Boiadeiro Bernês

Esperto, alegre e moderadamente dócil.
CBKC - Grupo 2
Confiável, atencioso, vigilante,
corajoso diante de situações do cotidiano; amável e fiel para com a família; seguro de si e pacífico com estranhos; de temperamento moderado e dócil.
Também conhecido como: Bernese Mountain Dog ou Berner Sennenhund

Informações Gerais

Este cão é um grande e fiel companheiro. Muito leal, o Bernese Moutain Dog, também chamado de Boiadeiro Bernês, Boiadeiro de Berna ou Berner Sennenhund (esse ultimo é seu nome original), é um cachorro de porte grande, que gosta e precisa de companhia.

O Boiadeiro Bernês é um cão de trabalho das fazendas da Suíça extremamente versátil. Ele foi desenvolvido para pastorear gado, puxar carroças, ser um cão de guarda e companheiro leal. Ele é um dos quatro tipos de Swiss Mountain Dogs, e é o único com pelos longos. O Bernese Mountain Dog vem do cantão de Berna, daí o seu nome. Ele é uma raça grande e resistente, com uma disposição amigável e calma, e ele é bem adequado para  conformation, obedience, tracking, herding, and carting competitions.

O Boiadeiro Bernês permaneceu como um cão de talentos múltiplos. Excelente guia de grande rebanho nas médias montanhas, ele resiste as condições climáticas por vezes muito rudes daquele ambiente. Desde sempre cão de guarda, ele anuncia a chegada de visitas por latidos medidos e dispersa a aproximação com seu porte impressionante. Não é mais utilizado como cão de carruagem, tarefa que desenvolveu durante décadas, com um comprometimento e uma regularidade exemplares. Todas as utilizações exigem dá raça boa aptidão ao adestramento. Isso deve ser feito com firmeza, mas sem brutalidade. A paciência e as demonstrações de afeto são muito mais eficazes. Cada vez mais apreciado como companheiro da família, esse boiadeiro seduz, e ele continua sendo amável e fácil de se lidar, mesmo por crianças. com as quais se mostra muito paciente.

O Boiadeiro Bernês, além ter uma  boa aparência surpreendente, o Bernês, como é carinhosamente chamado,  tem um temperamento maravilhoso.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
7 anos
Expectativa
Máxima
10 anos

Altura

Altura
Mínima
58
cm
Altura
Máxima
70
cm

Peso

Peso
Mínimo
30
kg
Peso
Máximo
55
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Boiadeiro Bernês

País: Suíça

Os longínquos ancestrais do Boiadeiro Bernês são molossoides (são um grupo de cães de físico forte. A palavra deriva de Molóssia, uma área do Épiro antigo, hoje a Grécia ocidental, onde o grande cão pastor era conhecido como um Molossus) originários da Ásia, que as legiões romanas utilizavam como cães de combate. Certos exemplares, que ficaram no que viria a ser o território da Suíça, cruzaram com cães autóctones dedicados à guarda de rebanhos e de residências. No século XIX a afluência das raças estrangeiras quase comprometeu seu futuro e foi preciso alguns apaixonados pela raça para que o censo dos bons exemplares que restaram, feito por volta de 1900, permitisse um novo desenvolvimento da raça suíça.

Em 1902, o Swiss dog club patrocinou um show no Ostermundigen que chamou a atenção para as raças suíças de montanha. Dois anos mais tarde, a raça deu um grande passo através de vários eventos: Em um show internacional canino realizada em Berna, o Swiss dog club patrocinou a classe de “cães pastores” da Suíça, que incluía os cães da montanha. Este também foi o primeiro ano em que estes cães foram referidos como “Bernese.” E nesse mesmo ano, a Swiss Kennel Club reconheceu o Bernese Mountain Dog como uma raça.

Durante a Primeira Guerra Mundial, exposições de cães e reprodução ficaram em segundo plano por causa dos esforços de guerra. Mas, depois da guerra, os primeiros Bernese Mountain Dogs foram exportadas, em primeiro lugar para a Holanda e depois para os Estados Unidos – nesse período a raça ainda não foi reconhecida pelo American Kennel Club.

Em 1936, dois criadores britânicos começaram a importar Bernêses, e a primeira ninhada de filhotes nasceu na Inglaterra. Também em 1936, o Glen Shadow Kennel  em Louisiana, importou uma fêmea e um macho de Boiadeiro Bernês da Suíça. No início de 1937, o AKC enviou uma carta para Glen Shadow dizendo que o Bernese Mountain Dog tinha sido aceito como uma nova raça na classe trabalhadora.

