Chesapeake Bay Retriever

Disposto, alegre, brilhante, inteligente e tranquilo.
CBKC - Grupo 8
O Chesapeake Bay Retriever é um cão grande e elegante, de belas proporções.
Também conhecido como: Retriever da Baía de Chesapeake, Chessie.

Informações Gerais

De excepcional resistência, corajoso e trabalhador, ele consegue caçar nas temperaturas mais extremas. Graças ao faro muito apurado, não há cão igual para trazer a caça das águas geladas, mas ele faz isso também em terra.

Ele tem vontade própria – leia-se: teimoso – e exige firmeza, educação consistente por todos os adultos do agregado familiar. Você não pode deixá-lo fazer alguma coisa “só desta vez”, caso contrário vai passar dias ou semanas lutando para que ele pare de fazer. Se você está sendo um líder, basta um olhar ou repreensão verbal são suficientes para controlar o mau comportamento; punição mais severa é um exagero e só vai levá-lo a tornar-se mal-humorado e indiferente.

O Chessie tem um incrível senso de humor, mas a qualidade da diversão pode ser comprometida algumas vezes por sua teimosia obsessiva. Uma vez que ele tem uma ideia em mente, pode ser difícil de remover. E quando ele quer alguma coisa, ele vai ser persistente em ir atrás. Isso é ótimo se ele estiver fazendo algo certo, como recuperar patos abatidos, mas não tão legal se ele está lhe incomodando por outra coisa.

O Chessie é o tanque Sherman das raças dos Retrievers. Duro e tenaz, ele é um cão de caça construído para suportar o frio mais intenso, águas agitadas da costa oriental, em particular, de Chesapeake Bay, onde ele foi criado para caçar aves aquáticas, como patos e gansos. O Chessie tem uma natureza que é mais protetora e menos receptiva com estranhos, mas isso não faz dele um cão agressivo.

O Chessie não é o cão certo para você se tudo que você quer é um companheiro de sofá. Não importa o quanto de exercício ou de treinamento você faça com ele, o Chessie é um cão de caça no coração. E não apenas qualquer cão de caça: ele é um cão de caça de aves aquáticas e vive para se molhar mesmo na busca para trazer de volta a sua presa de penas. Limitar um Chessie a vida apenas como um animal de companhia não é recomendado. Agora, se você é uma pessoa ativa e aprecia atividades ao ar livre, então ele é o cão certo para você. Por toda a sua tenacidade a flor da pele, o Chessie ama os seus humanos e quer estar com eles sempre que possível. É recomendado para tutores caninos mais experientes.

O Chessie vai precisar de exercícios e estimulação mental fornecida pelo treinamento diário e jogos. Faça uma caminhada ou corra com ele por cerca de um quilometro, de manhã e à noite, e faça um cronograma de treinamento por 20 minutos ou simplesmente algum jogo interessante de fetch – especialmente se envolver buscar alguma coisa dentro da água. Como qualquer cão, um Chessie que não é exercitado corretamente vai criar seu próprio entretenimento, geralmente de natureza destrutiva ou perigosa: perseguindo carros, ciclistas ou corredores, por exemplo. O Chessie responde bem a um treinador que seja firme, mas gentil e que respeita o fato de que ele não precisar de bronca ou de violência para aprender algo.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
10 anos
Expectativa
Máxima
12 anos

Altura

Altura
Mínima
53
cm
Altura
Máxima
66
cm

Peso

Peso
Mínimo
25
kg
Peso
Máximo
37
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Chesapeake Bay Retriever

País: Estados Unidos

A história desse cão norte-americano remota a 1807, ano em que um navio inglês naufragou na costa de Maryland (Estados Unidos). Entre os sobreviventes, havia filhotes de Terra Nova de grande qualidade, que, cruzados com Retrievers locais, constituíram os ancestrais do Retriever da Baía de Chesapeake. O Cão de Água Irlandês, assim como o Retriever de pelo assentado ao comprido e de pelo encaracolado, figuram seguramente entre os ancestrais do Chesapeake Bay Retriever, cujo padrão foi estabelecido em 1885. Atualmente, esse cão de caça está cada vez mais difundido no mundo inteiro.

A Chesapeake Bay Retriever originou-se de dois filhotes sem linhagem comum de St. Johns Newfoundland resgatados de um navio inglês que naufragou ao largo da costa de Maryland em 1807. O cão vermelho, Sailor, acabou ficando com o governador Lloyd onde ele foi usado para reprodução e teve muitos descendentes bem conhecidos. A cadela preta, Canton, foi para o doutor James Stewart of Sparrow Point e também se tornou muito conhecida por seu desempenho e sua capacidade de reprodução.

Nem Canton nem Sailor foram cruzados entre si, mas foram cruzados com os cães do Carroll Island Kennels e de outros grandes canis, o que deu origem ao que hoje é conhecido como o Chesapeake Bay Retriever. Existem excelentes referências de bons livros sobre a história dessa raça no site do American Chesapeake Clube. O Chesapeake é uma raça estadunidense.

