Boiadeiro Australiano

Dócil, fiel e dinâmico
CBKC - Grupo 1
Esse cão de tamanho médio é forte, sem ser pesado.
Também conhecido como: Australian Cattle Dog, Australian Heeler, Blue Heeler, Heeler Queensland, ou Halls Heeler

Informações Gerais

Muito dinâmico, o Boiadeiro nasceu para guardar e conduzir rebanhos de bovinos. É corajoso e determinado. De extraordinária resistência, é utilizado para agrupar os imensos rebanhos do oeste australiano nas regiões de Queensland e Nova Gales do Sul.

O Boiadeiro Australiano tem latido característico, próximo do pio da coruja. Tem grandes aptidões para a guarda de residências. é Um cão dominante, que precisa de um dono enérgico. Bem adestrado, ele se mostra totalmente dócil.  Companheiro fiel, é muito ligado ao dono e à família.

O Boiadeiro Australiano é protetor daquilo que ele considera seu território, e ele vai defendê-lo. Ele também é reservado (não necessariamente hostil) com estranhos. Mas ele é dedicado ao seu tutor e família. Uma vez que ele tem esse vinculo, ele gosta de ir para onde seu tutor for; na verdade, para o Boiadeiro a separação física daqueles que ele ama é algo muito difícil para ele. Muito inteligente, mas às vezes ele pode ser intencionalmente teimoso. O treinamento consistente e positivo ajuda a controlar sua raia independente.

O Boiadeiro Australiano é conhecido por sua capacidade de avaliar situações e tomar a iniciativa, se necessário. Em uma situação de pastoreio, isso muitas vezes inclui latidos vigorosos ou mordiscar para mover um animal teimoso. Se ele se sente que um animal – ou uma pessoa – está se comportando mal, ele não hesitará em colocá-los de volta na linha. Geralmente o Cattle Dog só  intervém se ele sente que uma situação está fora de controle, então ele vai fazer seu trabalho, seu proprietário deve evitar colocá-lo em situação como esta. Se você agir como a figura de autoridade, ele vai olhar para você em vez de tomar o assunto em suas próprias patas.

Outra característica do instinto da raça é o seu forte drive de caça. Ele é fascinado por esquilos, gatos e outros animais pequenos. Se o Boiadeiro Australiano crescer com outros animais de estimação, incluindo gatos, ele é confiável no convívio e vai viver em paz com eles em casa.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
12 anos
Expectativa
Máxima
14 anos

Altura

Altura
Mínima
43
cm
Altura
Máxima
51
cm

Peso

Peso
Mínimo
15
kg
Peso
Máximo
20
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Boiadeiro Australiano

País: Austrália

Nasceu do cruzamento entre o Smithfeeld, uma raça desaparecida e próxima do Bobtail, com o Dingo, o Collie e o Bull Terrier. É também chamado de Heeler (“calcanhista”) por sua habilidade em morder o rebanho nos calcanhares sem machucar. Por volta de 1840, esse cão recebeu sangue de Damaciano e de Kelpie. A raça foi reconhecida em 1890. Após chegar à Europa, em 1978, esse cão começou a se desenvolver, particularmente na Grã-Bretanha, nos Países Baixos e na Bélgica. Pode ser visto trabalhando na França, em provas de obediência, em que seu desempenho é sempre muito bom.

Os Boiadeiro Australiano foi criado pelos colonos australianos do século 19 para o cuidar do rebanho de gado em grandes fazendas. Esta raça foi fundamental para ajudar fazendeiros a expandir a indústria de carne bovina australiana discretamente, mas de forma agressiva pastoreando as vezes rebanhos incontroláveis, quase selvagens com mordicadas no calcanhar.

O Boiadeiro de hoje é o resultado de muitos cruzamentos. Pecuaristas procuravam um cão resistente que poderia lidar com o clima severo e as condições difíceis de trabalho na Austrália. Cães inicialmente trazidos da Inglaterra não deram conta do trabalho. Tentativas incontáveis ​​de muitos fazendeiros diferentes finalmente resultaram no que acreditasse ser o antepassado ​​do atual Australian Cattle Dog.

