Borzoi

Dócil, sensível e gentil.
CBKC - Grupo 10
Possui um olhar penetrante, capaz de enxergar muito longe. Sua reação é impetuosa. Cão grande, de aspecto aristocrático e grande harmonia de formas e movimentos. Não é barulhento e, como todo galgo, é um velocista nato
Também conhecido como: Lebréu e Galgo Russo

Informações Gerais

Com sua cabeça  alta, magra, longa e estreita, e um lindo “casaco” de seda, o Borzoi é a imagem de requinte e elegância. Borzois portanm-se com orgulho, e é fácil imaginar-los descansando nos palácios dos czares ou rapidamente correndo nos campos russos.

Valorizado pela sua graça, bem como a sua atitude dócil, Borzoi são conhecidos por sua velocidade, justapostos com uma personalidade descontraída. Eles gostam de corrida de longa distância e, em seguida, estarão satisfeitos para voltar para dentro de casa e relaxar em um sofá de sua preferencia. Eles não são o que você chamaria um cão enérgico. Se você quer passar o dia na cama ou no sofá, seu Borzoi estará feliz em acompanhar você.

A personalidade gentil do Borzoi varia de sério e imponente à palhaçadas. Como um companheiro, o Borzoi é calma, sensato e inteligente. Ele prefere não ser deixado sozinho por longos períodos. Sua reação a estranhos varia de desconfiado a amigável. Em geral, ele é receptivo com as de pessoas e nada tímido.

A natureza descontraída do Borzoi não significa necessariamente que ele é fácil de treinar. Ele tem, independentemente, sua próprias ideias e pode ser teimoso. Por último, mas não menos importante, o Borzoi precisa sentir que ele é amado, cuidado, e que está em segurança.

 

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
1 anos
Expectativa
Máxima
1 anos

Altura

Altura
Mínima
68
cm
Altura
Máxima
85
cm

Peso

Peso
Mínimo
10
kg
Peso
Máximo
13
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Borzoi

País: Rússia

O Borzoi é conhecido na Rússia há nove séculos. Esse cão foi durante muito tempo o companheiro favorito das grandes famílias russas, que o utilizavam principalmente para a caça de lobo, à raposa e lebres.

A partir do fim do século XIX a Europa e a América tiveram criações importantes de Borzoi. Após praticamente dizimar a raça durante a Revolução de 1917, os russos retornaram a criação a partir de exemplares poupados e de anmais importados. Atualmente ele apreciam o Borzoi como animal de companhia, mas o utilizam também para caça.

Uma vez conhecido como o Wolfhound russo, história escrita do Borzoi pode ser rastreada até 1650, quando o primeiro padrão para a raça foi criado em sua terra natal, a Rússia. Os caças dos nobres eram um espetáculo a parte. Eles podiam colocar mais de cem Borzois, caçando em trios de uma fêmea e dois machos. Quando o lobo era avistado, os caçadores soltavam seus cães para capturar e segurá-la. Depois que eles cerimoniosamente amarram e amordaçavam o lobo, os caçadores às vezes deixavam ele ir embora para ser caçá-lo novamente outro dia. Estas expedições de caça eram comuns até 1861, quando os servos foram emancipados e os nobres já não podia contar com uma força de trabalho ilimitada.

Em 1873, poucos existiam Borzoi, alarmando os que admiravam a beleza e velocidade da raça. Nesse período os russos criaram a Imperial Association para proteger e preservar as características da raça e as linhagens de muitos Borzoi na América pode ser rastreada para cães dos canis de membros da Imperial Association. Os membros da associação eram Grão-Duque Nicolau, o tio do Czar Nicholas II, e Artem Boldareff, um rico proprietário de terras.

