Dachshund

Amigável por natureza, não é nervoso, nem agressivo, equilibrado.
CBKC - Grupo 4
Ele é um cão de caça apaixonado, perseverante, rápido na caça e de excelente faro.
Também conhecido como: Dackel ou Teckel

Informações Gerais

Na França, os Dachshund (ou Teckels) são sobretudo apreciados como cão de companhia, enquanto na Alemanhã e Grâ-Bratanha eles mantiveram sua vocação de caçadores apaixonados, de faro sutil, muito corajosos, perseverantes e robustos. Nesses países eles caçam raposas, a lontra e o texugo (a expressão alemã Dachshund significa justamente “cão de texugo”). Cães de escavação por excelência, eles são ainda bons cães  de pista de sangue. São particularmente vocacionados à procura  de animais feridos. O Teckel é um cão intuitivo, que obedecerá se for adestrado com inteligência e rigor, pois seu gênio é forte.

O mais afetuoso dos Dachshund é o de pelo longo; o mais temperamental é o de pelo curto; o mais esportivo deles é o de pelo duro. Afetuosos, possessivos e inteligentes. Não importa o seu tamanho, Dachshunds são uma aquisição maravilhosa para toda a família, é por isso que eles estão quase no topo da lista como cães mais populares desde os anos 1950. Sua linda aparência e disposição vívida têm inspirado muitos apelidos carinhosos para a raça, incluindo Cachorro Quente, Cão Salsicha, Doxie, Dashie, e (especialmente na Alemanha) Teckels, Dachels, ou Dachsels.

Mas sua aparência bonito foi desenvolvido com objetivos muito mais sérios e práticos. Suas pernas curtas lhes permitem escavar e manobrar através de túneis e mesmo lutar texugos e outros animais, enquanto o grande tórax guarda um coração resistente para a luta. Dachshunds são valentes, mas pode ser um pouco teimoso, e ter um espírito independente, especialmente quando caça.

Em casa, natureza lúdica do Dachshund se sobressai. Ele gosta de estar perto de você e “ajudar” a fazer as coisas como amarrar os sapatos. Por causa de sua inteligência, ele muitas vezes tem suas próprias idéias sobre o quais são as regras quando se trata da hora da diversão e essas regras podem não ser as mesmas que você ou mesmo outras raças de cães conhecem. Dachshunds são conhecidos por serem animados e gostam de perseguir outros pequenos animais, pássaros e brinquedos. A descrição do padrão da raça passa a ideia exata do que se espera de um Dachshund – provavelmente descreve sua personalidade melhor, dizendo que “o Dachshund é inteligente, alegre e corajoso ao ponto da temeridade, perseverante no trabalho seja por cima ou baixo (da terra), com toda a sentidos bem desenvolvidos. Qualquer exibição de timidez é uma falta séria “.

Dachshunds têm olhos com alma e expressões faciais complexas. Os pulmões são grandes para um cão deste tamanho por esse motivo, Dachshunds têm um latido alto, profundo que soa como se fosse um cão muito maior. Dachshunds, muitas vezes criam um vinculo restrito com uma única pessoa. Eles podem até se tornar ciumento da atenção de seu dono e pode, se não for devidamente treinado e socializado, tornar-se mal humorado.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
12 anos
Expectativa
Máxima
15 anos

Altura

Altura
Mínima
30
cm
Altura
Máxima
35
cm

Peso

Peso
Mínimo
3
kg
Peso
Máximo
9
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Dachshund

País: Alemanha

A descoberta de efígie de um cão que se aproxima muito do Dachshund na tumba de um faraó, datada de 4 mil anos antes da nossa era, permite acreditar que o Dachshund de Pelo Curto tem uma longínqua origem egípcia. Os cinólogos são, no entanto, da opinião de que é mais razoável que esse cão tenha nascido na Alemanha, onde é conhecido desde a Idade Média. O Dachshund de Pelo Curto deu origem às duas outras variedades de Dachshund, que só diferem do animal originário pela natureza da pelagem. Por volta do início do século XVI, os alemães criaram o Dachshund de Pelo Longo, a partir da variedade do de Pelo Curto e do Spaniel. Quanto ao Dachshund de Pelo Duro, perfeitamente adaptado à caça graças ao pelo espesso que o protege, é oriundo de cruzamentos entre o Dachshund de Pelo Curto com o Schnauzer, com o Dandie Dinmont Terrier e, provavelmente com o Scottish Terrier, no século XIX. Esse cão também existe ha décadas em três tamanhos diferentes.

Cuidadosamente esculpido através de anos de criação, hoje o Dachshund é a única raça reconhecida pelo AKC como que caça sobre e sob o solo. Suas pernas curtas e poderosas têm dado a habilidade do Dachshunds entrar profundamente em túneis estreitos para perseguir suas presas. Suas caudas robustas e longas, estendendo-se em linha reta sobre a espinha, servem como a “alça” para os caçadores puxarem o Dachshund para fora da toca.