Eles são uma raça versátil e ainda trazem muito das mesmas características que dos seus progenitores, tanto na aparência com na habilidade. Eles se destacam em muitas áreas, incluindo a adaptação, a obediência, agilidade, testes de rastreamento, testes de caça e ensaios de campo e são excelentes companheiros e cães de caça. Eles são cães felizes com um desejo natural de agradar a seus donos, mas eles também são cães de alta energia com um instinto de proteção natural e muitas vezes não se dão bem nas mãos de um humano que não exerça uma boa liderança. Eles exigem muito treino e exercício, e aprendem rapidamente.

Infelizmente esse cão, tem sido mal interpretado ao longo dos anos, incluindo treinadores profissionais, como cães teimosos, quando na verdade o cão está confuso ou ele mesmo acha que tem uma solução melhor para determinado “problema”, e os proprietários não foram capazes de identificar isso e trabalharem adequadamente. De acordo com o padrão atual da raça, o Chesapeake deve mostrar uma disposição brilhante e feliz com uma expressão inteligente, coragem, disposição para o trabalho, estado de alerta, bom faro, amor pela água e, acima de tudo, a disposição deve ser a consideração primária na seleção e melhoramento do Chesapeake Bay Retriever. Em suma, um Chesapeake é um maravilhoso companheiro se você investir tempo para compreendê-lo, treiná-lo, socializá-lo e não ter medo de definir parâmetros e metas para ele.

O American Kennel Club registrou seu primeiro Chessie, chamado Sunday, em 1878. O American Chesapeake Club foi fundado em 1918.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Chesapeake Bay Retriever

– Chessies precisam fazer muito exercício, incluindo natação. Se eles não fazem exercícios adequados, eles podem se tornar frustrados e destrutivos;

– Chessies são cães fortes, mas lentos para amadurecer, com uma tendência a serem territorialistas. Eles precisam de treinamento e liderança;

– O pelo oleoso do Chessie protege-o da água, incluindo a água gelada, mas também resulta no odor característico de cachorro molhado. Seu pelo fornece a ele a mesma resistência à água que as penas de patos;

– O revestimento do Chessie se destina a ajudá-lo a misturar-se com o seu entorno – um tipo de camuflagem canina, por assim dizer. Ele pode ter qualquer tom de marrom, castanho ou uma cor tipo palha conhecida como dead grass (grama morta), um termo que descreve perfeitamente essa cor;

– Suas pernas musculosas o tornam um excelente nadador, podendo nadar rápido e por londas distâncias;

– Sua boca poderosa e larga permite que ele carregue a caça sem danificá-la;

– Diferente do Labrador Retriever, o Chesapeake Bay Retriever é desconfiado com estranhos e outros cachorros. Apesar das duas raças serem constantemente confundidas devido a semelhança física, o temperamento dos dois é distinto, com o Chessie sendo mais teimoso;

– George Armstrong Custer, conhecido como General Custer, foi um militar norte-americano. Na Guerra da Secessão, destacou-se como um agressivo oficial de cavalaria da União. Ele levava os Chesapeakes Bay Retrievers para ajudarem no campo de batalha;

– O presidente americano Theodore Roosevelt foi um tutor dedicado ao seu Chessie.

Cuidados e Bem Estar

Chesapeake Bay Retrievers gostam de clima frio. Eles se adaptam a climas quentes, especialmente se tiverem oportunidades para nadar. Chesapeake Bay Retriever requer uma grande quantidade de exercício para permanecer feliz e se ele fizer isso ele vai ficar tranquilo dentro de casa relaxando com você enquanto você assiste TV. Dedique no mínimo 20 minutos por dia de trabalho intenso, treino, natação ou jogos na água, ou até uma hora de um passeio mais calmo. Chessies gostam de nadar e precisam ter isso incluído em seu regime de exercício diário. Eles são cães que se adaptam melhor em ambientes comos sítios, chácaras ou fazendas.

São cães dedicados as pessoas, mas eles podem ser independentes, com uma mente própria. Treiná-los com suavidade e consistência, utilizando reforços positivos que incluem recompensas de petiscos e elogios. O Chessie que é tratado duramente irá simplesmente tornar-se mais teimoso e menos dispostos a fazer o se pede. Sua melhor aposta é manter o treinamento interessante e fazê-lo sentir como se ele tivesse uma escolha naquilo que ele está fazendo. Quando ele fizer algo errado, seja firme e deixe claro para ele que atitudes erradas não serão aceitas. O treinamento básico de obediência não é suficiente e é recomendado o auxílio de um profissional, para que eles não se tornem dominantes.

Como a maioria dos Retrievers, o Chesapeake Bay solta muito pelo. Escove o pelo diariamente com uma escova apropriada para o tipo de pelo do seu cão. Vai ajudar a remover os pelos mortos e distribuir a oleosidade natural da pele em toda a pelagem. Banhe um Chessie tão pouco quanto possível para evitar a diminuição dos óleos protetores que ajudam na resistência à água do pelo. Um banho morno ou dois durante a temporada em que perde mais pelo ajuda a se livrar dos pelos mortos para que o novos pelos possam crescer.