O primeiro Borzoi conhecido por ser importado para os Estados Unidos foi nomeado Elsie, comprada na Grã-Bretanha por um homem chamado William Wade da Pennsylvania. Pobre Elsie não tinha uma boa aparência, aparentemente, sendo descrita como “pequena, leve e magricela.” Outro americano, C. Steadman Hanks, visitou a Rússia na década de 1890 e importou Borzois diretamente de sua terra natal para estabelecer seus Kennels Seacroft.

O primeiro Borzoi registrado com no American Kennel Club foi  Princess Irma em 1891. Em 1903, Joseph B. Thomas contribuiu para a criação da raça na América, fazendo três viagens à Rússia para comprar cães do Perchino Kennel do Grão-Duque Nicholas e do Woronzova Kennel of Artem Boldareff. O Borzoi Club of America, então conhecido como o Russian Wolfhound Club of America, foi formado nesse mesmo ano.

Em 1936, o nome da raça foi mudado de Wolfhound Russo para Borzoi. Hoje, há pouca diferença entre o Borzoi em sua sala de estar e seus antepassados ​​na Mãe Rússia. Ele permanece o mesmo sighthound alto e glamouroso que era um dos grandes tesouros da Rússia czarista.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Borzoi

– Em países ocidentais, Borzoi são por vezes utilizados em campo aberto correndo para caçar lebre, e alguns fazendeiros usavam esses cães contra os coiotes para proteger seus rebanhos;

– O Borzoi elegante e gracioso era o favorito dos artistas durante a época do Art Déco;

– No século XI, três desses cães faziam parte do séquito da filha do grande duque de Kiev quando ela viajou à França para se casar com o rei Henrique I;

– O nome Borzoi em russo significa rápido;

– Nas décadas de 20 e 30, o Borzoi estava presente em cartazes de anúncios e também no cinema;

– O capitão do Titanic era um tutor de Borzoi;

– As atrizes hollywoodianas Jean Harlow e Olivia de Havilland sempre posavam para fotos com seus Borzois;

– A banda Pink Floyd levou Borzoi para o palco em um dos seus shows;

– O Borzoi tem uma visão muito ampla, quase cem vezes mais potente que a do ser humano. Sua visão abrange 207º, enquanto a do ser humano abrange somente 118º. Esse poder de visão só está totalmente maduro aos 3 anos de idade.

Cuidados e Bem Estar

Borzoi é uma raça pra ficar com você  dentro de casa, e mais ainda, eles gostam de conforto. Pode estar certo que você terá que compartilhar sua cama, sofá ou qualquer outro peça da mobília que seja macio e confortável para se deitar. O ideal para eles é uma casa com quintal, chácara ou sitio. Eles não precisam de muito exercício, mas gostam muito de correr.

Borzoi geralmente não são cães de alta energia, mas os níveis de atividade variar entre os indivíduos. Alguns vão se exercitar, enquanto outros são preguiçosos e deve ser levados para um passeio. O Borzoi ficará satisfeito com uma caminhada de 20 a 30 minutos por dia e a oportunidade de correr em algum lugar amplo.

Passeios na coleira ou um tempo de brincadeiras em uma área cercada com segurança são obrigatórios para esta raça. O Borzoi é um cão de caça, nascido para perseguir, e ele irá atrás de qualquer coisa que está se movendo, mesmo que isso signifique correr na frente de um caminhão. E você definitivamente não será capaz de pegá-lo uma vez que ele decola. Uma cerca eletrônica underground não irá conter um Borzoi. O desejo de perseguir um objeto em movimento sempre irá superar a ameaça de um choque momentâneo.

Seu pelo tem uma bela textura, é sedoso e resistente à poeira e lama, por isso é fácil de manter limpo. Escove o pelo do seu Borzoi semanalmente com uma escova de pinos. Certifique-se de remover todas os emaranhados por trás das orelhas ou entre as pernas traseiras. Cuidado com o tipo de escova utilizada, algumas podem arruinar esse linfo casaco. Borzoi tem queda de pelo considerável  ​​e pode precisar escovar com mais freqüência. Banhá-lo conforme necessário.

