chow-chow

Chow Chow

Calmo, bom guardião. Independente, leal e reservado.
CBKC - Grupo 5
Apesar de sua carranca, um bom Chow nunca deve ser agressivo . Ele é independente e digno, normalmente se apega a uma unica pessoa.
Também conhecido como: Senghi Quan ( em chinês)

Informações Gerais

Com seus olhos profundos e cabeça grande, acentuados por uma juba de o pelos, o Chow Chow (Chow para os íntimos) é um cão de aparência impressionante. Sua aparência pode fazer você pensar que ele é meio mal-humorado, mas um Chow é muito educado, elegante e não é agressivo.

O Chow é a combinação da nobreza de um leão, a fofura de um panda, tem o encanto de um urso, a graça e a independência de um gato, a lealdade e devoção de um cão. Ele também é digno e reservado, como convém a uma raça que uma vez foi mantido em canis  imperiais chineses.

Ele realmente não gostava de ser muito abraçado, mas ele vai ser um tranquilo companheiro atento à sua pessoa favorita, e sua lealdade estende-se a outros membros da família.

Se ele tiver bastante contato com outras pessoas que não fazem parte da família durante sua fase de filhote, ele vai lidar com estranhos com tranquilidade. Esta é, no entanto, uma raça altamente territorial e de proteção, que vai avisar claramente quando qualquer um que se aproximar que não tenha contato com ele.

A Chow é um cão poderoso, de construção quadrada e robusto, com ossada pesada e musculatura forte. É uma raça adequada para uma série de tarefas, em vez de ser especializado somente em uma, e sua estrutura reflete a sua capacidade de caçar, cuidar de rebanho e proteger. 

O Chow Chow, um dos cães mais antigos do mundo, sendo um dos primeiros a originar do lobo cinzento, é um cachorro de origem chinesa. Sua aparência, que muito se assemelha a um leão devido a juba imponente, tem como característica marcante a língua, lábios e cavidade oral de coloração azulada.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
12 anos
Expectativa
Máxima
15 anos

Altura

Altura
Mínima
45
cm
Altura
Máxima
56
cm

Peso

Peso
Mínimo
20
kg
Peso
Máximo
25
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Chow Chow

País: China

A morfologia desse cão nórdico muito antigo, de aspecto leonino, lembra estranhamente a de um cão fóssil, de alguns milhares de anos, descoberto na América do Norte. Há dois mil anos o Chow Chow já vivia na China, onde, aliás, ele é representado em numerosos baixos relevos. Ele era então utilizado na guarda de rebanhos e dos juncos, como cão de carruagem e como cão de caça. Às vezes sua carne era comida e sua pele comercializada. Representações iniciais de cães que se assemelham ao Chow Chow aparecem em cerâmica e pinturas da dinastia Han (206 a.C. a 22 d.C.).

O ocidente descobriu esse cão no fim do éculo XIX, quando alguns marinheiros o levaram de contrabando para a Inglaterra e a rainha Vitória, protetora dos animais, levou um exemplar com ela. A partir dessa época, o Chow mudou sua vida e tornou-se uma cão de luxo e companhia. A seleção essencial britânica, melhorou seu temperamento indiferente e diminui sua agressividade.

Em 1781, o Chow foi descrito em um livro britânico, Natural History and Antiquities of Selbourne, de autoria do naturalista Gilbert White. Seus vizinhos tinha trazido para casa um casal de Chow Chow de Cantão, e ele incluiu-os nas suas observações sobre a vida no campo. Columbófilos dizem que a raça tem mudado pouco desde que White escreveu sobre eles a mais de 200 anos atrás.

Não foi até um século mais tarde, no entanto, que comidas de comida foram importados em uma base regular.Queen Victoria, que amava os cães, teve um interesse na raça, o que aumentou sua popularidade. Um clube de raça formada na Inglaterra em 1895.

