Fox Terrier (Pelo Duro e Pelo Liso)

Ativo e amigável
CBKC - Grupo 3
Cão perfeitamente proporcional, nem muito alto nem muito baixo.
Também conhecido como: Fox Terrier de Pelo Liso ou Duro, Foxys,

Informações Gerais

Fox Terriers são cães clássicos que mudaram pouco desde seu surgimento no final do século 18. Existem dois tipos: o Fox Terriers de pelo liso são elegantes e inteligente, enquanto Fox Terriers de pelo duro são bonitos, felizes, e muito elegantes quando cuidados corretamente. Chamado de Fox Terrier ou Foxys para os íntimos, ambos estão sempre alertas, ativos e curiosos, com uma atitude de: “estou pronto para o que der e vinhem”. Eles vivem o momento, desfrutando de tudo o que está acontecendo.

Batalhador e destemido, esse Terrier de temperamento forte, sabe se fazer respeitar por estranhos. Ele também tem o irritante hábito de agredir outros cães, de onde a necessidade de boa socialização e de um adestramento bem conduzido.

Dinâmico e de temperamento agradável com seus tutores, muito fiel e sociável com os humanos, ele se mostra também extremamente possessivo.

Esse caçador de raposa, que se tornou cão de companhia, guarda com eficácia o carro ou a casa. Ele pode viver na cidade, mas precisa de muita atividade. É preciso acorumá-lo muit cedo aos ruídos, levando-o para passear nas ruas. Esse cão superativo suporta mal ser trancado e ainda menos ser amarrado.

Seja qual for o seu tipo de pelagem, o Fox Terrier tem um porte real com a auto-confiança de sobra. Ele é extrovertido, curioso e altamente ativo. A Fox Terrier está sempre presente, curtindo cada momento. Ambos tipo de pelo, o liso ou duro, têm temperamentos semelhantes, mas o de pelo duro vai ser um pouco mais animado e astuto.

Sua natureza alerta e audição aguda faz do Fox Terrier um super cão de guarda, e você nunca terá que se preocupar com ratos e outros animais nocivos invadindo sua casa – um Fox Terrier vai despachá-los com facilidade e estilo. Ele vai tratar os gatos da mesma forma se dado uma chance, então é melhor não ter gatos em casa. Outros bichos de estimação como aves e animais de bolso, como hamsters, gerbils também conhecido como Esquilo da Mongólia), porquinhos da índia também estarão em risco. Ele pode se dar bem com qualquer um ou todos estes animais de estimação se ele tiver crescido junto com eles, mas é bom ser experto e nunca deixá-los juntos sem supervisão.

Fox Terriers se sobressaem em todos os tipos de atividades e esportes para cão. Você vai velos de destacando em competições de agility e obedience; trabalhando com busca e salvamento, detecção de drogas, em filmes, programas de TV, comerciais e até mesmo em circos. Este é um cão que ama os holofotes. Você por ensinar alguns truques e também treiná-lo para ser um cão de terapia. Com sua personalidade alegre e engraçada, ele vai arrancar sorrisos por onde passar. Se você tiver um cavalo? Ele vai correr ao seu lado enquanto você cavalga, capaz de ir por quilômetros. No final do dia, ele estará feliz em se aconchegar com você no sofá ou na cama.

Estes são os cães corajosos e energéticos que gostam de brincar com as crianças. Eles são leais às suas famílias, mas impulsivamente desconexo com outros cães, não hesitando em brigas, até mesmo com cães muito maiores. A menos que tenham sido treinados e socializados para se dar bem com outros animais de estimação da família.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
10 anos
Expectativa
Máxima
15 anos

Altura

Altura
Mínima
37
cm
Altura
Máxima
39
cm

Peso

Peso
Mínimo
7
kg
Peso
Máximo
8
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Fox Terrier (Pelo Duro e Pelo Liso)

País: Reino Unido

Conhecido desde o século XVI, esse cão é muito criado por sua coragem e eficácia na arte de desalojar a raposa. As duas variedades foram descritas pela primeira vez por volta da metade do século XVII, e o Fox Terrier em sua atual forma meio século mais tarde. os Estados Unidos, essa raça ganhou uma versão local. O Fox Hound Americano é mais rápido, mais leve e de faro mais apurado. Ambons têm a característica de latir muito.

