chihuahua

Chihuahua

Rápido, alerta, cheio de vida e muito corajoso.
CBKC - Grupo 9
O Chihuahua é muito atento e um vigia barulhento no caso de qualquer intrusão no seu território, real ou imaginado.

Informações Gerais

O Chihuahua é inteligente, ativo, irrequieto e corajoso. Muito afetuoso, ele é apaixonadamente ligado ao seu tutor. É muito bom guardião, mas late ao menor ruído. Basta um pouco de firmeza para que se torne um companheiro obediente e discreto.

O Chihuahua estourou na cena nacional como um cão “tenho que ter” por duas razões: “Yo Quiero Taco Bell” – uma campanha de publicidade de um restaurante de fast-food e, mais recentemente, a tendência de mulheres jovens, ricas, famosas e atraentes transportar estes pequenos cães com grande atitudes em grandes bolsas elegantes e caras. O apelo? O pequeno (pesando em torno de 907gr) Chihuahua oferece sofisticação junto com duradoura lealdade para a pessoa que ele escolhe como seu tutor, junto com um rosto expressivo, incluindo grandes olhos redondos que mostram tudo o que o cão está pensando.

Algumas dessas tendências podem ser melhoradas com adestramento desde cedo e socialização. Infelizmente, muitas pessoas permitem que seus Chihuahuas se tornem pequenos tiranos, exibindo atitudes que não seriam aceitáveis ​​em um cão maior. Este cão precisa de treinamento suave e consistente de seu tutor para controlar a agressividade e qualquer tendência que ele tem de lutar com outros cães. Sendo um cão muito pequeno os Chihuahuas não tem consciência de sua própria dimensão e não hesitará em desafiar um cão muitas vezes maior do que eles mesmos. Além disso, como muitos cães pequenos, Chihuahuas são difíceis de treinar sem muita perseverança e paciência.

Ele não é particularmente apaixonado por estranhos de qualquer espécie, reservando seu afeto para sua pessoa escolhida e, às vezes, o resto da família.

É importante quando se pensa em ter um Chihuahua levar em consideração o seu pequeno tamanho. Chihuahuas são exploradores curiosos e corajosos. Eles escapam de jardins através de pequenas brechas na cerca ou muro e podem espremer-se em lugares que outros filhotes não seriam capaz de se meter. E mesmo que ele tenha a auto-visão de cachorro grande que manda no pedaço, pode ser acidentalmente ferido por cães maiores.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
12 anos
Expectativa
Máxima
20 anos

Altura

Altura
Mínima
16
cm
Altura
Máxima
20
cm

Peso

Peso
Mínimo
1
kg
Peso
Máximo
3
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Chihuahua

País: México

Tal como acontece com tantas raças, a origem do Chihuahua não é clara, mas há duas teorias sobre essa origem. A primeira é que ele descende de um cão da América Central ou do Sul conhecido como o Techichi.

Quando olhamos para a evidência do Chihuahua vindo da América Central e do Sul, nos encontramos olhando para trás, para a civilização tolteca (os toltecas foram um povo pré-colombiano mesoamericano que dominaram grande parte do México Central aproximadamente entre os séculos X e XII). Há esculturas toltecas que datam do século 9 que retratam um cão que assemelha-se a Chihuahua, com as mesmas grandes orelhas e cabeça redonda. Estes cães foram chamados Techichi, e seu propósito na civilização tolteca é desconhecido.

Quando os astecas conquistaram os toltecas, absorveram o Techichi em sua sociedade. Muitos dos cães viviam em templos e foram usadas em rituais astecas. Os astecas acreditavam que o Techichi tinha poderes místicos, incluindo a capacidade de ver o futuro, curar os enfermos, e seguramente guiar as almas dos mortos para o submundo. Era costume matar um Techichi vermelho e cremá-lo com os restos mortais do falecido tutor. Os astecas também usaram o Techichi como uma fonte de alimento e peles. Os espanhóis conquistaram os astecas no final dos anos 1500 e o Techichi desapareceu na obscuridade.

A segunda teoria é que são pequenos cães pelados da China foram trazidos para o México por comerciantes espanhóis e, em seguida, cruzados com cães pequenos nativos.

