Collie

Calmo, amigável, afetuoso e vigoroso.
CBKC - Grupo 1
Apresenta-se como um cão de grande beleza, portando-se
com impassível dignidade. Amistoso, sem qualquer vestígio
de nervosismo ou agressividade. Um grande companheiro.
Também conhecido como: Pastor da Escócia ou Rough collie

Informações Gerais

O Collie bem educado é doce, amigável e gentil. Ele é um cão dedicado a família humana e gosta de fazer parte de todas as atividades domésticas. Se essas qualidades não são suficientemente positiva, o Collie está no topo de raças com sua inteligência e lealdade. Este cão é inteligente e aprende rapidamente.

E sua devoção? Ele provavelmente iria nadar em águas infestadas de tubarões para salvar seu proprietário (assim como Lassie). O temperamento é resultado de uma série de fatores, incluindo hereditariedade, educação e socialização. Como qualquer cão, o Collie precisa de socialização precoce – a exposição a muitas pessoas diferentes, pontos turísticos, sons e experiências – enquanto são jovens. Socialização ajuda a garantir que o seu Collie vai cresce como um cão saudável, obediente e exuberante.

Ele também tem uma tendência a mordiscar os calcanhares brincando, outro sinal de sua herança de cão de pastoreio. Embora seja interessante ver seu instinto em ação, não é um comportamento que deve ser estimulado. Pode ser assustador para crianças e irritante para as pessoas. Collies aprendem rapidamente e estão ansiosos para agradar, mas eles ficam entediados com exercícios repetitivos. Encontre maneiras de mudar a rotina e mantê-los interessados.

Bem, de acordo com aqueles que conhecem e amam a raça Collie, as histórias fictícias de televisão na série Lassie não estão muito longe do real. O Collie na vida real é um cão extremamente inteligente, sensível, que é conhecido por sua incrível capacidade de saber quando algo está errado. Histórias verdadeiras são abundantes em relação a esta raça sobre salvamento de pessoas e outros animais.

Heroismo a parte, o Collie é um cão fácil de treinar, dedicado à proteção e de sua família e amigável com pessoas de fora o círculo da familiar também. Conhecido por ser brincalhão e gentil, ele é um excelente companheiro.

Embora o Collie seja bem humorado e simpático, ele pode ser desconfiado com estranhos, especialmente se pessoas se aproximam das crianças de sua família humana. Ele é um bom cão de guarda – vai latir – mas ele não é agressivo.

Hoje, o Collie é mais provável que seja um animal de estimação mimado do que um cão de pastoreio ou para cuidar de fazendas. Ela se adapta bem a uma variedade de ambientes domésticos, contanto que ele tenha muito exercício diário. Ele gosta de relaxar em casa com sua família, assim como correr e brincar com as crianças em espaços abertos.

 

 

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
10 anos
Expectativa
Máxima
14 anos

Altura

Altura
Mínima
51
cm
Altura
Máxima
61
cm

Peso

Peso
Mínimo
18
kg
Peso
Máximo
30
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Collie

País: Reino Unido

Nômades da Idade da Pedra trouxeram cães para o que é hoje o sul da Inglaterra, e destes veio um cão resistente e inteligente usado para pastorear ovelhas, gado, cabras e porcos. Alguns historiadores dizem que os ancestrais particulares do Collie foram trazidos para as Ilhas Britânicas pelos conquistadores romanos, cerca de dois mil anos atrás.

Desde o século XIV, encontravam-se duas grandes variedades de cães de pastoreio, uma de cauda curta e uma de cauda comprida, dos quais seriam oriundas as diferentes raças atuais de Collie. A origem do nome desse cão é controversa. Há quem acredite que ele teria cindo da palavra coal (carvão), já que antigamente o preto era a cor dominante da pelagem do Collie. Outros aliam seu nome ao fato de que esse cão guardava os cordeiros chamados colleys. A não ser que o nome venha de collar (colar), em referencia ao belo colar de pelos brancos desse animal.