O primeiro Chow Chow que participou de uma competição para cães tinha o nome de Takya, que ficou em terceiro lugar na classe variedades no Westminster Kennel Club Show em 1890. O American Kennel Club (AKC) reconheceu a raça em 1903, e o primeiro Chow registrado no AKC foi nomeado Yen How.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Chow Chow

– Na China, a raça teve vários nomes: cão com a língua preta (hei-shi tou), cão lobo (lang gou),  cão urso (xiang gou), e cão cantão (Guangdong gou). Hoje chamada de Songshi Quan, que significa “cão leão empolado” em português;

– O Chow Chow é uma raça antiga, cujas raízes são de 4 mil anos atrás. Por ter uma história tão distante fica difícil de conhecer claramente seu passado. Os fatos mais conhecidos são: sua origem é da China e provavelmente são descendentes do Mastim Tibetano;

– A origem do nome Chow Chow é interessante. Os marinheiros levavam item variados ou bugigangas para comercializar na Inglaterra, a palavra usada para esses itens era chow chow e essa palavra começou a ser usada para se referir a raça do cão urso que ficou conhecida como Chow Chow;

– Para explicar a coloração da língua da raça, os chineses possuem uma lenda que diz que, quando Deus estava criando o Universo e resolveu pintar o céu de azul, ele teria deixado cair algumas gotas de tinta no chão que teriam sido lambidas, deixando-o assim com a língua azulada;

–  Chow Chow já esteve na Casa Branca com o presidente Calvin Coolidge e sua esposa que eram tutores de dois chamados Timmy, um Chow vermelho, e Blackberry, uma Chow preta;

– Sigmund Freud também era um fã da Chow que era usado em suas consultas;

– Elvis Presley também foi um tutor dedicado ao seu Chow Chow;

– Fãs famosos mais recentes incluem Martha Stewart; Chows às vezes aparecem com ela em seu programa de TV;

– É a unica raça com 44 dentes, as outras tem 42 dentes;

– Muitas pessoas pensam que qualquer cachorro sabe nadar, mas algumas raças não nadam tão bem assim. O Chow Chow tem muitos pelos, que quando ficam molhados tornam o cachorro mais pesado e atrapalham seu desempenho na água;

– A característica mais distinta e mais conhecida do Chow Chow é a cor de sua língua, que é azul escura, quase preta. Inclusive, dá para saber se um Chow Chow não é tão puro analisando a cor de sua língua. Se for mais puxado pro rosa, não é uma raça pura. A boca azul do Chow Chow é uma predisposição genética que causa o depósito extra de melanina (coloração) na língua. Essa característica foi perpetuada propositalmente pelos criadores. O Chow Chow não é o único a ter língua azul, ele compartilha esse privilégio com o Shar Pei.

Cuidados e Bem Estar

Um ou duas breves caminhadas diárias de 15 minutos irá satisfazer suas necessidades de exercício. Eles devem sempre viver dentro de casa com o sua família, não pode viver fora preso em um quintal ou canil. Eles não toleram bem o calor. A Chow Chow é um cão caseiro, provavelmente ele não vai tentar fugir, mas você ainda vai querer uma cerca de segurança, se você tem um jardim; ele irá proteger  o perímetro e isso pode ser um problema com seus vizinho se morar em condomínio sem muros entre as casas.

Os Chows são mais do que capazes de aprender qualquer coisa que você pode ensinar, e uma correção verbal é geralmente tudo o que precisa para mantê-lo bem comportado. Com o treinamento certo nenhum cão precisa apanhar para aprender algo, especialmente essa raça que violência é contraproducente.

Existem dois tipos de pelagem:  ásperas e lisas. Ambos têm um sub-pelo e um revestimento exterior. O áspero tem uma pelagem abundante que fica fora do corpo. Para uma boa higiene vai depender do tipo de revestimento. O Chow com pelo liso precisa ser escovado uma única vez na semanal. Já o que tem o pelo áspero devem ser escovados todos os dias. Ambas as variedades soltam muito pelo duas vezes por ano, durante o qual o revestimento sairá em punhados. Um banho raramente é necessário, embora um banho quente seguido por um secagem completa pode ajudar a remover esse esses pelos solto.