O Fox Terrier, tanto de pelo liso como de pelo duro, são raças clássicas e mudaram pouquíssimo através dos séculos. Muitos criadores não fizeram muitos registros sobre o desenvolvimento da raça, é provável que as raças originais do Fox Terrier de pelo liso foi uma mistura de Terries preto e castanho com pelo liso, Bull Terriers , Galgos e Beagles . Em 1790, o coronel Thornton tinha um retrato pintado de seu cão Pitch, um Fox Terrier liso, o que nos dá uma ideia de como os primeiros cães pareciam. Eles mudaram pouco desde então. O Fox de pelo liso era bem conhecido do século 19 e contribuiu para o desenvolvimento da raça de onde nasceram, em 1859 e Old Jock e Belgrave Joe, no Grove Kennel na Inglaterra. Até o final do século 19, uma uniformidade tinha sido estabelecida.

Durante muitos anos, o Fox de pelo liso e o pelo duro foram considerados duas variedades de raça. Sua principal diferença é o tipo de pelo e, em certa medida, o formato da cabeça. Apesar de suas semelhanças na forma, tamanho e temperamento, eles provavelmente tiveram ancestrais diferentes. Os Foxes de pelo duro são descendentes dos Terriers de pelo áspero preto e castanho do País de Gales, Derbyshire, e Durham.

Criadores cruzaram deliberadamente o Fox Terrier de pelo duro com o de pelo liso, o que resultou em um pelo duro com pigmentação mais branca, uma cabeça mais limpa e curta, e uma estrutura mais clássica. Este cruzamento, no entanto, não continuou.

Os primeiros registros de Fox Terrier  de pelos lisos sendo importados para os Estados Unidos foi em 1879, e o Fox Terrier de pelo duro foi importado alguns anos depois. O Fox Terrier American Club, o clube matriz da raça neste país, foi fundado em 1885 e tem a distinção de ser o primeiro clube especialista na raça a se tornar um membro da American Kennel Club. O primeiro Fox Terrier a ser registrado pela AKC foi Cricket, em 1885.

O AFTC adotou o padrão inglês da raça quando foi fundado, e somente um século depois que os padrões separados para as duas raças entrou em vigor. Eles ainda são bastante semelhantes em suas descrições.

Na década de 1920, o Fox Terrier de pelo liso tornou-se um dos mais reconhecidos da raça pura quando RCA usou em seu logo uma imagem de um Fox Terrier de pelo liso chamado Nipper, com a cabeça inclinada, ouvindo uma máquina registradora. O Fox Terrier de pelo duro tornou-se popular como animais de estimação da família na década de 1930, quando uma série de filmes chamada The Thin Man foi criado. Um Fox Terrier de pelo duro chamada Asta era um dos destaques no show, e a popularidade da raça disparou.

Em 1985, o AKC reconheceu formalmente a Fox Terrier de pelo liso e o Fox Terrier de pelo duro como raças separadas, mas os padrões para ambos ainda são mantidos pelo Fox Terrier American Club.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Fox Terrier (Pelo Duro e Pelo Liso)

– O Fox Terrier é classicamente bonito e atraente com muita história em seu passado. Ele já caçou com reis, foi ator em circos e em filme, e ganhou muitos prêmios no Best In Show at Westminster, mais que qualquer outra raça;

– César, um Fox Terrier, era o amado do rei da Inglaterra Edward VII. Ele usava um colar com a inscrição “Eu sou César. Eu pertenço ao rei.” Quando Edward morreu em 1910, César, de luto, marchou atrás de seu caixão na procissão;

– O Fox Terrier de pelo duro ficou conhecido depois do sucesso de um programa de TV onde uma das atrizes principais era a cachorrinha Asta;

– O Fox Terrier de pelo liso ficou conhecido após a Victor Talking Machine Company usar sua imagem na propaganda de um gramofone. O nome do cãozinho era Nippe;

– Marilyn Monroe teve a honra de contracenar com um Fox Terrier no filme “Niagara”.