No começo do século XIX o Collie de pelo duro – denominação inadequada atualmente, pois ele tem pelagem sedosa e macia – era muito difundido na Grâ- Bretanha, sobretudo no sul da Escócia. Naquela época, ele não se parecia com o atual Collie. Menor, tinha a cabeça menos comprida e o pelo mais áspero. Durante cerca de cinquenta anos, esse cão até então selecionado de modo empírico, com o único objetivo de fazer dele um bom cão de pastoreio bem adaptado ao ambiente, conheceu novas seleções destinadas a afinar e melhorar sua aparência. Chegou-se até a produzir esse cão pastor elegante, que , aos poucos, tinha de abandonar os pastos para tornar-se um belo cão de salão.

Não demorou muito para que os cães começassem a participar de competições e fossem criados para uma ter uma boa aparência ao invés de capacidade de trabalho. As primeiras exibições foram em 1860 em uma exposição de cães em Birmingham, Inglaterra, na classe genérica conhecida como “Scotch Sheep-dogs.”

Um Collie, chamado Old Cockie, que nasceu em 1867, é tido como o padrão característico de Rough Collie conhecido hoje, e acreditava que ele foi o responsável pela introdução da cor do casaco de zibelina para a raça.

Em 1879, o primeiro Collie foi importado para os Estados Unidos. O Collie Club of America foi formada em 26 de agosto de 1886, o que o torna um dos mais antigos clubes de especialista canino.

 

mostrar mais

Curiosidades sobre o Collie

– O programa de TV “Lassie” tornou o Collie famoso. A cadela Lassie resgatava Timmy de quedas em poços de minas, rios e areia movediça;

– Collies são sensíveis e podem se tornar deprimidos se tratados asperamente;

– A rainha Victoria tem seus créditos por tirar o Collie da obscuridade. Em 1860, ela visitou sua propriedade na Escócia e se apaixonou pela boa aparência e temperamento gentil dos Collies que ela viu. Ela trouxe alguns para a Inglaterra, e assim começou o primeiro modismo da raça Collie;

– Elvis Presley e Pricilla tinham um Collie com o nome Baba;

– No ano de 1903 Edgar Rice Burroughs, mais conhecido por sua criação do herói Tarzan, tinha um Collie branco chamado Raja;

– Robert Plant escreveu uma canção intitulada ” Bron Y Aur Stomp ” falando sobre seu relacionamento de companheirismo e amor pelo seu Collie Strider.

Cuidados e Bem Estar

O Collie vive confortavelmente na cidade ou no campo, contanto que ele faça bastante exercício. Uma caminhada rápida diariamente, brincadeiras e jogos no quintal são suficientes. Ele quer, principalmente, estar com sua família, o que significa que ele não é um candidato para uma no vida quintal.

O Collie tem dois tipos de pelo: áspero longo e curto liso. O Rough Collie (pelo longo) tem um abundante revestimento, em linha reta exterior que é áspero ao toque, e um subpelo macio, que é tão espesso que é difícil ver a pele quando você parte o pelo. O Collie liso tem uma densa pelagem curta, e plana exterior com um subpelo grosso. Ambas as variedades perdem pelo moderadamente.

A quantidade de cuidados necessários com um Collie depende da variedade. No geral, o Collie é um cão limpo, com odor mínimo. O casaco comprido e cheio do Rough Collie precisa de escovação completa duas vezes por semana (até com mais freqüência para mantê-lo parecido com a Lassie). Escovação uma vez por semana é suficiente para o Collie liso.

Banho quando necessário , normalmente a cada seis a oito semanas. Muitos tutores optam por pagar um profissional para escovar e banhar seu Collie, especialmente a variedade Rough porque o revestimento é muito espesso. Donos inexperientes podem ter dificuldades na escovação e pode ser desafiador, embora a prática e instrução de um profissional qualificado pode evitar que isso se torne uma tarefa desanimadora.

Aparar as unhas do Collie uma vez por mês, e verificar os ouvidos uma vez por semana se tem vermelhidão, ou um mau odor que pode indicar uma infecção. Limpe-os também semanalmente com uma bola de algodão umedecido com algum produto suave e de  pH equilibrado.