Cães de cor azul provaram ser o mais popular entre fazendeiros e tropeiros, e eles se tornaram conhecidos como Blue Heelers. Eles foram especialmente populares no trabalho com o gado em Queensland, onde receberam o nome de Queensland Heelers ou Queensland Blue Heelers.

Em 1893, Robert Kaleski assumiu reprodução de Blue Heelers, e ele começou a exibi-los em 1897. Kaleski elaborou um padrão, baseado no Cattle Dog, acreditando que este era o tipo mais naturalmente adequado para o interior australiano. (O Boiadeiro Australiano de hoje se parece muito com o Dingo, com exceção da cor.) O Kennel Club de New South Wales aprovou este padrão em 1903.

A raça foi inicialmente conhecido como o Heeler Australiano, então mais tarde como o Boiadeiro Australiano, que é o nome agora aceito como oficial em toda a Austrália e em outros lugares. No entanto, algumas pessoas ainda chamá-los Heelers azul ou Queensland Heelers.

Depois de um período na classe de variedades, Boiadeiro Australiano foi aceito pelo American Kennel Club em maio de 1980. Ele tornou-se elegível para competição no Grupo de Trabalho a partir de setembro de 1980. A raça foi transferido para o grupo de reunião em janeiro de 1983.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Boiadeiro Australiano

– O Boiadeiro Australiano inicialmente era conhecido como Australian Heeler, e em alguns lugares, nos dias de hoje, ele ainda é chamado de Blue ou Queensland Heeler;

– O Boiadeiro Australiano têm um forte senso de aventura e eles pensam que são invencíveis. Esteja preparado para vê-lo machucado com frequência. Felizmente, ele é realmente durão, mas viver com ele é um trabalho de vigia constante para evitar que ele se machuque e continue fazendo suas atividades como se nada tivesse acontecido;

– Eles são cães fieis e extremamente dedicados a seus tutores. São companheiros de presença constante para onde e quer que você vá;

– Matthew McConaughey, Mel Gibson e o cantor de country George Strait são fãs e tutores de Boiadeiros Australianos.

Cuidados e Bem Estar

A Boiadeiro Australiano tem altos níveis de energia e precisa de muito mais atividade do que uma simples caminhada pelo bairro. Escolha esta raça só se você for uma pessoa com altos níveis de energia que gosta de longos períodos de exercício diário, como correr, andar de bicicleta e caminhadas e puder levar o seu cão com você quando ele estiver fisicamente maduro. Lembre-se que esta raça é capaz de trabalhar longos dias cuidando do gado.

Há um lado muito resistente no Boiadeiro Australiano – ele foi criado para ser duro, para lidar com as altas temperaturas, terrenos acidentados e longas distâncias exigidas pelo seu trabalho em ranchos – que faz dele altamente tolerante à dor e intensamente focado. Ele vai continuar trabalhando mesmo quando estiver ferido. Os proprietários devem prestar muita atenção para se certificar de que ele pare de trabalhar caso ele se machuque.

O Boiadeiro Australiano é extremamente ativo , tanto física como mentalmente. Ele precisa de uma ocupação ou atividade regular para mantê-lo ocupado, cansado, e fora do problema.

O Boiadeiro Australiano não requer muito mimos, mas alguns cuidados são necessários para mantê-lo limpo e saudável. Escove-o periodicamente, cerca de quatro vezes por mês, para distribuir o óleo e remover a sujeira. Quando ele estiver no periodo de queda de pelo, escovar com freqüência para remover os pelos mortos. Banho conforme necessário – basicamente quando ele estiver realmente sujo ou com mal cheiro.

Escovar os dentes do Australian Cattle Dog , pelo menos, duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças da gengiva e mau hálito.