Cuidados e Bem Estar

Seu Fox Terrier precisa de pelo menos 30 a 45 minutos diários de exercício bem intensos, como correr quintal ou uma área fechada e segura para ele e outros animais Isso vai mantê-lo cansado e fora do problema.

Mantenha seu Fox Terrier na coleira quando em áreas não cercadas. Ele tem um forte instinto de caça e vai perseguir qualquer coisa que se move. Ele também vai tentar brigar com outros cães, então ele não é um bom candidato para visitar os parques ou áreas comuns a outros cães. Por isso a socialização é importante para ajudar a prevenir a agressão dele com outros cães.

O Fox Terrier de pelos lisos, tem um revestimentos rígido e denso que cai pouquíssimo. A pelagem do Fox Terrier de pelo duro também é densa, rígida que passa a ideia de casca de coco seco – o look ideal é os pelos encaracolados. O pelo é tão denso que você não pode separar-lo com os dedos para ver a pele. Na base deste pelo rígido está um sub-pelo, que é curto, fino e macio.

Terrier de Fox de pelo liso precisa ocasionalmente de escovação com uma escova de cerda firme para mantê-los limpos. Banheiros regulares não são necessárias – apenas quando eles rolam em algo que não deveriam. Fox Terriers de pelo duro também não perde muito pelo, mas eles também devem ser escovados regularmente para manter seus pelos limpos e livre de odor.

Para obter uma aparência melhor no Fox Terrier de pelo duro, o revestimento deve ser tosado com uma faca especial – o que significa que o pelo é “arrancado” em vez de cortado com tesoura. Este é um trabalho que a maioria das pessoas procuram um tosador profissional, embora você possa aprender e fazer sozinho.

Corte regularmente as unhas do seu Fox Terrier. Se você pode ouvir o barulho delas no chão está na hora de cortá-las. Tenha cuidado para não cortar demais e acabar sangrando o que vai ser doloroso para seu cão. Se não tem muita experiencia nessa área procura ajuda profissional. As unhas curtas evita problemas para seu cão e vai mantar suas pernas e braços sem arranhões quando seu Fox Terrier com entusiasmo saltar para cumprimentá-lo.

Sobre a alimentação sempre compre ração de lata qualidade e indicada para seu cão. Se tiver duvida pergunte ao veterinário qual seria a melhor. As quantidades vão depender do quanto seu cão se exercita e de sua estrutura também. Lembrando que Terriers tem tendência a obesidade, por isso não deixe comida sobrando na vasilha do seu cão. A quantidade diária recomendada é de 1,5 a 2 xícaras de uma ração com alta qualidade diariamente, divididas em duas refeições

Predisposição à Doenças: Geralmente é saudável, predisposto a alterações endócrinas e displasia coxofemoral.

Aparência física

O crânio quase achatado tem praticamente o mesmo comprimento que a chanfradura, que se afina dos olhos ao focinho. O stop é leve. As orelhas, pequenas e em "V", caem para a frente, conta a face. Os olhos, moderadamente pequenos, arredondados, escuros e vivos, têm olhar muito inteligente. O focinho é forte; as mandíbulas, bem desenvolvidas, são armadas de sólidos dentes brancos, tem tesoura. O pescoço, musculoso e sem papada, desenha de perfil uma graciosa curva. O peito é bem baixo.
O Fox Terrier tem dorso curto e reto; os quadris, musculosos, ligeiramente arqueados e muito curtos. A cauda é mantida ereta, mas não enrolada ou no dorso. Distinguem-se duas variedades, de acordo com a natureza do pelo.