Na II Guerra Mundial mais uma vez foi interrompido o progresso da raça fora da sua terra natal, mas depois de 1945, a importação e registro são retomados nos Estados Unidos. Em 1968, o Bernese Mountain Dog Club of America foi fundado, com 62 membros e 43 registros de Boiadeiros Bernês. Três anos mais tarde, havia mais de 100 membros no clube. Enquanto isso, a raça, que tinha morrido na Inglaterra durante a II Guerra Mundial, foi reintroduzido na Grã-Bretanha.

O Bernese Mountain Dog Club of America tornou-se membro do AKC em 1981, e em 1990, o AKC adotou o  seu padrão de raça para o Bernese Mountain Dog.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Boiadeiro Bernês

– O Boiadeiro Bernês não é um cão originado da montanha Bernice ou um cão de montanha birmanês. Ele leva o seu nome a partir do cantão suíço de Berna, onde ele era um cão de fazenda valorizado e que se destacou em puxar carroças, levar o rebanho para os campos ou mercado, e servindo como cães de guarda;

– Embora ele seja um trabalhador bem educado e dedicado, ele quase se tornou extinto no início do século 20, quando outros meios de transporte tornaram-se acessível aos agricultores;

– A maioria dos Berneses são conhecidos por ter uma boca seca, o que significa que não babam, mas isso não é verdade para todos eles.

 

 

Cuidados e Bem Estar

Uma casa com um quintal grande e murado é a melhor opção para essa raça. O Bernês é um cão de trabalho, ele tem muita energia. Além do brincadeiras ou jogos no quintal, ele precisa no mínimo de 30 minutos de exercícios bem vigorosos todo dia. Com todo esse casaco preto e grande, ele está propenso a insolação. Não permita que ele se exercite energicamente quando estiver extremamente quente; limite os exercícios de manhã cedo ou à noite, quando está mais fresco. O ideal é mantê-lo fresco durante o calor do dia, mesmo dentro de casa, com ventiladores ou ar-condicionado e se estiver fora precisa ficar na sombra.

Não deixe brincar ou correr em superfícies duras (como ruas pavimentadas), saltar excessivamente, ou puxar cargas pesadas até que ele tenha, pelo menos, dois anos de idade e suas articulações estão totalmente formadas. Se exercitar na grama é melhor.

O pelo do Bernês é lindo: a espessa camada dupla com um casaco mais externo e um subpelo-lanoso. Caracteristicamente tricolor, a maior parte do corpo do Bernês é coberto com pelos negros com castanho e branco brilhante. Há geralmente uma marcação branca no peito que se parece com uma cruz invertida, uma chama branca entre os olhos, e branco na ponta de sua cauda.

A beleza tem um preço, porém, e, neste caso, é que o Bernês perde muito pelo. Sua perda é moderada durante todo o ano e forte na primavera e no outono. Escovar várias vezes por semana ajuda a reduzir a quantidade de pelos ao redor da casa e mantém o revestimento limpo e desembaraçado. Banhos são recomendados a cada três meses para mantar uma boa aparência. Em lugares mais quentes o intervalo de um banho para o outro pode ser de menos tempo.

Escovar os dentes, pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que se escondem no seu interior. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças da gengiva e mau hálito.

Cortar as unhas uma vez por mês para evitar dolores e outros problemas. Se você pode ouvir as unhas batendo no chão, elas estão muito longas. Unhas dos pés do cão têm vasos sanguíneos neles, e se você cortar demasiado pode causar sangramento – e seu cão pode não cooperar na próxima vez que ele vê o cortador de unhas. Então, se você não tem experiência em aparar as unhas, pergunte a um veterinário ou profissional da área.

Suas orelhas devem ser verificadas semanalmente se tem vermelhidão ou um odor ruim, o que pode indicar uma infecção. Quando você verificar as orelhas do seu cão, limpe-os com uma bola de algodão suavemente umedecido com um produto de pH balanceado. O ouvido limpo ajuda a prevenir infecções. Não insira nada dentro do canal auditivo; apenas limpe o ouvido externo.