Independentemente de qual teoria é exata, o Chihuahua de pelos curtos que conhecemos hoje, foi descoberto nos anos de 1850, no estado mexicano de Chihuahua, de onde surgiu o seu nome. Visitantes americanos que iam ao México trouxeram os cães pequenos para casa com eles. Eles começaram a exibi-los em competições em 1890, e um cão chamado Chihuahua se tornou o primeiro de sua raça a ser registrado com o American Kennel Club em 1904. A variedade de pelos compridos provavelmente surgiu do cruzamentos com Papillons ou Pomeranos. A popularidade da raça decolou na década de 1930 e 1940, quando foi associada com rei da dança e música latina  Xavier Cugat.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Chihuahua

– O Chihuahua é uma raça de vida longa; pode viver até 18 anos;

– Chihuahuas são propensos a tremer quando estão com frio, animados, ou com medo;

– Chihuahuas podem ser hostis com outros cães, se eles não são socializados quando jovem. Chihuahuas não recuam diante de outros cães e isso pode causar um problema se eles encontram um grande cão agressivo;

– O Chihuahua é o mais famoso dos “filhotes de bolsa.” A mais famosa celebridade Chihuahua é Tinker Bell, que passa os dias aninhado na bolsa da socialite Paris Hilton;

– Um antigo ancestral do Chihuahua era o Techichi, cuja origem vem do México durante o século IX. Como essa raça é muito antiga, seus detalhes se perderam. Mas muitos acreditam que os exploradores europeus levaram seus cachorros à América do Norte e fizeram o cruzamento com os Techichis, dessa maneira, começaram o processo de criação do atual Chihuahua;

– Os cães Techichis se tornaram bichos de estimação dos toltecas quando eles conquistaram os Maias. E para os astecas, esses cachorros eram reverenciados como místicos poderosos;

– Não pense que o Chihuahua é um cachorrinho gentil. Ele é tenaz e tem uma atitude parecida com um terrier;

– No século XIX, foram encontrados restos mortais de cães Techichis astecas no México, no estado que se chama Chihuahua. Como a raça atual se tornou muito popular nos Estados Unidos,  com os turistas que levaram os cães do México para casa, a raça acabou recebendo o nome do local;

– Apesar do recorde de menor cachorro da história pertencer à um yorkshire terrier, atualmente, o título de menor cão do mundo é da chihuahua Miracle Milly, uma fêmea de apenas 9,65 centímetros de altura;

– O Chihuahua vive mais tempo do que a maioria das raças – A expectativa de vida variar bastante entre as diferentes raças de cachorro. E o tamanho costuma interferir, porque o enorme Dog Alemão costuma ter uma vida mais curta e o pequeno Chihuahua pode passar dos 20 anos. Além disso, é uma raça que não costuma ter problemas graves de saúde;

– A variedade de cores que os Chihuahuas podem ter é maior do que qualquer outra raça – O American Kennel Club lista mais de 40 variações de cores e manchas existentes da raça. E o Chihuahua também é dividido oficialmente em dois grupos: pelo curto e pelo longo;

– O recorde de maior ninhada de Chihuahuas foi de 10 filhotes – Em setembro de 2011, a chihuahua Coco teve 10 filhotes de uma vez;

– Marilyn Monroe era apaixonada por Chihuahuas – Ela tinha muitos animais de estimação: um gato, um pássaro, um cavalo e vários cachorros, incluindo uma chihuahua chamada Josepha.

Cuidados e Bem Estar

Apesar do tamanho pequeno do Chihuahua, como todos os cães que ele precisa de exercício e treinamento . A quantidade de energia que um adulto Chihuahua tem pode ser surpreendente. Ele vai perseguir esquilos no quintal sem parar e está disposto a jogar o tempo que você desejar. Chihuahuas adoram passeios, traquinagens ao redor do quintal, e buscar brinquedos. Eles brincam até cair, por isso é importante se certificar de que eles não estão cansados, especialmente em dias quentes.

Por mais que eles gostem de brincar ao ar livre, Chihuahuas nunca deve viver fora da casa. Eles não estão a salvo de coiotes, aves de rapina como falcões,  ou outros cães maiores que poderiam entrarr em seu quintal. Eles são criados como companheiros, e o melhor lugar para um companheiro é com você.

