Coton de Tuléar

Alegre, equilibrado e muito sociável
CBKC - Grupo 9
O companheiro revestido de fofura doce e bem humorado. vive absolutamente para sua família humana e se adapta facilmente ao seu estilo de vida e as necessidades dela.

Informações Gerais

O Coton de Tuléar é um companheiro charmoso, atraente e fiel ao seu tutor. Vivo e inteligente ele entende rapidamente o que se diz a ele. Se adestrado ainda jovem, respeitará as proibições durante toda a vida. Se ele é muito calmo e equilibrado para viver em casa, demonstra todo o seu vigor fora, e durante os passeios nunca se cansará antes do seu tutor.

Ele é tão sociável com seus congêneres quanto um os humanos. Na França, em especial, ele é apreciado por suas qualidades e pela sua estética da pelagem incomparável.Ele é inteligente e fácil de treinar, responde bem a elogios, carinho e recompensas de petiscos. Ele vai ser o palhaço para chamar sua atenção.Ele gosta de se aninhar bem perto ou o mais próximo possível de sua família humana. Alguns o descrevem como um “cão beijoqueiro”.

Um dos prazeres de viver com um Coton de Tuléar é que muitos deles mantêm a mesma alegria de quando são filhotes em idade avançada. Se você acredita no ditado de que rir é o melhor remédio, um Coton pode ser uma boa receita para o que lhe aflige.

Quando chega a hora de brincar, o Coton vai pegar o seu brinquedo favorito e trazê-lo para você para um jogo empolgante de busca.  Por causa de seu desejo de agradar, ele se destaca em competições como obedience e agility.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
13 anos
Expectativa
Máxima
16 anos

Altura

Altura
Mínima
22
cm
Altura
Máxima
32
cm

Peso

Peso
Mínimo
3
kg
Peso
Máximo
6
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Coton de Tuléar

País: Madagáscar

As origens do Coton de Tuléar parecem ser muito antigas, pois esse pequeno cão de Madagascar já era assinalado na região de Tulear há séculos. Por outro lado, ele se parece muito com os Bichons, tanto pela morfologia quanto pelo formato ou por sua pelagem, mas sem que exista entre essas duas raças algum laço de parentesco.

Pequenos, macios e cães de pelagem branca têm sido companheiros favoritos por mais de 2.000 anos. Como são “portáteis”, rapidamente se espalharam por todo o mundo conhecido com poucas diferenças em cada lugar que eles se estabeleceram. Esses cães Bichon, como ficaram conhecidos, muitas vezes receberam seus nomes dos lugares onde foram encontrados. Um desses casos é o Coton de Tuléar, de Tulear em Madagascar.

Como eles surgiram, na verdade, ainda é um mistério. Um conto sugere que os cães nadaram até a praia após um naufrágio e, em seguida, acasalaram com cães locais. Outros afirmam que os pequenos cães brancos foram trazidos para a ilha pelos visitantes que podiam ser marinheiros, piratas, comerciantes ou diplomatas. Seja qual for o caso, já estão naquela região por mais de 300 anos, eventualmente, tornou-se conhecido como o cão real de Madagascar. Foi por meados de 1970, no entanto, que um francês ao visitar a ilha levou alguns Cotons para França e trabalhou para estabelecê-los como uma raça. Cotons foram trazidos para a América do Norte durante essa mesma década. O Coton de Tuléar ainda é encontrado em sua terra natal, mas sua doce personalidade fez dele um favorito em todo o mundo, inclusive nos Estados Unidos.

A Federation Cynologique Internationale reconheceu o Coton como uma raça distinta em 1970. O Coton de Tuléar Club of America (agora com o nome de Madagascar Coton de Tulear Club of America) foi fundado em 1976. O American Kennel Club reconheu a raça em 2014 através de outro clube, o United States of America Coton de Tulear Club.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Coton de Tuléar

– Muitoa atores e trizes de Hollywood são apegados e loucos por seus Contons Tulear, uma delas é a atriz a cantora Barbra Streisand que tem uma Coton com o nome de Sammie. E a lista continua com Debra Messing, Catherine Zeta-Jones, Jane Fonda e muitos outros;

– O Coton de Tuléar recebeu esse nome devido à sua aparência, que lembra uma bolinha de algodão. Cotón é algodão em francês. Tulear é a região na qual esse cãozinho foi criado e onde é mais apreciado;

– Um conto sugere que eles chegaram a ilha de Madagascar depois de um navio naufragar e eles nadarem atá a praia;

– Na França, o Coton é por vezes referido como o cão “Anti-Stress” do século 21;

– Em Madagascar, país de origem do algodão, a raça tem sido retratada em selos postais.