Cortar as unhas uma vez por mês. Cuidado! As unhas têm vasos sanguíneos, se você cortar muito curto pode causar sangramento – e seu cão pode não cooperar na próxima vez. Então, se você não tem experiência em aparar as unhas do cão, peça a um veterinário ou tosado para fazer isso.

Seus ouvidos devem ser verificada semanalmente se há vermelhidão ou odor ruim, o que pode indicar uma infecção. Quando você verificar as orelhas do seu cão, aproveite e limpe-as com uma bola de algodão umedecido com um produto suave, de pH equilibrado indicado pelo veterinário. Ouvido limpo ajuda a prevenir infecções. Não insira nada dentro do canal auditivo; apenas limpar o ouvido externo.

Verifique se há feridas, erupções cutâneas, ou sinais de infecção, tais como vermelhidão, sensibilidade, ou inflamação na pele, focinho, boca, olhos e nas patas.Os olhos devem ser claros, sem vermelhidão ou secreção. Seu exame cuidadoso semanal vai ajudar a detectar potenciais problemas de saúde mais cedo.

Seu precisa de uma alimentação balanceada e regrada. Não deixe comida sobrando na vasilha do seu cão nem ofereça nada além de uma ração de qualidade que irá suprir todas as necessidades dele. A quantidade diária recomendada é de 1,5 a 2,5 xícaras de alimento seco de alta qualidade por dia, dividido em duas refeições.

 

Predisposição à Doenças: Displasia coxofemoral, alterações oftálmicas e surdez.

Aparência física

O Boiadeiro Australiano é um cão harmonioso, de focinho forte e dentição sólida. Sua cabeça é imponente, co orelhas inclinadas para o interior. O corpo é um tanto comprido. A cauda pende, no repouso, formando uma ligeira curva.

Pelagem do Boiadeiro Australiano

O pelo é liso, com uma capa interna curta e densa. Cada pelo de cobertura é ereto, duro, assentado.

Cor da pelagem

É azul, azul de mármore ou azul-malhado, e pode ter manchas pretas, azuis ou fogo na cabeça.

Filhotes

O Boiadeiro Australiano precisa de socialização precoce e treinamento . Como qualquer cão, ele pode tornar-se tímido, se ele não for devidamente socializado quando jovem. A socialização precoce ajuda a garantir que seu cão cresça para ser um cão bem educado. Sua propensão a mastigar coisas e mordiscar pessoas deve ser tratada com cuidado. Ele deve ser ensinado a não colocar a boca em pessoas, somente em itens próprios para morder, tais como brinquedos bem resistentes.

Se ele adulto é muito ativo imagine quando ainda é filhote. Precisa de muitas atividades físicas e estímulo mental para queimar suas energias e não se tornar um pequeno destruidor dentro de casa. Treine-o sempre para ele aprender a morder seus brinquedos e não seus móveis ou sapatos.

Preço

R$ 1.000 a R$ 2.500

Perguntas frequentes

O Boiadeiro Australiano pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Esse cão não é adequado para viver em apartamentos, pois precisa gastar muita energia.

O Boiadeiro Australiano é recomendado para crianças?

Ele é recomendado para crianças maiores e que já sabem lidar com cães.

O Boiadeiro Australiano pode ficar sozinho em casa?

Não suporta bem a solidão por ser muito apegado ao seu tutor. Se ele ficar entediado ou se sentir solitário, ele pode ser destrutivo pronto para mastigar e rasgar coisas que ele não deveria.

O Boiadeiro Australiano late muito?

Ele vai latir quando necessário para avisar que algo está errado ou da aproximação de algum estranho.

O Boiadeiro Australiano solta muito pelo?

Solta pouco pelo. Na verdade a queda de pelo é sazonal. Escovações semanais já diminuem bastante essa queda.

Fotos doBoiadeiro Australiano

Raças similares aoBoiadeiro Australiano

Labradoodle

Amigável, calmo, enérgico e alegre

Leonberger

Calmo, afetuoso e leal

Welsh Corgi (Pembroke)

Alegre e companheiro.

Komondor

Muito dominante e difícil, calmo, atento e responsável.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.