Treinar um Chihuahua pode ser uma tarefa agradável. Eles são bem sucedidos em vários esportes diferentes para cães tais como agility e obedience, mas o jardim de infância do filhote de cachorro e classe de obediência básica são importantes mesmo para um Chihuahua que é estritamente um companheiro. Seu Chihuahua encontrará muitos cães e pessoas diferentes na sala de aula, contribuindo para a sua socialização, e ele vai aprender o que todos os cães devem saber.

Chihuahuas são fáceis de treinar em casa como qualquer outra raça, desde que você faça com freqüência e em uma programação consistente. Filhotes precisam sair logo que acordam de manhã, depois de cada refeição, após cochilos, após o recreio, e antes de dormir. Usar uma cerquinha para confiná-los quando você é incapaz de supervisioná-los vai ensinar-lhes que eles podem controlar sua bexiga e impedi-los de ter acidentes em casa. Se eles não estão na cerquinha precisam sair a cada uma a duas horas.

Além do treino doméstico a cerca de proteção garante que o seu Chihuahua não vai entrar em coisas que não deveria. Chihuahuas são companheiros, gostam da proximidade com pessoas e não devem ficar confinados por mais de 2 horas.

Treine seu Chihuahua usando técnicas de reforço positivo, como recompensas do alimento, elogios e brincadeiras, e em breve você vai descobrir que ele pode aprender qualquer coisa que você pode ensinar.

O Chihuahua é um cão de banho rápido. Seus cuidados demoram apenas alguns minutos a cada semana. Escove semanalmente com uma luva de borracha ou uma escova com cerdas naturais curtas para um Chihuahua de pelos curtos e uma escova de pinos para uma de pelos londos. Um pente de dentes finos ajuda a remover cabelo solto ou morto.

Com a escovação regular, um Chihuahua não deve precisar de mais de um banho a cada um ou dois meses. Use um shampoo próprio para cães. As orelhas são uma área importante para verificar quando você está cuidando do seu Chihuahua. Se você sentir um odor ou vir cera, limpe o ouvido interno com uma bola de algodão, usando um produto de limpeza recomendado pelo seu veterinário. Evite ir muito profundo na orelha, passando de onde você pode ver. Se as orelhas estão secas ao longo da borda, esfregue um pouco de óleo bebê ou óleo de coco.

Alguns Chihuahuas desenvolver manchas de lágrima sob seus olhos. Você pode limpar cuidadosamente os olhos para remover com produtos disponíveis para remover as manchas.

As unhas de um Chihuahua crescem rapidamente, mantenha curtas.  Quanto mais cedo você começar a cortar as unhas de seu cãozinho menos estressante é a experiência.

Como muitas raças pequenas, Chihuahuas são propensos a problemas de saúde dental. Escovar os dentes pode ajudar a manter suas bocas saudáveis. Escove os dentes pelo menos duas ou três vezes por semana – diariamente seria melhor – para remover o tártaro e bactérias. Comece quando seu cachorro é jovem, então ele vai se acostumar com isso. Aproveite para verificar se há feridas, erupções cutâneas, ou sinais de infecção, tais como vermelhidão, sensibilidade, ou inflamação na pele, nos ouvidos, focinho, boca, olhos, e nas patas. Orelhas devem cheirar bem, sem muita cera ou secreção dentro, e os olhos devem ser claros, sem vermelhidão ou secreção. Seu exame cuidadoso semanal vai ajudar a detectar potenciais problemas de saúde mais cedo.

A quantidade diária de comida recomendada é de 1/4 a 1/2 xícara de ração seca de alta qualidade por dia. Não se esqueça de por só o suficiente para cada refeição e caso ele não coma tudo retire os restos. Estabelecer horários de alimentação é muito importante para a saúde de seu cão. Mantenha água fresca e limpa a disposição.

Predisposição à Doenças: Alterações oftálmicas, problemas na coluna vertebral e reumatismo, dificuldades no parto e predisposição a obesidade.