Cuidados e Bem Estar

Ele gosta de fazer caminhadas, mas suas necessidades de exercício não são excessivas. Brincar dentro dentro de um quintal cercado vai facilmente satisfazer a sua necessidade de atividades físicas, desde que ele tenha muita companhia humana.

O pelo do Coton Tuléar não deve ser brilhoso, também não deve ser tão longo no peito ou na área abdominal ao ponto de toqcar o chão. Embora o revestimento do Coton não seja difícil de manter, considerando seu comprimento, requer um investimento regular de tempo. No lado positivo, o pelo do Coton seca rapidamente, requer relativamente pouco escovação e não perde muito pelo. 

Para manter o Coton com o visual agradável, escove seu pelo algumas vezes por semana. É fácil fazer isso enquanto você está assistindo TV com o cão em seu colo. No mínimo, isso vai levar de 20 a 30 minutos.

Também é uma boa idéia é cortar os pelos das pés e entre as almofadas.Pode ser necessário também aparar o pelo sobre os olhos.Claro, é importante manter os olhos eouvidos limpos. 

Quantas vezes você deve banhar um Coton depende de sua preferência pessoal. Você pode banhá-lo semanalmente, se você usar um shampoo suave, ou você pode dar um banho a cada três a quatro semanas. Certifique-se de pentear o pelo antes do banho e remover qualquer nó que possa ter ou emaranhado.

O resto é a atenção básica. Apare as unhas a cada três a quatro semanas ou conforme necessário.Escove os dentes muitas vezes – com creme dental aprovado para pets – para uma boa saúde e hálito fresco.

Sempre alimente seu cão com ração de alta qualidade. A quantidade diária de comida vai depender da estrutura de seu cão e o quanto ele se exercita. A quantidade comendada para um Coton adulto é de  3/4 xícara diária dividido em duas refeições.

Predisposição à Doenças: Alterações na tireoide

Aparência física

Seu pequeno tamanho e a suntuosa pelagem de algodão imaculado chamam a atenção. Sua cabeça com crânio ligeiramente bombeado e com o stop um tanto marcado termina no focinho reto, que ostenta uma pequena trufa escura de narinas bem abertas. Os olhos vivos e bem afastados são escuros e muito expressivos. As orelhas em triângulo são aderidas às faces. O corpo e os membros são musculosos. A cauda comprida e afinada na ponta desce abaixo do jarrete.

Pelagem do Coton de Tuléar

Pelo longo e branco, fino e ligeiramente ondulado tem textura felpuda.

Cor da pelagem

Cor de base: branca. Uma ligeira sombra de cor cinza claro (mistura de pelos
brancos com pelos pretos) ou vermelho ruão (mistura de pelos brancos com pelos
fulvos) nas orelhas. Nas outras partes do corpo, esses tons podem estar presentes.

Filhotes

Filhotes Coton precisam de cuidados extra com seu pelo enquanto não chegam na fase adulta, geralmente entre sete e 15 meses de idade. São muito ativos e brincalhões precisando queimar muita energia. Quanto mais cedo iniciar seu treinamento melhores resultados você terá com esse cão inteligente e que faz de tudo pra lhe agradar.

 

 

Preço

R$ 1.500 a R$ 3.500

Perguntas frequentes

O Coton de Tuléar pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Ele é bem adequada para viver em qualquer ambiente, desde apartamentos a casas de fazenda, mas ele precisa de um espaço seguro onde possa correr e brincar um pouco ao ar livre.

O Coton de Tuléar é recomendado para crianças?

Cotons são bons com as crianças se as crianças são boas com eles. Eles são divertidos, amorosos e enérgicos o suficiente para serem companheiros de brincadeiras para crianças mais velhas que já sabem tratá-los com cuidado. São cães pequenos e crianças muitos pequenas podem machucá-los na hora das brincadeiras. Eles não são agressivos, só vão se esconder no caso de já terem sido machucados por algum amiguinho muito pequeno.

O Coton de Tuléar pode ficar sozinho em casa?

Eles tem uma ligação forte com os membros da família e não gosta de se separar deles.

O Coton de Tuléar late muito?

Cotons podem latir uma ou duas vezes, se a campainha toca ou vêem algo interessante, mas eles geralmente não vão latir apenas por diversão.

O Coton de Tuléar solta muito pelo?

Eles perdem pouco pelo, São recomendados para pessoas alérgicas. A redução da queda ainda pode ser intensificada com escovações frequentes.

Fotos doCoton de Tuléar

Raças similares aoCoton de Tuléar

Maltês

Inteligente, esperto e dócil

Cão de Crista Chinês

Brincalhão, e desprovido de qualquer agressividade

ShihTzu

Alegre e carinhoso.

Pug

Afetuoso e brincalhão.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.