Galgo Escocês

Gentil, amistoso e obediente
CBKC - Grupo 10
Sua estrutura sugere a singular
combinação de velocidade, potência e resistência necessárias para derrubar um cervo, mas, em geral, sua atitude é de uma nobre dignidade.
Fácil de treinar pela sua avidez em agradar. Dócil e de bom temperamento; nunca
desconfiado, agressivo ou nervoso. Comporta-se com tranquila dignidade.
Também conhecido como: Scottish Deerhound

Informações Gerais

Muito esportivo, esse Galgo de pelo duro galopa com o “ventre no chão”, de maneira muito espetacular. Geralmente menos rápido que o Greyhound, ele pode, todavia, participar com honra de caçadas a lebres. É um cão de companhia muito apegado ao dono. É inteligente e doce. Em casa, ele é de natureza um tanto indolente, o que não o impede de fazer corridas enlouquecidas quando se apresenta a ocasião. Pouco obediente, porém facilmente adestrável, é um cão pacífico, não sendo desconfiado nem agressivo ou medroso.

Fica difícil dizer se nós o amamos ou temos inveja porque o Galgo vive a vida que nós todos gostaríamos de ter: Eles fazem o que querem, quando querem, apenas para agradar a si mesmos. Se no processo isso agradar a você, ótimo, mas certamente não é algo que o Galgo planeje ou até mesmo se preocupe. Isso não quer dizer que seu Galgo Escocês não tenha amor por seu tutor.

Eles precisam de muito exercício diário não só porque é uma raça ativa em geral, mas também para construir e manter a massa muscular (para suportar um corpo gigante e pesado).  Antes de começar os exercícos porcure orientação de um veterinário, principalmente se seu cão ainda é muito jovem. Após a adolescência, quando eles estão com dois ou três anos de idade, é que o Deerhound vai se tornar um cão tranquilo. Eles permanecem alertas durante toda a vida, mas apenas para o que lhes interessa, tornando-os uma má escolha para qualquer pessoa que tem esperança que ele seja um cão de guarda.

Galgos são descritos como dóceis e fáceis de treinar. Isso é verdade se você descobrir o que os motiva a aprender. Eles só fazem algo se puderem ver o que vão receber em troca, e ainda assim somente se eles sentem interesse por aquilo. Se você acertar com recompensas interessantes como petiscos, brinquedos sibilantes ou peludos, ou a chance de correr sem coleira combinando tudo isso com sessões de treino de curta duração que não envolvam muita repetição, vai dar certo. Detalhe, Galgo se entedia com facilidade.

Além do exercício físico outro grande interesse de um Galgo Escocês é a comida e não só a dele. Pode despertar o interesse de investigar algo que você está comendo na esperança de obter algo para si. Tenha cuidado com comidas sobre a mesa ou balcão com um Deerhound na casa, ela não vai estar mais lá quando você voltar.

Ele é alto, ele é nobre, ele tem um olhar selvagem e real. O Galgo Escocês é realmente um animal nobre, mas ele também é um bocado engraçado. Em casa, no castelo ou condomínio, ele é calmo e tranquilo como um adulto.

O Deerhound tem duas grandes alegrias na vida: correr atrás de coisas em grandes distâncias com uma velocidade enorme, e se deitar ao seu lado no sofá, cabeça no colo, grandes olhos escuros que olham para os seus com amor e simpatia.

Tal como o seu primo, o Greyhound, um adulto Deerhound Escocês é perfeitamente feliz com muito menos exercício do que ele precisava em seus anos mais jovens.  Nunca deixe o seu Deerhound desenvolver o hábito de pular sobre as pessoas, não importa o quão bonito é quando ele é um filhote.

Expectativa de vida

Expectativa
Mínima
8 anos
Expectativa
Máxima
11 anos

Altura

Altura
Mínima
71
cm
Altura
Máxima
76
cm

Peso

Peso
Mínimo
36
kg
Peso
Máximo
45
kg

Características

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Galgo Escocês

País: Reino Unido

De origem muito antiga, o Galgo Escocês, fiel companheiro dos senhores escoceses, caçava o gamo e o cervo nos matagais. Era a raça preferida do escritor sir Walter Scott, que contribuiu enormemente para torná-lo conhecido. Hoje os espécimes da raça se tornaram raros, mesmo em seu país de origem. Esse Lebréu no entanto tem seus aficionados, inclusive nos Estados Unidos.