Aparência física

A estrutura de Chihuahua é bem compacta e forte. Sua cabeça é redonda como uma maçã. As faces são finas e o stop bem marcado. O focinho, bastante curto, é um tanto pontudo. A trufa, em uma das cores de pelo, é moderadamente curta e um tanto levantada. As mandíbulas são em tesoura ou em pinça. Os olhos grandes, brilhantes, bem afastados, não muito proeminentes, são escuros. As orelhas, grandes e eretas, são largamente abertas, elas são inclinadas lateralmente quando em repouso. O pescoço é ligeiramente perfilado. O corpo, atarracado, é afinado pelo ventre ligeiramente erguido. As patas têm dedos bem separados, armados de fortes garras, Faz-se a ablação dos esporões nos países onde ela é autorizada. A cauda, moderadamente comprida e aparentemente achatada, é mantida alta em ação, em curva ou em semicírculo.
Chihuahuas tem dois tipos de pelagem, curta e longa. O pelo curto cai mais que o longo, mas o longo exige escovação diária para evitar emaranhamento e para remover os pelos mortos. Mas sendo ele muito pequeno não há muito pelo, mesmo quando é longo.

Pelagem do Chihuahua

Existem dois tipos: um pelo curto, bem assentado sobre o corpo, brilhante, textura macia e duplicado por uma capa. O segundo, mais raro, é comprido, fino, sedoso, liso e ligeiramente ondulado.

Cor da pelagem

Todas as cores, em todas as suas tonalidades e combinações .

Filhotes

Como qualquer cão, Chihuahuas pode ser destrutivo quando filhotes. Eles podem não causar tanto dano como um labrador mas esses pequenos dentes pode definitivamente deixar a sua marca. São cães ativos e precisam de exercícios. Comece a educar seu cão logo cedo para que não se torne chato ou desagradável com outras pessoas que não da família.

Preço

R$ 1.200 s R$ 8.000

Perguntas frequentes

O Chihuahua pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Mesmo que a vida em apartamento lhe convenha, ele precisa de longos passeios.

O Chihuahua é recomendado para crianças?

Apesar das muitas qualidades cativantes do Chihuahua, se você está pensando que seu tamanho minúsculo faz dele uma ótima opção para as crianças, é melhor pensar de novo. O Chihuahua pode ser perfeito ser carregado em uma bolsa para filhote, mas ele é muito pequeno e frágil, mesmo para as mais delicadas brincadeiras infantis. Chihuahuas também tendem a ser altamente sensíveis e propensos a mordiscar e até mesmo morder quando amedrontados, ameaçados, ou para defender seu tutor ou território.  Chihuahuas não são recomendados para casas com crianças com menos de oito anos de idade

O Chihuahua pode ficar sozinho em casa?

Seu pequeno companheiro jamis deve ficar sozinho, principalmente por longo períodos. Ele é pequeno e fácil de levar a qualquer lugar.

O Chihuahua late muito?

Tem uma grande tendência a latir principalmente se não for ensinado logo cedo e socializado.

O Chihuahua solta muito pelo?

Chihuahuas solta pouco pelo durante todo o ano e pode soltar um pouco mais na primavera e outono.  A escovação regular vai ajudar a manter o queda sob controle.

Fotos doChihuahua

Vídeos doChihuahua

Funny Chihuahua Videos!...

Teacup Chihuahua Puppies for Sale...

10 Funniest Chihuahua Videos...

Wow !! .. Chihuahua Micro Teacup Male - Amazing...

Paco, the Talking Chihuahua...

Two sweet Chihuahuas fighting! Baby Chihuahua attacks!...

Yoga Time with a Cute Chihuahua...

Yoga with chihuahua Pancho episode #2...

mostrar mais

Raças similares aoChihuahua

coton-de-tulear

Coton de Tuléar

Alegre, equilibrado e muito sociável

boston-terrier

Boston Terrier

Companheiro, afetuoso, gentil, muito inteligente e cheio d vida.

bichon-frise

Bichon Frisé

Alegre, jovial, carinhoso, sempre alerta e curioso

buldogue-frances

Buldogue Francês

Alegria é sua principal característica. Brincalhão, companheiro e silencioso.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.


Copyright 2015 - Todos os direitos reservados à portaldodog.com.br