Escovar os dentes do seu Collie , pelo menos, duas ou três vezes por semana para remover a formação de tártaro e as bactérias que se escondem no seu interior. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças da gengiva e mau hálito.

Comece acostumando seu Collie desde filhote com escovação, exames e outros cuidados. Mexer com suas patas frequentemente – os cães são sensíveis nessa área. Faça desse tempo uma experiência positiva cheia de elogios e recompensas, assim você vai estabelecer as bases para exames fácies com o veterinário e manuseamento quando ele for adulto.

Verifique se há feridas, erupções cutâneas, ou sinais de infecção, tais como vermelhidão, sensibilidade, ou inflamação na pele, no focinho, boca, olhos e nas patas. Os olhos devem ser claros, sem vermelhidão ou secreção. Seu exame cuidadoso semanal vai ajudar a detectar potenciais problemas de saúde mais cedo.

No que se refere a alimentação, a quantidade de ração pode variar de acordo com a estrutura e a quantidade de exercício que seu cão faz. Em geral recomenda-se 2 a 3 xícaras de alimento seco de alta qualidade por dia, dividido em duas refeições.

Predisposição à Doenças: Viroses como a parvovirose, displasia coxofemoral e sensível às ivermectinas.

Aparência física

Os Collies de pelo longo e pelo curto são os mesmos, com exceção do comprimento das pelagens.  A estrutura física mantém a linha da potência e atividade, ausência de rusticidade, sem qualquer traço grosseiro. Considerando valores relativos, a expressão é muito importante e formada pelo equilíbrio perfeito da proporção entre o crânio e o focinho, pelo tamanho, forma, cor e inserção dos olhos e correto posicionamento e porte das orelhas.
A cabeça comprida e fina do Collie é iluminada por olhos laterais amendoados, de cor castanha, em geral azuis ou vairões (um de cada cor). As orelhas, medianas e largas na base, são mantidas para trás quando em repouso. Elas se voltam para a frente, com a ponta caindo um pouco, quando o cão está em alerta. O dorso é reto, as costelas bem apertadas e o peito alto.

Pelagem do Collie

Composta de pelo curto achatado e de uma capa muito densa.

Cor da pelagem

Pode ser de três cores: zibelina, dourada ao acaju intenso ou zibelina sombreado; tricolor, com predominância do preto com pintas de fogo: azul-melro, com predominância de claro, azul prateado, salpicado e jaspeado de preto com marcas de fogo-vivo.

Filhotes

Filhotes com temperamentos agradáveis, curiosos e brincalhões, disposto a abordar as pessoas e se relacionar com elas. Quando for escolher seu filhote tenha preferencia por um que seja ativo, mas que não seja ativo demais que fica perturbando seus irmãos e nem tímido demais que fica escondido pelos cantos.

Preço

R$ 1.500 a R$ 3.000

Perguntas frequentes

O Collie pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Devido suas necessidades de exercício, fica um pouco complicada sua adaptação em apartamentos.

O Collie é recomendado para crianças?

Especialmente apaixonado por crianças, gosta de brincar com elas, é protetor e vai vigia-las.

O Collie pode ficar sozinho em casa?

Jamais deixe seu Collie sozinho por longos períodos. Eles são muito apegados a sua família humana.

O Collie late muito?

O Collie tem um latido forte e pode se tornar excepcionalmente irritante se deixado à sua própria sorte, ele pode se tornar um incômodo por seu latido. Quando late muitas vezes não é alertando de perigos, mas ele está tentando lhe dizer que está entediado e aborrecido. O Collie é ideal para estar com sua família humana e deve viver dentro de casa, não no quintal.

O Collie solta muito pelo?

Sua que da de pelo é considerável. Escavações semanais ajudam bastante a diminuir essa queda.

Fotos doCollie

Raças similares aoCollie

Sem Raça Definida (SRD)

Diverso e único para cada mistura e personalidade.

Komondor

Muito dominante e difícil, calmo, atento e responsável.

Bearded Collie

Alerta, vivaz, auto-confiante, ativo e seguro.

Leonberger

Calmo, afetuoso e leal

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.