O resto é a atenção básica. Mantenha os ouvidos limpos e secos para que ele não tenha nenhum problema com infecções, e aparar as unhas, conforme necessário, geralmente a cada duas semanas. Escove os dentes com um creme dental para cães para manter a boa saúde bucal e hálito fresco.

Esteja sempre a alimentação do seu cão. Rações de boa qualidade são balanceadas e fornecem as vitaminas e tudo mais que seu cão necessita. Para uma dieta mais saudável procure orientação do veterinário.

Predisposição à Doenças: Alterações oftálmicas, dermatológicas e displasia coxofemoral.

Aparência física

O Chesapeake Bay Retriever tem cabeça larga e arredondada e focinho quase de comprimento do crânio, que se afina na ponta. Os olhos, claros, têm expressão inteligente. As pequenas orelhas, Implantadas bem no alto, pendem sem ser coladas à face. O pescoço, de tamanho médio, é musculoso. O peito é profundo e largo e os flancos, bem levantados. O traseiro é forte; os anteriores, medianos e retos; e os posteriores, fortes. A cauda, de tamanho médio e um tanto grossa na base, é ereta ou ligeiramente encurvada.

Pelagem do Chesapeake Bay Retriever

Composta de pelo apertado e curto e de uma capa densa, fina e lanosa, ambas impregnadas de gordura, o que impede á água gelada de alcançar o corpo do cão. Graças ao pelo oleoso. praticamente impermeável, esse Retriever fica seco assim que se sacode. O pelo se ondula sobre o pescoço, os ombros, o dorso e os quadris.

Cor da pelagem

Do castanho-escuro ao castanho muito claro, todas as tonalidades são admitidas. A pelagem geralmente é de uma única cor.

Filhotes

Os filhotes têm necessidades especiais de exercícios. De 12 semanas a 4 meses de idade, day care para filhote uma vez ou duas vezes por semana é uma ótima maneira para ele começar os exercícios, treinamento e socialização, além de 15 a 20 minutos de tempo de brincadeiras no quintal, de manhã e à noite. Jogue a bola para ele ir buscar ou deixá-lo tomar banho em uma piscina infantil.

De 4 a 6 meses de idade, aulas de obediência semanais e meia milha de caminhadas diárias irá satisfazer as suas necessidades, além de brincadeiras no quintal. Comece a ensinar-lhe como nadar em uma piscina ou lago, se o tempo permitir.

A partir de 6 meses a um ano de idade, começar a jogar com uma bola ou frisbee por até 40 minutos durante as manhãs frias ou à noite, não no calor do dia. Continuam limitando as caminhadas em meia milha. Depois que ele estiver com um ano de idade, seu filhote pode começar a correr com você, mas mantenha a distância a menos de uma milha e faça pausas frequentes ao longo do caminho. Como ele continua a amadurecer, você pode aumentar a distância e o tempo que vocês se exercitam. Estes níveis graduais de exercícios irão proteger seus ossos e articulações em desenvolvimento.

Preço

R$ 2.500 a R$ 5.000

Perguntas frequentes

O Chesapeake Bay Retriever pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Chesapeake Bay Retrievers são cães bem ativos que precisam de muito espaço para se exercitarem e principalmente nadarem. Eles não têm o perfil ideal de cães para apartamentos.

O Chesapeake Bay Retriever é recomendado para crianças?

Em geral, Chessies adoram crianças. Eles podem, no entanto, ser possessivos em relação aos alimentos e brinquedos, o que pode tornar a relação um pouco complicada com crianças pequenas. Eles são protetores das crianças, mas podem interpretar mal as brincadeiras com seus amigos e reagir de forma inadequada. Muitos criadores não vão vender filhotes Chessie para famílias com crianças menores de 8 anos de idade.

O Chesapeake Bay Retriever pode ficar sozinho em casa?

Nunca deixá-lo sozinho em casa. Quando se sentir solitário vai inventar suas próprias brincadeiras, o que não vai ter um resultado muito bom.

O Chesapeake Bay Retriever late muito?

Sua tendência de latir é moderada. Como não são cães indicados para apartamentos ou condôminos, talvez isso não seja um problema.

O Chesapeake Bay Retriever solta muito pelo?

Solta muito pelo durante todo o ano e na época em que está trocando de pelo, a quantidade é ainda maior. Escovações semanais ajudam a diminuir bastante essa perda.

Fotos doChesapeake Bay Retriever

Raças similares aoChesapeake Bay Retriever

Labrador Retriever

De natureza amigável, sem nenhum traço de agressividade ou de timidez.

Golden Retriever

Obediente, inteligente, amável, amigo e confiável.

Cocker Spaniel Americano

Ele é brincalhão, alerta e ativo,

Cão de Água Português

Ardente, voluntarioso e altivo, sóbrio e resistente à fadiga.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.