação, se não tiver ele será bem criativo para fazer suas próprias atividades.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
12 anos
Expectativa
Máxima
14 anos

Altura

Altura
Mínima
51
cm
Altura
Máxima
56
cm

Peso

Peso
Mínimo
21
kg
Peso
Máximo
25
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Bearded Collie

País: Reino Unido

O Bearded Collie é uma raça escocesa e descende do Highland Collies e o polonês Owczarek Nizinny. Um cão polonês? Como é que isso aconteceu? A história conta que um navio polonês foi pegar uma carga de ovelhas na Escócia em 1514 e negociavams três cães em troca de um carneiro e uma ovelha. Os cães poloneses foram cruzados com os Collies locais, e voila! O Collie farpado. Bem, provavelmente teve um pouco de reprodução seletiva, também.

Além de pastoreio, os cães ajudaram a conduzir rebanhos para as feiras nos século 17  e 18 . Eles faziam o seu trabalho com uma certa empolgação e não se sabe muito sobre eles, até 1912, quando a norma foi escrita para essa raça. Não demorou muito para um Beardie participar das competições para cachorros na Inglaterra, onde uma cadela se torna a primeira campeã da raça em 1959. O interesse pela raça cresceu depois disso, e os cães se tornaram populares nos Estados Unidos e no Canadá.

O Bearded Collie Club of America foi fundado em 1969, e o American Kennel Club reconheceu a raça em 1976.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Bearded Collie

– Filhotes  Beardie nascem escuro, e nem sempre é obvio qual a cor que eles vão ter quando crescer. O pelo clareia à medida que amadurecem e, em seguida, começa a escurecer novamente quando eles estão com 12 a 18 meses de idade. O pelo pode não alcançar a sua cor final até que o cão esteja com quatro anos ou mais;

– Bearded Collie são conhecidos por seus pulos quando estão emplogados;

– Algumas pessoas não conhecem essa raça, mas em Hollywood são bem populares. O ator Tim Allen era tutor de um Bearded Collie. Também em um seriado americano uma das personagens tinha um Bearded Collie e seu nome era Tiger.

Cuidados e Bem Estar

O Beardie é um cão indoor / outdoor. Ele precisa viver no interior, com o sua família humana com acesso a um quintal ou área plantada murada ou cercada na qual ele pode se divertir. Ele não está adaptado à vida em apartamento. O importante pra ele é estar perto dos seus tutores e brincar com eles.  Eles vão ficar satisfeitos com um caminha de meia a  uma hora de caminhadas ou brincar com uma bola diariamente.

O treinamento de obediência é uma obrigação se você quiser estabelecer a ordem e disciplina na vida do seu cão. Tornar o aprendizado divertido, e ensiná-los com técnicas de reforço positivo, tais como recompensas com alimento,  brincadeiras e carinho trazem um resultado mais eficaz. Collies farpados não aprendem sob condições abusivas ou agressivos. Comece a treiná-lo cedo e você vai obter excelentes resultados. Para garantir que ele não vai atropelar acidentalmente uma criança ou pessoa mais idosa é bom treiná-lo.

Quantidade diária recomendada de alimento é de 1,5 a 2 xícaras de ração de alta qualidade para cães, divididas em duas refeições. Os filhotes devemo comer 3 a 4 xícaras por dia.

 

Predisposição à Doenças: Alergia alimentar, displasia do cotovelo e hipertireoidismo.

Aparência física

Cão magro e ativo. Embora fortemente construído, deve mostrar bastante luz sob o tronco e não deve parecer muito pesado. A cabeça é proporcional ao seu tamanho. A impressão geral é a de um cão de focinho forte e com bastante espaço para o cérebro. Os olhos são em harmonia com a cor da pelagem; inseridos bem afastados e grandes, de expressão doce e afetuosa, sem serem protuberantes. Orelhas de tamanho médio e pendentes. Dorso nivelado, tronco forte. Peito profundo, dando bastante espaço para acomodar o coração e os pulmões. Cauda inserida baixa, sem ser dobrada ou torcida, longa o suficiente para que a última vértebra caudal atinja, ao menos, a ponta do jarrete.