Em 1800, os Dachshunds começaram a ser criados mais como animais de estimação do que como caçadores, especialmente na Grã-Bretanha. Eles eram favoritos na corte em toda a Europa, incluindo a rainha Victoria, que gostava especialmente da raça. Devido a esta tendência, seu tamanho foi gradualmente reduzido. Eventualmente, uma versão ainda menor – o Dachshund Miniatura – foi criado.

Um padrão para raça foi escrito em 1879, e o German Dachshund Club foi fundado nove anos depois, em 1888. Em 1885, Dachshunds foram para os Estados Unidos, e 11 foram registrados no American Kennel Club naquele mesmo ano. O primeiro foi chamado Dash. O Dachshund Club of America foi fundado 10 anos depois, em 1895.

A raça se tornou muito popular no início de 1900, e em 1913 e 1914, eles estavam entre os dez mais populares do Westminster Kennel Club Show. Durante a Primeira Guerra Mundial, no entanto, a raça caiu em popularidade nos EUA e Inglaterra, porque eles estavam intimamente associados com a Alemanha. Os tutores de Dachshund, por vezes, foram chamados de traidores e seus cães apedrejados. Após a I Guerra Mundial, alguns criadores americanos importaram alguns Dachshunds da Alemanha e a raça começou a se tornar popular mais uma vez. A raça enfrentou um destino semelhante durante a Segunda Guerra Mundial, mas não tão severo como durante a Primeira Guerra Mundial.

Na década de 1950, o Dachshund se tornou um dos cães mais populares das famílias nos Estados Unidos mais uma vez, um status que eles têm desfrutado desde então. Enquanto Dachshunds raramente são usados ​​como cães de caça nos Estados Unidos ou na Grã-Bretanha, em outras partes da Europa, especialmente na França, eles ainda são considerados cães de caça. Hoje o Dachshund ocupa o sexto lugar entre as 155 raças e variedades reconhecidas pelo AKC.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Dachshund

– Por causa de sua aparência quase cômica, Dachshunds têm sido um tema favorito de cartunistas e fabricantes de brinquedos;

– O Dachshund vem em dois tamanhos, três tipos de pelos e uma grande variedade de cores e manchas, o que significa que há um Dachshund para quase todas as pessoas;

– Um Dachshund foi o mascote dos Jogos Olímpicos de Munique em 1972 – O cachorro Waldi foi o primeiro mascote oficial em Olimpíadas;

– A rainha Victoria adorava os Dachshunds, era uma das suas raças favoritas e por causa dela se tornaram conhecidos na Inglaterra;

– No Brasil ele ficaram conhecidos como “Cofap” por causa de uma marca de amortecedores que usam o Dachshund como garoto propaganda;

– Seu apelido de “Salcicha” também veio de uma marcar de salcichas que usava o nome da raça em seus produtos.

Cuidados e Bem Estar

Dachshunds têm um monte de energia e resistência. Eles gostam de fazer caminhadas ou brincar ao ar livre com outros cães, assim como gostam de caçar e cavar. Eles também são ativos dentro da casa e podem se adaptar bem em pequenas salas de estar, desde que tenham uma quantidade moderada de exercício diário. Duas caminhadas, duas vezes por dia (cerca de 10 minutos cada) é suficiente para o tamanho desse pequeno atleta. Ocasionalmente, quando o tempo for curto, um jogo de busca irá atender a sua necessidade de atividade.

Eles não devem viver ao ar livre. Dachshunds podem machucar as costas pulando do sofá para o chão, o ideal é que tenha uma rampa ou degraus e ensiná-los a usá-los se eles quiserem subir no sofá ou na cama. Quando você levantar um Dachshund, sempre tenha cuidado em apoiar a sua traseira e seu peito.

Dachshund pode aprender rapidamente se devidamente motivado. Use reforços positivos, tais como petiscos ou um brinquedo favorito para prender sua atenção, e mantenha sessões de treino de curta duração. O Dachshund vai rapidamente tornar-se aborrecido se ficar repetindo o mesmo exercício muitas vezes.

Dachshund é uma raça que precisa de poucos cuidados de higiene. Eles perdem pelo mas não tanto. A menos que ele tenha se esfregado, o que não é difícil, em algo que cheira mal, eles geralmente não precisam ser banhados frequentemente. Utilize um pano úmido entre banhos para mantê-los limpos. Se você mora em um local que é frio no inverno, seu Dachshund de Pelo Liso pode precisar de proteção extra quando for sair de casa.

Conforme a variedade de pelos dos Dachshunds, alguns exigem escovações mais regulares que outros. Pergunte ao criador de quem você comprou o seu Dachshund ou seu tosador para mostrar-lhe como cuidar corretamente do pelo.

Para todas as variedades e tamanhos de Dachshunds, você precisa prestar atenção especial às suas orelhas caídas, que podem ser um terreno fértil para fungos, bactérias e ácaros. Umedeça uma bola de algodão com um limpador de orelha recomendado pelo seu veterinário e limpe os ouvidos semanalmente. Não ir mais fundo do que a primeira junta do seu dedo e nunca usar um cotonete no ouvido do seu cão.