Pelagem do Fox Terrier (Pelo Duro e Pelo Liso)

Fox Terrier pelo liso: Reto, assentado, duro, denso e abundante. O ventre e a parte interna das coxas não são desprovidas de pelo.
Fox Terrier pelo duro: Denso, de textura muito dura, 2 cm nos ombros a 4 cm na cernelha, dorso, costelas e posteriores, com subpelo macio e curto. Dorso e membros com pelos
mais duros que nas laterais. Pelos ásperos na mandíbula e de comprimento suficiente
para dar uma aparência forte ao focinho. O pelo das pernas é denso e áspero.

Cor da pelagem

Pelo Liso: O branco deve predominar; todo branco, branco com castanho, preto e
castanho ou com manchas pretas. Manchas tigradas, vermelhas ou fígado.

Pelo Duro: O branco predomina, com marcas pretas, pretas e castanhas ou castanhas.
Pode ter manchas tigradas, vermelhas, fígado ou cinza-azuladas que em competições são indesejáveis.

Filhotes

Comece a treinar o seu cachorro no dia que você levá-lo para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de aprender de tudo o que você puder ensiná-lo. Não espere que ele faça 6 meses de idade para começar a treinar ou você vai ter um cão mais obstinado e difícil de lidar. Se possível, colocá-lo em uma classe do jardim de infância para filhotes de cachorro quando tiver de 10 a 12 semanas de idade para se socializar, se socializar, se socializar. Muitas dessas classes exigem que seu cão esteja com as vacinas em dias, isso serve para proteção do seu filhotinho já que vai estar em contato com outros cães e é uma forma de assegurar a saúde de todos os “alunos”. Antes de ir para o jardim de infância, você pode começar a treinar o seu cachorro em casa e socializar-lo entre amigos e familiares até que as vacinas do filhote estejam completas.

Preço

R$ 1.200 a R$ 4.000 (pelo liso) - R$ 1.500 a R$ 4.500 (pelo duro)

Perguntas frequentes

O Fox Terrier (Pelo Duro e Pelo Liso) pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Não é por ser pequeno que ele se adapta bem em apartamentos. Fox Terrier precisa de um local seguro e grande para ele, sem contato com outros cães de preferencia, onde posso correr, brincar e se exercitar. Seu nível de energia é muito alto.

O Fox Terrier (Pelo Duro e Pelo Liso) é recomendado para crianças?

Ele se dar bem com crianças que têm idade suficiente para brincar e  jogar. O ideal são crianças com idade em torno de 6 a 7 anos.

O Fox Terrier (Pelo Duro e Pelo Liso) pode ficar sozinho em casa?

Com sua ausência, a personalidades auto-confiante e criativa do Fox Terrier, pode ter preparado algumas surpresas quando você voltar para casa, incluindo subir na mesa da cozinha e refazer o projeto de paisagismo do seu quintal.

O Fox Terrier (Pelo Duro e Pelo Liso) late muito?

Tem tendencia forte para latir. A maioria das vezes para avisar algo de errado. Isso pode ser um problema para seus vizinhos.

O Fox Terrier (Pelo Duro e Pelo Liso) solta muito pelo?

Sua queda de pelo é moderada. Pode diminuir com escovações frequentes.

Fotos doFox Terrier (Pelo Duro e Pelo Liso)

Raças similares aoFox Terrier (Pelo Duro e Pelo Liso)

Dandie Dinmont Terrier

Independente, altamente inteligente, determinado, persistente, sensível, afetuoso e digno.

Norfolk Terrier

Ativo, intrépido e vivaz

American Staffordshire Terrier

Esperto e inteligente

Airedale Terrier

Amigável, leal e corajoso. Extremamente inteligente e sensível.

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.