A origem do Scottish Deerhound perdeu-se nas brumas das montanhas. Ao longo dos séculos, eles foram conhecidos como Wolfdogs Irlandeses, Galgos Escoceses, Galgos de pelo áspero, e Highland Deerhounds . Se eles foram originalmente usado para caçar lobos e depois reaproveitados para caçar os grandes veados das Terras Altas não se sabe ao certo, mas sabemos que eles foram usados ​​a muito tempo atrás como no século 16 para caçar e derrubar veados. Os Galgos Escoceses foram altamente considerados pela sua coragem, dignidade e gentileza. A raça enfrentou problemas por causa da restrição de posse e muitas vezes chegou perto da extinção quando o sistema de clãs da Escócia entrou em colapso em 1745, após a fatídica batalha de Culloden durante a rebelião Jacobite contra o domínio Inglês. Por 1769 a raça estava em apuros. Precisou de muito empenho para restaurar a raça a sua glória original na década de 1820 por Archibald e Duncan McNeill. A raça veio para para os Estados Unidos também. O primeiro Galgo Escocês registrado pelo American Kennel Club foi Bonnie Robin em 1886.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a raça sofreu outro declínio no número quando grandes propriedades na Escócia e Inglaterra foram divididas. O Deerhound Escocês tornou-se uma raça rara de novo de um seleto grupo. Hoje, o Galgo Escocês ainda é uma raça bastante incomum, apreciado por aqueles que amam Sighthounds ou têm interesse devido à sua herança escocesa.

mostrar mais

Curiosidades sobre o Galgo Escocês

– O Galgo Escocês é carinhosamente conhecido como “Royal Dog of Scotland”;

– Sir Walter Scott – ele próprio o tutor de uma Galgo Escocês chamada Maida – descreve essa raça como:  “A criatura mais perfeita do Céu”;

– Um nobre condenado a morte podia ser salvo se desse em Galgo Escocês de presente em troca da sua vida.  E só um nobre poderia fazê-lo; ninguém sob a patente de conde poderia reivindicar esse direito, isso porque era comumente conhecido como o cão Real da Escócia;

– O Galgo Escocês é o segundo mais alto de todas as raças de cães, após o Wolfhound Irlandês .Ele pesa entre 36 a 40 quilos, com as fêmeas sendo tipicamente menor do que os machos.

Cuidados e Bem Estar

O Galgo Escocês é calmo e tranqüilo. Eles gostam de uma boa corrida ou uma caminhada longa. Porque eles são uma raça gigante, é importante acostumar o filhote com exercícios gradualmente  para  não danificar seus ossos e articulações ainda em desenvolvimento. Filhotes Deerhound precisam de muito exercício. Dê-lhes acesso irrestrito a um quintal grande para que eles possam sair e correr quando sentir vontade. Por volta dos 6 meses de idade, eles vão ser mais capazes e vão querer passeios mais longos.

Deerhounds Escocês não são os mais fáceis de treinar e exigem paciência e compreensão. Eles gostam da atenção que recebem quando você está feliz com o seu comportamento, mas todos, dentre todos eles preferem fazer o que eles gostam. Eles são sensíveis e não respondem ao tratamento áspero. O reforço positivo com recompensas do petiscos e elogios são as melhores técnicas de treinamento para usar com esta raça, e é importante ser consistente. Com um treinador que é paciente e tem senso de humor, eles alcançam níveis avançados em obediência.

O pelo duro é geralmente fácil de cuidar, mas alguns Galgos têm um pelo mais duro e podem aparecer nós. Normalmente, porém, tudo o que ele precisa é de uma boa escovação com uma escova de pinos duas ou três vezes por semana. Pentear com um pente de aço inoxidável para se certificar de que não há formação de nós na parte interna dos pelos. Banho só é necessário quando o cão está sujo.

O resto é a atenção básica. Apare as unhas, conforme necessário, geralmente uma vez por semana ou duas, e mantenha seus ouvidos limpos e secos. Confira os ouvidos semanalmente para eliminar sujeira, vermelhidão ou um mau odor que pode indicar uma infecção. Se as orelha estiverem sujas limpe com uma bola de algodão umedecido com um líquido de limpeza suave de pH equilibrado recomendado pelo seu veterinário.

Boa higiene dental também é importante. Escove os dentes com freqüência com um creme dental aprovado pelo veterinário para uma boa saúde e hálito fresco.