Outros cuidados de higiene incluem cortar as unhas e higiene bucal. Cortar as unhas do seu Dachshund uma ou duas vezes por mês. Quanto mais cedo você começar com esses cuidados, mais o seu Dachshund vai ficar acostumado e menos estressado com a experiência.

Escove os dentes pelo menos duas ou três vezes por semana – diariamente é melhor – para remover o tártaro e bactérias. Comece quando seu cachorro é jovem, então ele vai se acostumar com tudo isso.

Nos momentos de cuidados, verifique se há feridas, erupções cutâneas, ou sinais de infecção, tais como vermelhidão, sensibilidade, ou inflamação na pele, nos ouvidos, focinho, boca, olhos e nas patas. Orelhas devem cheirar bem, sem muita cera ou sujeira dentro, e os olhos devem ser claros, sem vermelhidão ou secreção. Seu exame cuidadoso semanal vai ajudar a detectar potenciais problemas de saúde mais cedo.

Na parte de alimentação sempre coloque a quantidade necessária para cada refeição nunca deixando resto de comida na vasilha do seu cão. A quantidade de ração recomendada é de 1/2 a 1 1/2 xícaras de ração de alta qualidade que pode ser dividida em duas refeições. Essa quantidade pode variar dependendo do quanto seu animal se exercita.

Predisposição à Doenças: Alterações na coluna vertebral, alterações endócrinas, articulares, cardíacas, dermatológicas, (alopecia por diluição de cor e predisposição a obesidade. O sobrepeso pode ser ainda mais prejudicial nesta raça devido às alterações supracitadas. Por volta dos cinco anos de idade, alguns Dachshund podem ter uma paralisia nos membros posteriores, em decorrência de hérnia de disco, que exige terapia complexa.

Aparência física

Ao mesmo tempo longilíneo e compacto, o Dachshund possui pescoço longo e seco, encimado pela cabeça fina que vai se estreitando na direção da trufa. O focinho é longo, suficientemente largo e forte, a trufa desenvolvida. O stop é pouco aparente. Os olhos, ovais e vivos, que vão do marron-avermelhado ao marron-enegrecido, têm olhar amigável e não penetrante. As orelhas, bem longas, chatas e extremamente móveis, são implantadas no alto e não demasiadamente para a frente. A caixa torácica é oval, o dorso é reto, sólido e bem musculoso, e a garupa larga e ligeiramente inclinada, são suficientemente longos. A cauda, implantada no alto.

Pelagem do Dachshund

A pelagem pode ser de três tipos diferentes: pelo curto, pelo duro ou pelo longo. O pelo curto é denso, brilhante, assentado, cerrado e áspero. Já o pelo duro é assentado, denso, de arame, com subpelo. O por ultimo o pelo longo é Sedoso e brilhante, com subpelo aderente ao corpo; fica mais comprido debaixo do pescoço e na parte inferior do corpo.

Cor da pelagem

Unicolor: Vermelho, amarelo avermelhado, amarelo, todos com ou sem pelos pretos entremeados e marrom avermelhado.
Bicolor: Preto profundo ou marrom com manchas ferrugem (castanha) ou amarela
Arlequim (tigrado manchado, manchado): A cor básica é sempre a cor escura
(preto, vermelho, cinza).

Filhotes

Como todos os cães, Dachshunds podem ser destrutivos quando filhotes. Inicie seu treino o quanto antes para que ele entenda os limites e seja mais obediente. Seja paciente com seu filhote de Dachshund e ensine o local certo para fazer suas necessidades, sempre elogiando e dando recompensas para estimular o comportamento correto.

Preço

R$ 1.000 a R$ 2.500

Perguntas frequentes

O Dachshund pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Os Dachshunds tem tendência a ganhar peso quando vivem em apartamentos. Regime e exercício são portanto indispensáveis.

O Dachshund é recomendado para crianças?

Dachshunds são bons com as crianças de sua família se criado desde novinho. Eles podem não ser tão amigo dos amigos de seus filhos. Por causa do seu corpo alongado, o Dachshund pode ser facilmente machucado se ele não for tratado corretamente. Ensine as crianças só podem acariciar o Dachshund se eles estiverem no chão.

O Dachshund pode ficar sozinho em casa?

Como cão de companhia, jamais deixe seu Dachshund sozinho por longos períodos. Ele pode se tornar destrutivo e agressivo.

O Dachshund late muito?

Eles gostam de latir, e isso é algo que você precisa levar em consideração se você tem vizinhos que podem se irritar ao invés de se divertirem com as travessuras de seu pequeno Dachshund corajoso.

 

O Dachshund solta muito pelo?

Sua queda de pelo é mínima dependendo do tipo de pelo do seu Dachshund. Mas mesmos os mais peludos não soltam tanto pelo.

Fotos doDachshund

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.