Pelagem do Bearded Collie

Dupla, com o subpelo macio e cerrado. O pelo de cobertura é plano, áspero,
forte e eriçado; não é lanosa nem encaracolada, embora uma leve ondulação seja admitida. A pelagem possui comprimento e densidade suficientes para oferecer uma
boa proteção e para valorizar a silhueta do cão, mas não o bastante para esconder as linhas naturais do corpo. De maneira nenhuma a pelagem deverá ser tosada. O focinho é rodeado por pelos ligeiramente mais longos nas laterais, de maneira a encobrir os lábios. A partir das bochechas, do lábio inferior e abaixo do queixo, o comprimento dos pelos aumenta na direção do peito, formando sua típica barba.

Cor da pelagem

Cinza ardósia, fulvo avermelhado, preto, azul, todos os tons de cinza, marrom
e areia, com ou sem marcas brancas. Quando possui branco, este aparece no focinho, como uma marca na cabeça, na ponta da cauda, no peito, nos membros e nas patas; no caso de colar branco, as raízes dos pelos brancos não devem se estender atrás dos ombros. Ligeiras marcas castanhas são admitidas nas sobrancelhas, na parte interna das orelhas, nas bochechas, sob a raiz da cauda e nos membros, onde o
branco se junta com a cor principal da pelagem

Filhotes

Todos os Collies farpados nascem preto, azul, marrom ou castanho, com ou sem manchas brancas. Alguns, a medida que amadurecem, o pelo clareia, escurecendo novamente um pouco depois de um ano de idade. Um filhote que nasceu com pelo preto pode se transformar em qualquer tom de cinza para o ardósia a prata. Os cães que nascem marrom irão clarear a partir de chocolate para arenoso.

Precisam iniciar seu treinamento o quanto antes. Barbied Collies  são teimosos, se você deixar para treiná-los mais velhos isso pode não ter um bom resultado.

Preço

R$ 2000 a R$ 4000

Perguntas frequentes

O Bearded Collie pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

São animais de porto médio para grande. Gostam de latir, mas somente quando necessário e são muito ativos. Se o tutor tem a responsabilidade de caminhar com ele durante uma hora e se tiver algum espaço onde possa correr, pular e brincar com segurança, é possível criá-los em apartamento.

O Bearded Collie é recomendado para crianças?

Collies são excelentes com crianças; seu alto nível de energia os torna parceiros de brincadeiras bem ativos que vão passar horas correndo e brincando. Não são recomendados para crianças muito pequenas já que seu entusiasmo pode machucar.

O Bearded Collie pode ficar sozinho em casa?

Como todo cão que gosta da companhia de seus tutores, o Beardie não deve ficar muito tempo sozinho. Ele entediado pode ser um problema dentro de casa, e fora é possível que tente fugir.

O Bearded Collie late muito?

Sim, Bearded Collies gostam de latir principalmente quando estão entusiasmados com alguma brincadeira, mas isso é algo que pode ser disciplinado com um treinamento precoce.

O Bearded Collie solta muito pelo?

Se você penteá-lo regularmente, o Beardie não deve tem grande queda de pelo, mas ele passa por um período de uma vez no ano onde essa queda se intensifica e dura de duas a quatro semanas. Eles também perdem muito pelo durante um período de dois a três meses, quando seu pelo de filhote estácsaindo e mudando para fase adulta.

Fotos doBearded Collie

Notícias com Bearded Collie no PdD

Raças similares aoBearded Collie

Cocker Spaniel Inglês

Meigo, afetuoso, cheio de vida

Sem Raça Definida (SRD)

Diverso e único para cada mistura e personalidade.

Leonberger

Calmo, afetuoso e leal

Bobtail

Cão "chiclete", ávido por carinho

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.