Na parte de alimentação a quantidade diária recomendada é de 3 a 4 xícaras de alimento seco de alta qualidade dividida em duas refeições. Não deixe comida sobrando na vasilha do seu cão. Além de não ser higiênico pode levar seu cão a obesidade.

Predisposição à Doenças: Predisposição a obesidade e mais sensível a anestésicos.

Aparência física

A cabeça, larga na altura das orelhas, se afina para o focinho pontudo. Os olhos, escuros, têm olhar doce quando o cão está descansando, mas são muito vivos quando ele está agitado. As orelhas, implantadas no alto, dobram-se para trás quando em situação de descanso. Esse Galgo tem pescoço muito forte e nuca proeminente. A cauda, comprida e espessa na base, quase bate no chão. Ela cai reta ou curvada quando o cão está imóvel.

Pelagem do Galgo Escocês

O pelo da pelagem é cerrado, espesso, apertado, áspero e rascante ao tato. Sobre o corpo, ele é "em fio de arame", tem de 7 a 10 cm de comprimento. É mais macio na cabeça, no peito e no ventre.

Cor da pelagem

A pelagem é de cor cinza-azulado-escuro ou de um cinza mais escuro ou mais claro. Também existem pelagens malhadas e amarelas, pelagens areia ou fulvo-vermelhas, com uma máscara preta. Um pouco de branco é admitido no antepeito, nos dedos das patas e na ponta da cauda.

Filhotes

Comece a treinar o seu cachorro o dia que chegar em casa. Mesmo com 8 semanas de idade, ele é capaz de apanhar coisas e aprende tudo que você puder ensiná-lo. Os novos tutores do Galgo Escocês precisam perceber que ele pode causar estragos consideráveis sendo um filhote devido ao seu espírito animado e tamanho, para não mencionar o desejo de atividade que parece sem fim.

Como é uma raça gigante é importante começar os exercícios dos filhotes gradualmente, de modo que não prejudique seus ossos e articulações ainda em desenvolvimento. Filhotes do Galgo Escocês precisam de muito exercício sem coleira em uma área cercada com segurança para se desenvolver adequadamente. O ideal é um quintal grande para que eles possam sair e correr quando necessário. Começar a passear com eles quando estão com 8 semanas de idade e, gradualmente, aumentar até um quilômetro ou mais quanto estiverem com 12 semanas de idade. Por volta dos 6 meses de idade, eles vão ser capazes e vão querer passeios mais longos. Eles precisam ter cerca de dois anos, ou mais, antes de começar a saltar ou correr. Evitar as superfícies duras tanto quanto possível.

Preço

R$ 3.500 a R$ 5.500

Perguntas frequentes

O Galgo Escocês pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

O Galgo Escocês não é recomendado para a vida em apartamento, apesar de sua natureza calma. Ele se adapta melhor quando tem um quintal grande para se exercitar, e o quintal deve ser cercada para impedi-los de perseguir alguma “presa” na rua.

O Galgo Escocês é recomendado para crianças?

Os Galgos Escoceses podem se dar bem com crianças, mas eles realmente não são do tipo brincalhões. Eles são mais adequados para casas com crianças mais velhas que entendem como interagir com os cães. Os Galgos não ficam felizes em serem cutucados  e ter suas orelhas, cauda e patas puxados. Seu tamanho também os torna inadequados para a vida com as crianças pequenas; eles podem facilmente bater nelas sem querer.

O Galgo Escocês pode ficar sozinho em casa?

Eles são afetuosos e têm um forte desejo de companhia humana, o que significa que eles não se dão bem em casas onde eles são deixados sozinhos a maior parte do tempo. Um provável resultado da solidão é que eles vão comer o controle remoto, sua poltrona ou comer sua capa do kindle com ele dentro.

O Galgo Escocês late muito?

Sua tendência para latir é muito pequena. São cães tranquilos dentro de casa.

O Galgo Escocês solta muito pelo?

Ele solta pelo moderadamente o ano inteiro. Com escovações frequentes essa queda diminui consideravelmente.

Fotos doGalgo Escocês

Raças similares aoGalgo Escocês

Galgo Irlandês

Agressivo na caça mas muito dócil em casa

Borzoi

Dócil, sensível e gentil.

Afegão Hound

Sensível e capaz de uma relação estreita com o dono.

Whippet

Meigo e calmo

Explore outrasRaças

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.