Escovar os dentes do seu Borzoi pelo menos duas ou três vezes por semana para remover a formação de tártaro e as bactérias que se escondem no seu interior. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças da gengiva e mau hálito. Cortar as unhas uma ou duas vezes por mês.

A quantidade de comida recomendada é de 4 a o xícara de ração de alta qualidade divida em duas refeições. Lembrando que isso pode varia conforme o metabolismo do seu cão e o quanto ele se exercita. Não deixe a vasilia do seu cão sempre com  comida. Isso pode levar a obesidade ou, no caso do Borzoi, a problemas sérios de saúde já que ele pode ter tendência a desenvolver problema de dilatação gástrica.

Predisposição à Doenças: Síndrome de dilatação torção vólvulo gástrica, deverá ser alimentado em 2 a 3 refeições diárias, não exercitá-lo após a alimentação.

Aparência física

Sua cabeça, estreita e longa, é seca e delicadamente entalhada. Ela se afina progressivamente até o nariz, com trufa importante.
Colocados obliquamente, os grandes olhos amendoados, cor de avelã ou castanho-escuro, são expressivos. As pequenas orelhas, macias e móveis, são implantadas acima da linha dos olhos. Quando o cão está em alerta, elas são mantidas altas.
O pescoço, longo e seco, é achatado lateralmente. O tamanho imponente, a silhueta magra e a pelagem com flexos sedosos caracterizam esse cão bem equilibrado e elegante em todos os movimentos. Os membros são retos e musculosos, os ombros longos e oblíquos.

Pelagem do Borzoi

Sedoso, macio e flexível, ondulado ou formando cachos curtos, mas nunca
cachos apertados demais.

Cor da pelagem

Todas as combinações de core. Todas as cores podem ser sólidas ou manchadas.

Filhotes

O Borzoi quando filhote é considerado um cão muito ativo e dinâmico, podendo vir a apresentar comportamentos destrutivos se não tiverem como extravasar sua energia. Por isso é fundamental que os filhotes tenham espaço para exercícios.

O ideal é que os cães sejam sempre exercitados em ambientes cercado (mais de 1,60m de altura) ou seguro, pois a qualquer momento ele pode resolver seguir seu instinto de caça e corrida e você pode acabar ficando sem o seu companheirinho.

Preço

R$1500 a R$3000

Perguntas frequentes

O Borzoi pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Se está considerando ter um Borzoi para você que mora em apartamento ou condomínio, lembre que, ele é um cachorro grande, precisa de espaço para correr e se tiver algum problema de saúde que não possa andar sozinho você terá que levá-lo nos braços descendo e subindo escadas caso seu prédio não tenha elevador.

O Borzoi é recomendado para crianças?

Seu tamanho é algo para ser considerado por pessoas com crianças pequenas. O Borzoi adulto é tranquilo, mas os filhotes são entusiasmados e podem bater acidentalmente em uma criança com suas brincadeiras.

O Borzoi pode ficar sozinho em casa?

Ele não é a melhor escolha para as pessoas que se  ausentam de casa por muitas horas todos os dias, ou precisam viajar com frequencia.

O Borzoi late muito?

Sua tendência a latir é moderada. Quando está muito feliz ou entusiasmado vai soltar a voz e isso pode incomodar alguns vizinhos.

O Borzoi solta muito pelo?

O Borzoir tem um queda bem considerável de pelos. A  escovação com regularidade ajuda a diminuir esse problema.

Fotos doBorzoi

Notícias com Borzoi no PdD

Raças similares aoBorzoi

Greyhound

Inteligente, gentil, afetuosos e com temperamento equilibrado.

Afegão Hound

Sensível e capaz de uma relação estreita com o dono.

Whippet

Meigo e calmo

Galgo Irlandês

Agressivo na caça mas muito dócil em casa

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.