Os cuidados incluem a higiene bucal e cuidados com as unhas. Escovar os dentes do seu Chow , pelo menos, duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e bactérias. Diariamente é melhor. Apare as unhas , conforme necessário, talvez uma ou duas vezes por mês. Manter as unhas curtas e em boas condições e evita machucados.

Na parte de alimentação, sempre compre ração de boa qualidade. A quantidade indicada é de  2 a 2,5 xícaras de ração diariamente, divididos em duas refeições. Não deixe ração sobrando na vasilha do seu cão. Isso pode levá-lo a obesidade.

 

 

Predisposição à Doenças: Luxação patelar, alterações oftálmicas e predisposição a obesidade.

Aparência física

Falando de sua estrutura, a cabeça, de crânio achatado e largo e de stop um tanto marcado, tem focinho de comprimento moderado, que termina por uma grossa trufa preta ou de cor clara, de acordo com a  roupagem. Os olhos escuros e ovais podem, no entanto, ser claros nos exemplares cuja a pelagem é azul ou fulva. As pequenas orelhas, um tanto arredondadas na ponta, são mantidas eretas e rígidas. muito para a frente, acima dos olhos e bem afastadas, mas ligeiramente convergentes, conferindo ao cão uma expressão carrancuda característica. O dorso é curto e robusto, e os quadris fortes. A cauda, implantda no alto, é bem mantida em cima do dorso.

Pelagem do Chow Chow

A pelagem é composta de pelo longo ou curto. O pelo comprido é muito abundante, denso, reto e um tanto áspero; ele é duplicado por uma capa macia e lanosa. O pelo curto, eriçado e de natureza felpuda e fofa, é abundante, denso e reto.

Cor da pelagem

Pode ser unicolo - preta, azul, fulva, creme ou branca, sem manchas- ou multicolorida (a parte de baixo da cauda e a parte traseira das coxas são frequentemente de com mais clara).

Filhotes

Começar a treinar o seu cachorro no dia que você tiver ele em casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de aprender tudo o que você pode ensiná-lo. Não espere até que ele tenha 6 meses de idade para começar a treinar ou você vai ter um cão mais obstinado de lidar.

Socialização é muito importante pra essa raça. Vai ajudar bastante se começar quando ainda é filhote para evita que quando adulto não seja tão amigável com outros cães.

 

Preço

R$ 2000 a R$ 4000

Perguntas frequentes

O Chow Chow pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

O Chow Chow tem um nível de atividade baixo e pode viver feliz em qualquer casa, incluindo um apartamento ou condomínio.

O Chow Chow é recomendado para crianças?

Se ele crescer com as crianças, ele vai aceitá-los de bom grado, mas ele não é o tipo de cão que vai tolerar abusos, por isso ele mais recomendado para casas com crianças mais velhas que sabem como tratar cães.

O Chow Chow pode ficar sozinho em casa?

Chows são muito apegados a seus tutores. Se deixados sozinho por muito tempo mode tentar compensar a sua ausência mordendo os moveis.

O Chow Chow late muito?

Tem grande tendencia para latir, principalmente na presença de estranhos.

O Chow Chow solta muito pelo?

Sua queda de pelo é bem considerável e precisa de cuidados constantes para diminui-la.

Fotos doChow Chow

Vídeos doChow Chow

Rotina de um chow chow de apartamento...

FILHOTES DE CHOW CHOW BRINCANDO...

Bastidores Parte 1 - Billy, o chow chow agressivo na casa de Alexandre...

Bastidores Parte 2 - Billy, o chow chow agressivo na casa de Alexandre...

Chow Chow no Domingo Espetacular...

Como dar banho no seu Chow Chow...

My trained chow chow...

mostrar mais

Raças similares aoChow Chow

husky-siberiano

Husky Siberiano

Amigável, gentil, atento, expansivo e independente.

basenji

Basenji

Inteligente, independente e ativo

lulu-da-pomerania

Lulu da Pomerânia

Muito dócil, extrovertida, inteligente e vivaz.

malamute-do-alasca

Malamute do Alasca

Sociável com os humanos, afetuoso e amigável.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.


Copyright 2015 - Todos os direitos reservados à portaldodog.com.br