Comece acostumando seu Bernês com todos esses cuidados enquanto ele é um filhote. Lidar com suas patas com freqüência – os cães são sensíveis em relação as suas patas – e examine dentro de sua boca. Faça disso tudo uma experiência agradável para seu cão com palavras de incentivo, carinho e recompensas, e você vai preparar o terreno para exames veterinários e outras manipulações mais fáceis, quando ele for um adulto.

Verifique se há feridas, erupções cutâneas, ou sinais de infecção, tais como vermelhidão, sensibilidade, ou inflamação na pele, no nariz, boca e olhos, e nos pés. Os olhos devem ser claros, sem vermelhidão ou secreção. Seu exame cuidadoso semanal vai ajudar a detectar potenciais problemas de saúde mais cedo.

A quantidade diária recomendada é de 3 a 5 xícaras de alimento seco de alta qualidade por dia, divididos em duas refeições. Quanto o seu cão adulto come depende de seu tamanho, idade, constituição, metabolismo e nível de atividade.  É quase desnecessário dizer que um cão muito ativo vai precisar alimento. Mantenha seu Bernês em boa forma, colocando sua comida duas vezes por dia, em vez de deixar comida sobrando na vasilha o tempo todo.

 

Predisposição à Doenças: Câncer, displasia de anca, displasia do cotovelo, atrofia progressiva da retina e torção gástrica

Aparência física

O cão da montanha de Bernese é ligeiramente mais longo do que alto. Sua cabeça é forte. Balanceada em tamanho com a aparência geral do cão; não muito maciça. Seu crânio, visto de frente e de perfil, é ligeiramente arredondado. Sulco frontal pouco marcado. O pescoço é forte, musculoso, de comprimento médio. O tronco com linha superior descendo ligeiramente do pescoço em direção à cernelha, em uma linha harmoniosa, continuando, então, reto e nivelado. Seu dorso é firme, reto e nivelado. Seus membros têm ossos fortes. Os olhos, castanho- escuro e amendoados, tem expressão meiga.

Pelagem do Boiadeiro Bernês

Longo, brilhante, reto ou ligeiramente ondulado.

Cor da pelagem

Preto intenso, com manchas castanho avermelhado, nas bochechas, acima dos olhos, nos quatro membros e no peito que também tem manchas brancas, que estão presentes na cabeça, no focinho e ponta das patas.

Filhotes

A ninhada pode ser em torno de 10 a 12 filhotes. Os filhotes são altamente ativos, resmungões, e indisciplinados. Um bom adestramento, iniciado o quanto antes, fará deles excelentes cães de companhia. Filhotes Bernês gostam de brincar de “caçar” e mordiscar enquanto estão brincando e isso poe ser assustador ou perigoso para uma criança muito pequena, ele faz sem intenção de machucar.

Você precisa ter um cuidado especial se está comprando um filhote de cachorro Bernês. Como muitos cães de raças grandes, Bernês cresce rapidamente entre as idades de quatro e sete meses, tornando-os suscetíveis a doenças ósseas e lesões. Uma ração de alta qualidade com 22 a 24 por cento de proteína e 12 a 15 por cento de gordura se torna uma dieta de baixa caloria e impede o crescimento seja rápido demais.

Preço

R$ 2500 a R$ 5000

Perguntas frequentes

O Boiadeiro Bernês pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Bernêses não são adequados para apartamento ou vida em condomínio, não devem, em hipótese alguma, viver fechados dentro de um apartamento.

O Boiadeiro Bernês é recomendado para crianças?

São maravilhosos com crianças e é uma das raças mais indicadas para convivência em família.

O Boiadeiro Bernês pode ficar sozinho em casa?

A  solidão para um Boiadeiro Bernês é algo insuportável. Jamais deixe seu companheiro sozinho em casa por longos períodos.

O Boiadeiro Bernês late muito?

Tem tendencia moderado para latir. Vai sempre avisar quando alguém estiver se aproximando.

O Boiadeiro Bernês solta muito pelo?

A queda de pelo é moderada e ocorre durante todo o ano sendo maior na primavera e outono.

Fotos doBoiadeiro Bernês

Raças similares aoBoiadeiro Bernês

Bulmastife

Ativo, cheio de ardor e seguro de si.

Pinscher Miniatura

Cheio de segurança e vivo.

Terra Nova

Meigo e calmo

Mastim Tibetano

Guardião por natureza, corajoso, fiel e dócil.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.